Blog

Fique por dentro

Planejamento financeiro: qual a melhor forma de realizar o sonho do intercâmbio?

Planejamento financeiro: qual a melhor forma de realizar o sonho do intercâmbio?

Não é segredo que o Real Brasileiro é uma moeda desvalorizada em relação ao dólar e muitas outras moedas, mas isso não deve ser considerado um impedimento na hora de realizar um intercâmbio e saiba que um bom planejamento é essencial.

Seu planejamento deve incluir o planejamento financeiro que vamos tratar neste post.

O intercâmbio tem como base de preço a moeda do país destino, por exemplo, um intercâmbio numa escola nos Estados Unidos passará pela conversão do dólar americano para o Real Brasileiro, já um intercâmbio no Reino Unido terá a conversão da Libra e assim vai. No fim do post você encontra a lista de moedas de cada país 😉

1) A poupança para intercâmbio
Faça uma análise pessoal e considere seus gastos fixos x salário e defina quanto você poderá poupar mensalmente

2) Investimento
Busque por uma agência Selo Belta aqui e faça orçamentos. É importante que você saiba que o valor (em moeda estrangeira) da escola é determinado pela escola e não pela agência que, inclusive, por regra não pode alterar o preço do curso. Portanto, a diferença que poderá haver é a variação cambial

3) Check-list
Além do valor da escola, considere as demais despesas como, por exemplo, passaporte, mala de viagem, visto, despachante e acomodação.

4) Planilha
Uma planilha de gastos vai te ajudar no controle do orçamento. Lembre-se que sempre haverá mudanças de preços e variações cambiais. Sempre trabalhe com uma “gordura” no orçamento. Se a média de gastos será 100, considere por segurança 125 para se precaver diante de imprevistos.
Dica! Para evitar mudanças de preços da escolas e curso, leia com atenção o #5

5) Defina datas
Sonhar é bom, mas realizar é o mais importante. Até aqui você já sabe a previsão de investimento e quanto tempo levará para alcançar o valor total, certo? Dê o primeiro passo e converse com sua agência para enviar a matrícula para escola e você irá garantir sua vaga e fixar o valor da escola (em moeda estrangeira).

6) Compra de dinheiro
Compre aos poucos a moeda que vai levar para os gastos pessoais durante a viagem. Você pode, por exemplo, comprar US $50 para seu intercâmbio em 2023 e até lá, poderá ter uma boa economia para gastar na Disney sem preocupação. Dessa forma, no fim, você garante um preço médio da cotação – algo melhor do que ficar adivinhando ou contando com a sorte.

7) Mantenha o foco
Se está decidido pela experiência, abra mão daquela roupa nova, da balada com os amigos 3 vezes por semana.

8) Intercâmbios de longa-duração:
Para intercâmbios de longa duração, é interessante escolher destinos que possam trabalhar: países como Irlanda, Austrália, Malta, Nova Zelândia, Canadá, África do Sul e Emirados Árabes. Importante ressaltar que cada um dos países possui suas regras. Considere um período de acomodação inferior àquele de sua estadia total. Uma possibilidade futura é compartilhar a estadia com um colega de curso para economizar

Com essas dicas o seu planejamento irá ficar mais completo e assim, será mais fácil de você realizar o seu intercâmbio. Lembre-se sempre de contar com a ajuda de uma Agência Selo Belta, que estará pronta para te atender e te auxiliar nessa jornada incrível de aprendizado.

 

 

Artigos relacionados

Como aplicar para o CAQ no Quebec

A Hermes Colleges Network (HCN Inc.) preparou um passo a passo para você aplicar para o CAQ no Quebec!!

Continue lendo

Novidades da Study Melbourne para 2022

Saiba mais sobre as novidades de Melbourne na Austrália, bem como condições de bolsas.

Continue lendo

Eu Recomendo!

Aprender um novo idioma é o principal motivo que leva alguém a fazer um intercâmbio. Veja quem foi se aprofundar em uma das setes línguas mais populares entre os brasileiros* para saber como é a imersão total onde elas são faladas todos os dias!

Continue lendo

Junte-se à discussão

Eu Fui!

Veja abaixo a opinião de quem já viajou com as associadas Belta.

X