Blog

Fique por dentro

Planejamento financeiro: qual a melhor forma de realizar o sonho do intercâmbio?

Planejamento financeiro: qual a melhor forma de realizar o sonho do intercâmbio?

Não é segredo que o Real Brasileiro é uma moeda desvalorizada em relação ao dólar e muitas outras moedas, mas isso não deve ser considerado um impedimento na hora de realizar um intercâmbio e saiba que um bom planejamento é essencial.

Seu planejamento deve incluir o planejamento financeiro que vamos tratar neste post.

O intercâmbio tem como base de preço a moeda do país destino, por exemplo, um intercâmbio numa escola nos Estados Unidos passará pela conversão do dólar americano para o Real Brasileiro, já um intercâmbio no Reino Unido terá a conversão da Libra e assim vai. No fim do post você encontra a lista de moedas de cada país 😉

1) A poupança para intercâmbio
Faça uma análise pessoal e considere seus gastos fixos x salário e defina quanto você poderá poupar mensalmente

2) Investimento
Busque por uma agência Selo Belta aqui e faça orçamentos. É importante que você saiba que o valor (em moeda estrangeira) da escola é determinado pela escola e não pela agência que, inclusive, por regra não pode alterar o preço do curso. Portanto, a diferença que poderá haver é a variação cambial

3) Check-list
Além do valor da escola, considere as demais despesas como, por exemplo, passaporte, mala de viagem, visto, despachante e acomodação.

4) Planilha
Uma planilha de gastos vai te ajudar no controle do orçamento. Lembre-se que sempre haverá mudanças de preços e variações cambiais. Sempre trabalhe com uma “gordura” no orçamento. Se a média de gastos será 100, considere por segurança 125 para se precaver diante de imprevistos.
Dica! Para evitar mudanças de preços da escolas e curso, leia com atenção o #5

5) Defina datas
Sonhar é bom, mas realizar é o mais importante. Até aqui você já sabe a previsão de investimento e quanto tempo levará para alcançar o valor total, certo? Dê o primeiro passo e converse com sua agência para enviar a matrícula para escola e você irá garantir sua vaga e fixar o valor da escola (em moeda estrangeira).

6) Compra de dinheiro
Compre aos poucos a moeda que vai levar para os gastos pessoais durante a viagem. Você pode, por exemplo, comprar US $50 para seu intercâmbio em 2023 e até lá, poderá ter uma boa economia para gastar na Disney sem preocupação. Dessa forma, no fim, você garante um preço médio da cotação – algo melhor do que ficar adivinhando ou contando com a sorte.

7) Mantenha o foco
Se está decidido pela experiência, abra mão daquela roupa nova, da balada com os amigos 3 vezes por semana.

8) Intercâmbios de longa-duração:
Para intercâmbios de longa duração, é interessante escolher destinos que possam trabalhar: países como Irlanda, Austrália, Malta, Nova Zelândia, Canadá, África do Sul e Emirados Árabes. Importante ressaltar que cada um dos países possui suas regras. Considere um período de acomodação inferior àquele de sua estadia total. Uma possibilidade futura é compartilhar a estadia com um colega de curso para economizar

Com essas dicas o seu planejamento irá ficar mais completo e assim, será mais fácil de você realizar o seu intercâmbio. Lembre-se sempre de contar com a ajuda de uma Agência Selo Belta, que estará pronta para te atender e te auxiliar nessa jornada incrível de aprendizado.

 

 

Artigos relacionados

Testes de Proficiência – quais são os tipos que existem

Realizar um teste de proficiência é uma maneira de saber seu nível de inglês. Com os...

Continue lendo

Inglês americano x Inglês britânico

Estamos habituados a viver com diversas culturas, cada uma das regiões do Brasil possui suas...

Continue lendo

Os destinos já estão recebendo brasileiros para estudar no exterior?

Confira abaixo os principais destinos para a realização de sua viagem no exterior e como está...

Continue lendo

Junte-se à discussão

Eu Fui!

Veja abaixo a opinião de quem já viajou com as associadas Belta.

X