Belta

Padroeiro do país, St Patrick’s Day é o maior festival da Irlanda

Em 2023, o festival espera meio milhão de espectadores

A Irlanda é o 4º país mais procurado pelos estudantes para realizar a experiência no exterior, segundo a pesquisa Selo Belta 2022. (Imagem: Freepik)

Se para o Brasil a maior comemoração do ano é o carnaval, para a Irlanda é o St Patrick’s Day. Desde 1997, no dia 17 de março, celebra-se a morte de São Patrício, padroeiro do país, o festival é regado por música, desfile, bebidas e comidas típicas e os famosos trajes verde e branco. Para aqueles que desejam conhecer melhor a cultura e vivenciar uma experiência enriquecedora, essa época do ano é ideal, o país é o 4º mais procurado pelos estudantes para realizar intercâmbio no exterior, segundo a pesquisa Selo Belta 2022.

“O estudante que pretende realizar uma experiência totalmente imersiva durante o intercâmbio, pode passar pelas festividades do país de destino, pois será possível entender melhor a cultura e ter um maior conhecimento sobre suas tradições. A Irlanda é conhecida pela sua cultura de grande influência celta e por suas paisagens em tons de verde e, nessa época do ano, todos os aspectos são acentuados”, aborda Alexandre Argenta, presidente da Belta – Associação de Agências de Intercâmbio do Brasil.

Na Irlanda, St. Patrick é um dos mais famosos padroeiros. De acordo com a lenda, ele trouxe o cristianismo para a ilha, fez o trevo virar moda e libertou a Irlanda das cobras. A data tem sido comemorada como um feriado religioso na Irlanda por mais de 1500 anos.

Segundo a organização do festival, em 2023, espera-se meio milhão de espectadores, o desfile contará com 7 concursos criativos, 10 apresentações de transição, 15 bandas marciais de toda a Irlanda, América do Norte e Canadá e mais de 4.000 participantes no maior Desfile do Dia Nacional de São Patrício.

Pensando em frisar mais aspectos sobre o país, Alexandre Argenta, presidente da Belta, separou 5 curiosidades sobre a Irlanda:

  1. Não há cobras na Irlanda: Reza a lenda que São Patrício expulsou todas as cobras do país durante sua peregrinação, entretanto, esse fenômeno pode ser explicado simplesmente pelo clima desfavorável para o réptil, com a temperatura média de 10º;
  1. Leprechaun: Figura mitológica do folclore da Irlanda, o leprechaun, popularmente conhecido como duende, é um dos símbolos do país, principalmente no St. Patrick’s Day, onde muitas pessoas saem vestidas de duendes nas ruas;
  1. Idiomas: O país tem duas línguas oficiais: inglês e o gaélico (irlandês), entretanto, é mais comum ouvir a última nas cidades mais afastadas da capital, sendo o inglês a língua predominante. Outro aspecto interessante, é que por a Irlanda ter dois idiomas, as placas de trânsito estão nas duas línguas;
  1. Visto: Sendo um dos países mais simples de tirar o visto, o estudante que deseja estudar no país precisa estar matriculado em um curso com duração mínima de 25 semanas e em uma escola reconhecida pelo governo, dessa forma, o processo é realizado ao adentrar na Irlanda, tendo validade de 8 meses;
  1. Ilha Esmeralda: A Irlanda ganhou o apelido devido a suas paisagens verdes que se mantém ao longo do ano inteiro, tal aspecto é possível pois o país é banhado pela chuva quase todos os dias do ano.

A Belta lançou a série “Fórum Online” que aborda e retrata pontos importantes de países para se realizar intercâmbio. Em seu primeiro episódio, o país abordado foi a Irlanda. Ficou curioso? Assista o episódio, aqui!

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário