Belta

7 coisas para não esquecer na sua mala de intercâmbio

Por Queissada Comunicação

47% dos jovens, de 15 a 29 anos, pensam em vivenciar uma experiência no exterior (imagem: Freepik)

A experiência é composta por diversos detalhes, por isso é importante ficar atento a todos para vivenciar momentos felizes sem preocupação.

Conhecer outros países e vivenciar experiências únicas é um desejo que acalenta o coração dos jovens brasileiros. De acordo com o Atlas das Juventudes e de novos estudos da FGV Social 2021, 47% dos jovens, de 15 a 29 anos, pensam em vivenciar uma experiência no exterior para conquistar independência e ter melhores condições de vida ao retornar ao Brasil.

Entre as diversas formas de realizar esse intercâmbio, a pesquisa Selo Belta 2020, destaca que o curso de Idioma com trabalho temporário (38,0%) tem maior procura entre os programas. Além da escolha do programa, os jovens precisam ficar atentos às demais etapas do processo, como passagens, vistos, hospedagem e composição da mala, este último, às vezes negligenciado na preparação da viagem.

“A organização da mala, em diversas ocasiões, é deixada para a última hora, ocasionando a inclusão de objetos desnecessários ou o esquecimento de algo importante. A experiência é composta por diversos detalhes, por isso é importante ficar atento a todos. A escolha de cada objeto que integrará a mala varia de acordo com o país de destino, clima e necessidades do jovem. Além disso, é necessário ficar atento à quantidade de peso da bagagem que pode variar para cada companhia aérea”, explana Alexandre Argenta, presidente da Belta (Associação das Agências de Intercâmbio do Brasil).

Normalmente, os estudantes se envolvem com os encantos e sonhos que têm sobre o destino do intercâmbio, até chegar ao ponto de esquecer algo essencial antes de embarcar: a arrumação da mala. É necessário escolher o que levar, pois nem tudo que deseja levar caberá na mala. O estudante precisa saber sobre o país que irá fazer a estadia e com isso criar um checklist completo sobre: o destino; documentação; roteiro de viagem; formas de dobrar roupas e como encaixá-las.

Pensando nisso, Argenta, presidente da Belta, listou 7 coisas para o estudante não esquecer na mala de intercâmbio:

1 – Adaptador de tomada universal: É sempre bom ter um desses, cada país utiliza um estilo de tomada que pode ser diferente do Brasil, o adaptador te ajudará a não ter nenhuma frustração na hora de carregar o celular e outros objetos eletrônicos.

2 – Roupas adequadas para o clima: Antes de separar as roupas, sapatos e acessórios é sempre bom verificar o clima para que as vestimentas se adequem e as ocasiões e locais que irá frequentar. O consultor da agência Selo Belta te orientará sobre as condições climáticas do país e sanar todas as dúvidas. Recomenda-se também não levar muitas peças na mala, pois ao voltar da viagem, o intercambista trará novos objetos, roupas ou lembranças aos amigos e familiares. 

3 – Remédios: Para quem sente enjoos e/ou tonturas na hora de voar, é indicado andar com uma trouxinha de remédios como, também, para aquelas pessoas que necessitam utilizar remédios controlados para a pressão e diabetes. Nesse caso, é bom carregar um atestado médico informando a necessidade do uso do medicamento para não ser barrado. Existem países como EUA que não é permitido o consumo de dipirona ou na Argentina que qualquer tipo de antialérgico é vendido apenas com receita, diferentemente do Brasil. 

4 – Souvenirs: Se você for ficar na casa de uma família ou em uma república, é legal levar uma lembrancinha aqui do Brasil para eles, pode ser algo da sua região e que seja único do brasil como doces (paçoca, pé de moleque, cocada) e havaianas (a marca é extremamente valorizada fora do país).

5 – Algo que lembre de casa: A saudade é um sentimento que não dá para evitar, por isso recomenda-se levar um porta retrato ou um objeto (de preferência pequeno) que mate a saudade da família.

6 – Laptop ou tablet: Desde estudos, trabalhos ou matar a saudade da família e amigos, o laptop ou tablet é sempre um aliado para se manter ao lado.

7 – Dinheiro em espécie: Apesar da praticidade de utilizar o cartão, é interessante levar dinheiro em espécie para caso de imprevistos.  

Não quer perder nenhum detalhe importante na preparação de um intercâmbio? Confira no site da Belta as agências com o Selo Belta que promovem uma experiência incrível e segura, com toda a certificação de qualidade, e com profissionais para apresentar as melhores recomendações. Saiba mais, aqui!

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário