Belta

O gênero feminino constitui 67,3% do público que realizou intercâmbio em 2022, aponta pesquisa Selo Belta

Muitos jovens compartilham o sonho de viajar visando ser muito mais que um turista

O intercâmbio é uma grande oportunidade de crescimento pessoal, repleto de experiências inesquecíveis. Muitos homens e mulheres compartilham o sonho de viajar visando ser muito mais que um turista. E para ter certeza de que as expectativas estarão alinhadas com a realidade, as agências de intercâmbio trabalham para avaliar quais destinos melhor atendem às necessidades da pessoa que procura pela experiência. Independente do gênero, a viagem é possível para todos que se interessam em estudar e se desenvolverem pessoal e profissionalmente em outro país. 

A pesquisa Selo Belta, realizada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, afirma que 67,3% do público que realizou intercâmbio era do gênero feminino, enquanto 32,7% era do gênero masculino em 2022. Esse comparativo mostra que as mulheres estão se arriscando mais em novas experiências e oportunidades de vida. 

“Os estudantes podem optar por diferentes programas, mas buscam principalmente se desenvolverem e poder realizar o sonho de conhecer países e culturas diferentes. A duração do intercâmbio pode variar conforme as necessidades dos estudantes, mas as pessoas que irá conhecer e as vivências durante a viagem é o que tornará a sua experiência verdadeiramente rica” aponta Alexandre Argenta, presidente da Belta

O tipo de intercâmbio mais procurado entre ambos os gêneros é o curso de idiomas, que liderou a pesquisa Selo Belta, entre todas as opções de programas (48,8%). Sobre o público masculino, o curso profissional com certificado ou diploma fica em segundo lugar (10,6%), e para o público feminino, o High School (Ensino Médio) é a opção secundária (8,9%)

O programa de idiomas proporciona ao aluno uma valiosa oportunidade de mergulhar no aprendizado de uma nova língua e na cultura, permitindo que ele interaja com os costumes e tradições do país de destino. Já o curso profissional com certificado oferece uma vantagem significativa aos estudantes que buscam aprimorar suas qualificações e tornar seus currículos mais atrativos para o mercado de trabalho. Uma vez que em um mundo cada vez mais competitivo e dinâmico, em que as empresas valorizam profissionais bem preparados e prontos para enfrentar os desafios do mercado global. Por sua vez, o High School, equivalente ao ensino médio brasileiro, representa um sonho para muitos jovens que nutrem a memória afetiva de filmes e séries ambientados em escolas estrangeiras. 

Argenta ressalta que o mercado de intercâmbio se consolidou em 2022 e indica aos estudantes buscarem por agências certificadas para garantirem sua segurança. O intercâmbio é um objetivo, uma conquista ou um sonho para muitas pessoas. Independente do gênero do intercambista e do programa que ele escolheu, viver essa experiência entregará novas perspectivas para a sua vida pessoal e profissional. Por mais que a escolha do curso possa ter impacto em sua viagem, o desejo de experimentar coisas novas e se arriscar será sempre o melhor resultado nessa jornada. 

Sobre a Belta
Criada há 30 anos, a Belta – Associação Brasileiras de Agências de Intercâmbio — visa promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências.  Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o  Brasil, 49 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no exterior. A Belta tem prêmios acumulados ao longo desses anos, entre eles, o prêmio internacional STM Awards, considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário