Belta

Cinco destinos para aproveitar a primavera européia como intercambista

Entre os fatores que influenciam a decisão de realizar um intercâmbio, a ‘Existência de belezas naturais e atrações culturais’ ocupa a segunda posição, com 12,6%, segundo a Pesquisa Selo Belta

As quatro estações do ano influenciam os intercambistas na escolha de seus destinos. Para aqueles que apreciam a Primavera, por exemplo, este é um período propício para desfrutar do clima europeu, que iniciou em 21 de março. Na Europa, essa época oferece um ambiente agradável e convidativo para os visitantes.

A estação das flores na Europa é um período de muitas cores, atraindo pessoas de diversos países, inclusive do Brasil. Uma pesquisa realizada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) revelou que o continente europeu é um dos destinos preferidos dos brasileiros. O Velho Continente ocupa o segundo lugar no ranking de regiões com o maior número de brasileiros no mundo. Em 2022, foram registrados 1.490.745 brasileiros vivendo na Europa legalmente, o que representa 32,42% da população total de brasileiros residentes fora do Brasil.

Esta estação oferece um clima ideal para aqueles que gostam de dias ensolarados, temperaturas amenas e paisagens deslumbrantes. Para os estudantes, entre os fatores que influenciam a decisão de realizar um intercâmbio, a ‘Existência de belezas naturais e atrações culturais’ ocupa a segunda posição, com 12,6%, de acordo com a Pesquisa Selo Belta (2023).

“Além das belas paisagens e da oportunidade de aproveitar a primavera, a Europa, conhecida também como o Velho Continente, é o berço cultural do mundo, onde o intercambista pode explorar pontos históricos famosos, mergulhar na variedade cultural e aprender um novo idioma, como o espanhol”, explica Alexandre Argenta, presidente da  Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio).

Ainda de acordo com a Pesquisa Selo Belta, o Espanhol encontra-se em 2º lugar como o idioma mais buscado (84.0%), ficando atrás do idioma inglês (6.2%). Na Europa também é possível ter muita qualidade de vida, estudar em renomadas instituições até a  oportunidade de viajar por diversos países de trem, com bilhetes de baixo custo. Se você intercambista está planejando um intercâmbio para daqui a um ano, poderá vivenciar a primavera neste mesmo mês, em 2025.

Pensando nisso, Argenta destaca 5 destinos na Europa para aproveitar a primavera durante um intercâmbio:

Espanha: o sol é quase sempre o protagonista, e a cada dia é possível desfrutar de mais horas de luz para atividades ao ar livre, como passeios, tardes em restaurantes com mesas na calçada e passeios pela natureza, com temperaturas variando entre 15 e 22ºC. A estação das flores na Espanha começa em 21 de março e se estende até 20 de junho, oferecendo uma média de 11 horas de sol por dia. Durante esse período, as opções de passeios durante um intercâmbio são infinitas, como: caminhada pelas movimentadas ruas de Madrid, apreciar as obras de arte ao ar livre na arquitetura de Gaudí em Barcelona, explorar as encantadoras cidades da Andaluzia ou visitar os majestosos castelos da Catalunha.

Alemanha: em abril, o clima começa a ficar mais ameno. O sol começa a aparecer e as atividades ao ar livre, como piqueniques e passeios nos parques, começam a surgir. Na Alemanha, a primavera não é apenas a época das flores, é também a temporada dos aspargos, existem até mesmo festas dedicadas ao vegetal, com direito a rainha, concurso de descascadores de aspargos e muito mais. Além disso, os cardápios dos bares e restaurantes oferecem pratos especiais feitos com aspargo, até mesmo sobremesas.

França: o clima é moderado, não sendo nem muito quente nem muito frio, mas o ritmo das estações é bem marcado. Durante a primavera, as temperaturas médias diárias variam dependendo da região, ficando na faixa de 10°C a 20°C. Os parques e jardins ficam repletos de flores, tornando-se encantadores. Esta estação é ideal para atividades ao ar livre, como passeios a pé, piqueniques e visitas a pontos turísticos. Em Paris, por exemplo, a cidade fica literalmente cor-de-rosa. As nuances e tons rosados se devem, em grande parte, à flor de cerejeira, uma árvore característica da região, que pode ser vista em dezenas de ruas, praças e parques.

Itália: a primavera é considerada a melhor das estações do ano na Itália. No entanto, se está saindo do Brasil, é importante colocar roupas de frio na mala. Para um brasileiro, a temperatura desta estação na Itália pode corresponder à do inverno no Brasil, como no Rio de Janeiro, por exemplo. Durante os meses da primavera na Itália, as temperaturas variam entre 14 e 20 graus. É importante ressaltar que essa é uma média do país, porém, podemos observar grandes diferenças entre cidades do sul e do norte. Com inúmeras belezas naturais, a Itália se destaca, como por exemplo as Dolomitas, Ravello na Costa Amalfitana e o Val d’Orcia na Toscana

Reino Unido: a temperatura média em março no Reino Unido geralmente fica em torno de 10°C, mas com muitas flores. Além disso, vários dias de homenagem aos santos são motivo de celebração durante o mês de março. Você pode participar das comemorações do Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda, realizadas em Belfast, Londres e em cidades por todo o Reino Unido.

Saiba mais sobre as oportunidades de intercâmbio, aqui!

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário