Belta

Voluntariado na África: o problema ou a solução?

O voluntariado, também conhecido como aprendizado baseado em serviços ou intercâmbio cultural, é a prática de voluntários que chegam a um país que não o seu para retribuir ou ajudar outras pessoas necessitadas. Muitas vezes, é uma maneira de os voluntários contribuírem para aliviar as injustiças sociais, como a pobreza, ou a falta de serviços fundamentais, como saúde ou educação, nos países de terceiro mundo. As organizações de voluntários geralmente cobram dos voluntários internacionais uma taxa por acomodação, transporte e colocação em um projeto no país anfitrião. Na África, é um negócio próspero para muitas agências de colocação. Mas os programas voluntários realmente ajudam as pessoas e comunidades com as quais trabalham?

A resposta é multifacetada. O turismo é uma das principais indústrias que impulsionam o crescimento e a criação de empregos em todas as economias emergentes do mundo. Na África, está crescendo mais rápido que a economia como um todo, e mais de 9 milhões de turistas visitam a África do Sul por ano. Embora existam estatísticas limitadas sobre quantos desses turistas combinam sua viagem com aprendizagem baseada em serviços ou estudos de idiomas, a ascensão do voluntariado na África está bem documentada. De acordo com o relatório da iniciativa de crescimento da Brookings Institution Africa, de 2018, sobre o potencial turístico da África, uma parcela significativa dos turistas que vem ao continente o faz por experiências culturais e orientadas a experiências voluntárias.

A Good Hope Volunteers (GHV) é uma organização de alocação de voluntários, sediada na Cidade do Cabo, que recebe mais de 400 voluntários internacionais por ano na África do Sul, Botsuana e Namíbia.

Eles oferecem uma variedade de programas que abrangem desde jardinagem de alimentos a trabalho com crianças ou iniciativas lideradas pela conservação que visam oferecer benefícios a longo prazo à comunidade ou ao meio ambiente. “Embora os voluntários possam escolher um programa, nós ajudamos a colocá-los de acordo com suas habilidades e interesses”, diz Vanessa Randon, gerente da GHV e presidente da Volunteering/SA.

Um de seus projetos é o Projeto de Elevação de Nyanga, iniciado por um grupo de voluntários locais no município de Nyanga. “Incentivamos os voluntários a ajudar nos diferentes departamentos, que abrangem desde jardinagem alimentar até aconselhamento sobre HIV/Aids e prevenção da transmissão de mãe para filho (PMTC), assistência social e apoio a mais de 200 sobreviventes de abuso sexual e seus familiares, bem como programas positivos para os pais, para promover a comunicação entre pais e filhos e impedir o abuso infantil e muito mais”, diz Erica Raolane, coordenadora de arrecadação de fundos e voluntária do Projeto Nyanga Upliftment Project. Um grupo de mães está começando sua própria cooperativa após concluir o Programa de Bem-Estar e Desenvolvimento de Habilidades para Mulheres, que oferece a 38 mulheres soropositivas a chance de aprender costura e bordados de miçangas combinadas ao aconselhamento sobre HIV. Outros vendem seus produtos online, para mercados ou escolas. O próprio projeto do jardim levou mais de 200 hortas familiares, que ajudam as jovens mães a fornecer refeições nutritivas para a família (com orientações, sobre o que comer e corrigir o tamanho das porções, de uma nutricionista no local). Em uma oficina sobre abuso sexual, Nosipho* compartilhou sua história. “Sou HIV positivo e desempregada. Estou no processo de me divorciar e tem sido difícil continuar, e me preocupo com meus filhos quando não consigo comprar comida ou roupas para eles. Meu filho também estava sendo abusado na escola, mas agora ele faz parte do programa Órfãos e Crianças Vulneráveis (OCV) e recebe aconselhamento. Meu outro filho agora está no programa de Desenvolvimento Infantil. É um alívio saber que eles são cuidados enquanto eu desenvolvo habilidades para apoiá-los. ”

À medida que o número de voluntários aumenta, a organização anfitriã se expande para acomodá-los. Eles podem precisar contratar um coordenador voluntário, aumentar a acomodação ou fornecer serviços de apoio adicionais, como translados ou alimentos, dando origem a criação de empregos adicionais. Da mesma forma, o Good Hope Volunteers se expandiu, com cinco funcionários dedicados e uma equipe de marketing com sede em Viena. Desde a sua criação como Good Hope Studies, uma escola de inglês onde os fundadores Wolfgang Graser e Alexander Kratochwil faziam de tudo, desde buscar os alunos até limpar seus quartos, a Good Hope Volunteers se formou quando seus fundadores perceberam que os estudantes queriam combinar estudos de idiomas com voluntariado. “Cerca de 50% de nossos voluntários combinam seus estudos de idiomas com o voluntariado, o restante combina voluntariado com viagens, ou apenas projeto voluntário”, confidencia Wolfgang.

O projeto Urban Farming da GHV é uma organização sem fins lucrativos voltada para a comunidade que transformou um campo de boliche em desuso dos anos 50 e uma fazenda abandonada (que remonta ao ano de 1709) em um jardim comunitário e espaço educacional. De acordo com Josephine Fitzmaurice, gerente de fazenda do Urban Farming Project, o jardim atrai voluntários altamente qualificados, principalmente estudantes internacionais de mestrado e voluntários locais, que geralmente são aposentados, empresas queimadas em atividades sabáticas ou simplesmente tirando um tempo de folga. Um voluntário estudava horticultura no exterior e conseguiu obter resultados maravilhosos com grãos-de-bico que estava pilotando. Outro é um professor local aposentado, que agora lidera o componente educacional de seu programa. “Às vezes, os voluntários vêm para executar projetos ou programas que eles mesmos desenvolveram”, diz Jacques Treadway, nutricionista e gerente de programas da Love to Give, um programa de aprimoramento nutricional e de habilidades no município de Kayamandi, perto de Stellenbosch. Por exemplo, uma criança previamente desnutrida, que foi apoiada pelo Love to Give durante a escola primária, voltou da universidade para executar um programa de reciclagem. Um voluntário dos EUA, que treinou com os agricultores no Urban Farming Project da Good Hope Volunteers, foi fundamental para tirar o projeto Khulisa Streetscapes do chão, criando trabalho para as pessoas que vivem nas ruas, empregando-as em dois jardins urbanos na Cidade do Cabo.

Para o projeto Urban Farming, os voluntários locais e internacionais foram cruciais, principalmente no início, quando “eles realmente trouxeram o entusiasmo para iniciar o projeto”, diz Gordon*, que é voluntário no projeto há mais de três anos. “Mais tarde, eles forneceram uma força de trabalho vital. Eu certamente não poderia ter gerenciado o trabalho sozinho “, atesta. O impulso inicial dos voluntários levou à criação de quatro empregos permanentes na própria horta e mais de 200 empregos no mercado local. No entanto, muitas das críticas feitas à indústria de voluntários são que os voluntários tiram empregos da força de trabalho local.

De acordo com o relatório do New Horizons IV Work Experience Travel, divulgado pela Wyse Travel Confederation (WYSTC), o período ideal de permanência de voluntários é de 15 a 30 dias, mas períodos mais longos podem levar a um choque cultural devido a barreiras de comunicação e ajustes culturais. Os voluntários da Good Hope Volunteers visam mitigar o choque cultural apoiando ambas as partes. Todo voluntário no GHV é vinculado a um coordenador de suporte e é fornecida orientação completa (incluindo conversas sobre segurança) na chegada, juntamente com uma orientação e instruções de segurança separadas no projeto escolhido. Para o benefício da organização anfitriã, os voluntários são examinados, os registros criminais são fornecidos e um CV e uma carta de motivação são solicitados para garantir que o voluntário corresponda ao programa e possa contribuir de alguma maneira mensurável. Além disso, 10 a 15% da taxa de colocação vai para a ONG, proporcionando um benefício econômico necessário.

Para a equipe de Urban Farming, eles medem seu sucesso aumentando o rendimento, bem como o nível de interesse e envolvimento da comunidade. “De voluntários a visitantes ou escolas, cada vez mais pessoas se inspiram para iniciar projetos semelhantes, cultivar sua própria comida ou simplesmente compartilhar habilidades e conhecimentos”, diz Gordon*. O projeto também doa vegetais excedentes para a cozinha de sopa em um projeto social da cidade Service Dining Room. “É um privilégio fornecer vegetais orgânicos que contribuem para a saúde e o bem-estar de alguns dos mais pobres de nossos cidadãos”, acrescenta Josephine. “Existe uma ligação poderosa entre a doença e a maneira como cultivamos nossos alimentos, e, plataformas como essas são muito poderosas para efetuar mudanças”.

Enquanto as organizações de voluntariado sul-africanas carecem de qualquer tipo de credenciamento, Vanessa, na qualidade de presidente da Volunteer SA, está tentando reunir diretrizes para um comportamento ético e responsável, que garanta a sustentabilidade dos projetos, dos programas e da indústria como um todo. “Na África do Sul, qualquer pessoa pode oferecer um programa de voluntariado, seja você uma fazenda de caça ou um albergue. Garantimos que a Good Hope Volunteers ofereça o nível mais alto de voluntariado, desde dos padrões de segurança aos programas que foram cuidadosamente selecionados para se alinhar à ética, missão e objetivos da empresa. Nós pessoalmente e fortemente, não toleramos o “carinho aos animais por diversão” e a cultura “tirar uma selfie” que conquistou os jovens no exterior. Preferimos ser impopulares do que associados a organizações que causam danos e envolvem maus-tratos a animais e crianças.” A GHV visita cada projeto pelo menos uma vez por ano, ingressamos na Wyse Youth Student Travel Confederation (WYSTC), International Volunteer Programmes Association (IVPA) e fomos recentemente credenciados pela Year Out Group, uma organização sem fins lucrativos do Reino Unido que representa prestadores de turismo voluntários.

Com enormes desigualdades sociais na África, uma população em rápido crescimento, maior urbanização e falta de serviços de saúde e educação adequados, há uma pressão incessante sobre as ONGs e os programas governamentais. Quer você chame isso de voluntariado, intercâmbio cultural, aprendizagem experiencial ou de serviço, os voluntários ajudam a aliviar parte dessa pressão. Ao prestar seus serviços a outras pessoas, elas aprendem com diferentes pessoas e culturas e compartilham suas próprias habilidades, cultura e experiência de vida. Para as organizações e ONGs que eles apoiam, os voluntários oferecem ajuda, energia e entusiasmo que são muito necessários, contribuindo para os objetivos de criar autossuficiência nas comunidades que servem. Embora o tempo de um voluntário em um projeto possa variar, há um efeito cascata positivo em toda a comunidade. Para a maioria dos voluntários, sua experiência é profundamente pessoal, até transformadora – que afeta sua vida e suas escolhas futuras.

Se quiser saber mais sobre o voluntariado na Cidade do Cabo, África do Sul, Botsuana ou Namíbia, entre em contato com uma Agência Selo Belta e procure a Good Hope Volunteers: https://www.goodhopevolunteers.com

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário