Belta

Estados Unidos

Os Estados Unidos são o país dos superlativos. Mais, maior e melhor são termos que acompanham diversas áreas nas quais a nação é líder e referência global – da economia ao cinema, da tecnologia à política. A educação, claro, não fica de fora dessa extensa lista.

Em todo levantamento que considera a qualidade do ensino superior ao redor do mundo, tenha uma certeza: os EUA aparecem com o maior número de universidades listadas. Na edição 2016-17 do QS World University Rankings, 6 das 10 melhores do planeta são americanas – o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e as Universidades de Stanford e Harvard assumem o primeiro, segundo e terceiro lugares do ranking, respectivamente. Não por acaso, ano após ano, aumenta o número de estudantes estrangeiros no país.

O Brasil faz parte desse movimento crescente. Segundo números do Project Atlas, projeto que documenta números relacionados à educação internacional, mais de um milhão de estudantes estrangeiros buscaram os Estados Unidos na temporada 2015-16 para começar ou realizar parte do ensino superior, o que faz do destino o mais popular do mundo. A oitava nacionalidade mais frequente nas universidades do país é, justamente, a brasileira.

As mais de 4,5 mil instituições de ensino superior dos EUA se espalham por todo o território, que compreende 6 fusos horários. Mas não são apenas as universidades que chamam a atenção. A pesquisa de mercado Selo BELTA de 2016 aponta que o destino é o segundo mais visado para intercâmbios pelos brasileiros, a maioria em busca dos cursos de idioma. Os mais jovens também chegam ao país em bons números para a realização do high school.

Dos programas mais elementares até a preparação para exames de proficiência, passando pelos cursos que intercalam aulas de inglês com outras matérias (Marketing e cinema, por exemplo) ou são direcionadas para um campo de atuação específico (Negócios e Direito), há cursos que se adequam às diferentes necessidades de cada estudante. O perfil de cada um também conta muito na hora de escolher para onde ir no país de dimensões continentais.

A maior prova de que os EUA têm o que oferecer para qualquer pessoa está na própria distribuição dos estudantes estrangeiros pelo país. Califórnia, Nova York e Texas, estados completamente distintos entre si em termos geográficos, históricos e culturais, são os mais populares entre aqueles que vão para estudar. O calor tropical da Flórida, com suas queridinhas Miami e Orlando, também é um dos destinos de destaque dos brasileiros.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário