Belta

Intercâmbio: veja 5 opções de programas de estudo e trabalho!

10,5% dos intercambistas realizam programas de estudo, como: Work Experience/Work and Travel, Au Pair e/ou Trabalho Voluntário, segundo pesquisa Selo Belta

O intercâmbio é popularmente conhecido por proporcionar a um estudante a oportunidade de estudar fora do país. Muitos aproveitam para além de se dedicar às aulas, também aproveitam o tempo livre para trabalhar, um estilo de intercâmbio que está se tornando muito popular. Essa alternativa traz muitas vantagens para os que embarcam nessa viagem. Uma delas é o ganho de dinheiro para gastos durante a estadia em outro país, prática do idioma que se está aprendendo e um maior tempo de permanência no destino escolhido. 

Segundo a pesquisa Selo Belta, 5% dos intercambistas de 18 a 24 anos escolheram o programa de Trabalho Voluntário em 2022, outros 3,5% optaram pelo Work Experience/Work and Travel e, Au Pair 2%. eA experiência de trabalhar em um país diferente pode ser desafiadora, mas dá ao estudante uma bagagem de vivências e conhecimento sobre a cultura e o idioma daquele local. Além disso, gastos como conta de água e luz, alimentação e transporte podem ser supridos com o dinheiro que se recebe nesta jornada de trabalho. 

De acordo com Alexandre Argenta, presidente da Belta (Associação Brasileira de Agência de Intercâmbio), a oportunidade de trabalhar em um país diferente pode trazer muito crescimento pessoal para um estudante. “O amadurecimento é o mais importante durante essa experiência. Com o trabalho, um jovem pode explorar as riquezas gastronômicas, os pontos turísticos e praticar um novo idioma, afinal, ele estará falando o idioma do país quase 100% do tempo. Unindo o estudo e o trabalho,é possível fazer dessa viagem algo inesquecível e proveitoso para a vida pessoal e profissional”, completa Alexandre.

Quando chegar a hora de embarcar no intercâmbio, o agente especializado orientará o estudante da forma mais adequada, até mesmo quando o programa escolhido envolve algum tipo de trabalho. Dessa forma, o intercambista estará seguro para realizar suas tarefas e estudos durante a viagem. 

Pensando nas opções de intercâmbio que os estudantes podem realizar, Alexandre Argenta, presidente da Belta, cita 5 opções de programas que é possível conciliar com os estudos:

  1. Au Pair: esse é um programa voltado mais para mulheres. A intercambista vai morar na casa de uma família anfitriã (host family), e lá ela recebe alojamento, alimentação, e um salário para trabalhar como babá das crianças dessa família. O Au Pair existe para os homens também, mas é mais raro. 
  1. Higher Education – Co-op no Canadá: com ele, é possível conciliar um curso vocacional, enquanto trabalha part-time em uma empresa dentro do seu ramo de atuação profissional. Durante o período do visto de estudante, você pode trabalhar. Durante as aulas você trabalha part-time, ou seja, 20 horas por semana. O curso tem no mínimo de 6 e máximo de 24 meses.
  1. Curso de Idioma + permissão de trabalho: alguns países permitem trabalhar durante a semana, como: Irlanda, Austrália, Nova Zelândia – As horas de trabalho variam de acordo com o país. Exemplo: Na Austrália, é possível trabalhar até 40h a cada 15 dias, com um curso de inglês que dura mais de 12 meses. Já na Irlanda é preciso um visto de estudante com permissão de trabalho, para trabalhar 20h por semana e 40h nas férias. 
  1. Work and Travel: ele é um programa de trabalho remunerado, exclusivo para universitários. Sua proposta é fazer o estudante ter uma imersão completa em outro país durante suas férias da faculdade, dedicando-se totalmente a um idioma e uma nova experiência. 
  1. Trabalho Voluntário: programa voltado para o trabalho não remunerado no exterior. Nesta modalidade, aplicam-se algumas particularidades na questão de vistos e documentos da empresa / instituição do vínculo empregatício voluntário. Mínimo duas semanas e máximo três meses. 

Se arriscar em outro país já é uma oportunidade irrecusável e que te possibilita ter momentos incríveis. Dessa forma, você ainda pode amadurecer e se aprofundar totalmente em um novo idioma. Quer começar fazer um intercâmbio e ter uma imersão completa em outro país? Consulte as agências selo Belta, aqui!

Sobre a Belta
Criada há 30 anos, a Belta – Associação Brasileiras de Agências de Intercâmbio — visa promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências.  Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o  Brasil, 49 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no exterior. A Belta tem prêmios acumulados ao longo desses anos, entre eles, o prêmio internacional STM Awards, considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário