Blog

Fique por dentro

Estados Unidos

Estados Unidos

Os Estados Unidos são o país dos superlativos. Mais, maior e melhor são termos que acompanham diversas áreas nas quais a nação é líder e referência global – da economia ao cinema, da tecnologia à política. A educação, claro, não fica de fora dessa extensa lista.

Em todo levantamento que considera a qualidade do ensino superior ao redor do mundo, tenha uma certeza: os EUA aparecem com o maior número de universidades listadas. Na edição 2016-17 do QS World University Rankings, 6 das 10 melhores do planeta são americanas – o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e as Universidades de Stanford e Harvard assumem o primeiro, segundo e terceiro lugares do ranking, respectivamente. Não por acaso, ano após ano, aumenta o número de estudantes estrangeiros no país.

O Brasil faz parte desse movimento crescente. Segundo números do Project Atlas, projeto que documenta números relacionados à educação internacional, mais de um milhão de estudantes estrangeiros buscaram os Estados Unidos na temporada 2015-16 para começar ou realizar parte do ensino superior, o que faz do destino o mais popular do mundo. A oitava nacionalidade mais frequente nas universidades do país é, justamente, a brasileira.

As mais de 4,5 mil instituições de ensino superior dos EUA se espalham por todo o território, que compreende 6 fusos horários. Mas não são apenas as universidades que chamam a atenção. A pesquisa de mercado Selo BELTA de 2016 aponta que o destino é o segundo mais visado para intercâmbios pelos brasileiros, a maioria em busca dos cursos de idioma. Os mais jovens também chegam ao país em bons números para a realização do high school.

Dos programas mais elementares até a preparação para exames de proficiência, passando pelos cursos que intercalam aulas de inglês com outras matérias (Marketing e cinema, por exemplo) ou são direcionadas para um campo de atuação específico (Negócios e Direito), há cursos que se adequam às diferentes necessidades de cada estudante. O perfil de cada um também conta muito na hora de escolher para onde ir no país de dimensões continentais.

A maior prova de que os EUA têm o que oferecer para qualquer pessoa está na própria distribuição dos estudantes estrangeiros pelo país. Califórnia, Nova York e Texas, estados completamente distintos entre si em termos geográficos, históricos e culturais, são os mais populares entre aqueles que vão para estudar. O calor tropical da Flórida, com suas queridinhas Miami e Orlando, também é um dos destinos de destaque dos brasileiros.

Artigos relacionados

Planejamento financeiro: qual a melhor forma de realizar o sonho do intercâmbio?

Em tempos de crises, costumamos pensar muito mais para realizar qualquer coisa que envolva um...

Continue lendo

Os destinos já estão recebendo brasileiros para estudar no exterior?

Confira abaixo os principais destinos para a realização de sua viagem no exterior e como está...

Continue lendo

Ensino Superior: as vantagens do diploma universitário no exterior

Um intercâmbio sempre é uma experiência enriquecedora, pessoal e profissionalmente falando. O...

Continue lendo

Junte-se à discussão

Eu Fui!

Veja abaixo a opinião de quem já viajou com as associadas Belta.

X