Blog

Fique por dentro

Mito ou verdade: 6 coisas que você precisa saber para estudar e trabalhar na Alemanha

Mito ou verdade: 6 coisas que você precisa saber para estudar e trabalhar na Alemanha

Poder estudar e aprimorar o seu currículo enquanto conhece uma nova cultura é o sonho de todo intercambista, e por isso, nós separamos seis frases para você conhecer mais a cultura germânica e se preparar para o seu intercâmbio. Descubra quais são os mitos e as verdades:  

  1. Viver e estudar na Alemanha não é só acessível, mas de alta qualidade

Verdade. O custo de vida no país é baixo, mas a qualidade acadêmica é de excelência. Todos os programas da University of Europe for Applied Sciences e da Berlin School of Business & Innovation são reconhecidas e credenciadas.

  • É obrigatório falar alemão  

Mito. Não é obrigatório e todos os cursos das nossas instituições são ministrados em inglês e alemão, entretanto, aprender a falar o idioma pode ser uma porta de entrada e facilitar rotinas básicas do seu dia a dia.

Todas as burocracias que você precisar resolver e as cartas que receber do governo, serão em alemão. Mas não se preocupe, é possível utilizar um aplicativo de tradução no seu telefone ou pedir ajuda para alguém, pois sempre haverá alguém que poderá te ajudar. 

  • A Alemanha preza pela diversidade e inclusão

Verdade. A diversidade não é só uma ideia, e sim uma política pública no país chamada de “Lei Geral de Igualdade de Tratamento” que não permite a desigualdade, seja pela origem étnica, a identidade sexual, a religião, a ideologia ou deficiências.

  • É difícil arrumar um emprego

Mito. A empregabilidade no país vem crescendo exponencialmente, e é previsto para 2030 a necessidade de mais de 8 milhões de pessoas para cobrir a mão de obra que faltará no país, por isso, a Alemanha possui leis para facilitar quem deseja estudar e trabalhar.

É importante destacar que o aluno precisa ser proativo na busca pelo emprego ao chegar no país, verificar sempre quais são os requisitos antes de aplicar para uma vaga, e também contar com os serviços de carreiras disponibilizado pela UE e BSBI que certamente vão ajudar com o currículo e a se preparar para a carreira profissional.

  • É possível viajar para outros países durante os finais de semana

Verdade. A Alemanha além de fazer parte da União Europeia, ainda faz fronteira com nove países, sendo eles: Dinamarca, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça, Áustria, República Tcheca e Polônia. Oportunidades de viajar gastando pouco e conhecendo diversas culturas com certeza não faltarão no seu intercâmbio.

  • A Alemanha é um dos países mais seguros do mundo

Verdade. O país possui baixas taxas de criminalidade, e em 2020, o número de delitos caiu em cerca de um milhão, por isso, não se preocupe se precisar andar à noite sem ninguém ou se tiver vontade de morar sozinho. Além disso, no inverno, o sol se põe à partir das três horas da tarde, então as pessoas são acostumadas a viver sua vida e a sua rotina sem a presença do sol.  

Agora que você já está mais preparado para embarcar para Alemanha, chegou a hora de falar com uma Agência Selo Belta ou entrar em contato com internationalstudents@gus.global parar tirar todas suas dúvidas.

E se você quer ouvir a Mi Alves, embaixadora da Belta, contando suas experiências na Alemanha, clique aqui e assista nossa live.

Artigos relacionados

Queda do dólar significa o melhor momento de realizar uma viagem para o exterior?

Especialista em intercâmbios explica o que acontece com a baixa no câmbio e diferenças entre dólar comercial e dólar turismo

Continue lendo

Oportunidades para estudantes internacionais estudarem na Nova Zelândia

5.000 vagas para estudantes internacionais anunciadas no início deste ano!

Continue lendo

Evento online: O que torna Melbourne (Austrália) uma cidade única?

Inscreva-se para o evento online no dia 04/05/2022 às 19H00!!

Continue lendo

Junte-se à discussão

Eu Fui!

Veja abaixo a opinião de quem já viajou com as associadas Belta.

X