Belta

 Mês do esportista: unir intercâmbio e esporte é, sim, possível!

24,9% de todos os jogadores de nível profissional adulto em toda a Europa são estrangeiros

O Brasil é o maior exportador de atletas, mais de 1.200 brasileiros jogam fora de seu país de origem. (Imagem: Freepik)

Fevereiro comemora-se o mês do esportista, a efeméride foi criada para incentivar as atividades físicas. Segundo o estudo realizado pelo CIES Football Observatory, 24,9% de todos os jogadores de nível profissional adulto em toda a Europa são estrangeiros, sendo que o Brasil é o maior exportador de atletas, com mais de 1.200 brasileiros que jogam fora de seu país de origem

Para os jovens que praticam esportes e querem realizar uma experiência internacional, unir os dois é possível. Entre os diversos tipos de intercâmbio, realizar uma experiência atrelada aos esportes pode ser enriquecedor e, em alguns casos, possibilidade de economia, pois o estudante pode receber bolsas de estudos em instituições de ensino para representá-la na modalidade.

Segundo pesquisa Selo Belta 2022, nos meses de janeiro a setembro, cerca de 436.180 estudantes realizaram intercâmbio, representando um crescimento de 13% no setor comparado ao período pré pandêmico, 2019. Entre os países para se realizar o intercâmbio esportivo, pode-se destacar os Estados Unidos, segundo país mais procurado entre os jovens, existem cerca de 2 mil instituições de ensino superior com programas de bolsas baseadas em méritos esportivos.

Cada programa tem seus próprios requisitos e varia conforme a modalidade do esporte e universidade, sendo necessário se atentar na hora da inscrição. Outra opção para realizar a experiência atrelada aos esportes são os programas de férias como, por exemplo, Soccer Camp, que combina aulas de inglês com treino de futebol e os estudantes têm a oportunidade de morar em uma casa de família americana.

Experiência esportiva

Alexandre Argenta, presidente da Belta (Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio), antes de fazer a graduação na UFPR (Universidade Federal do Paraná), era tenista e sonhava em ser profissional, assim, realizou seu intercâmbio voltado para a modalidade nos Estados Unidos, no estado do Novo México.

“Lembro que competi pela escola e cheguei no top 5 do estado, foi uma experiência incrível! Nos últimos confrontos da temporada, que decidiram as classificações das finais estaduais, ganhei quase todas as partidas com folga. Estava treinando e pronto para jogar as finais em que os técnicos estariam presentes para avaliar e oferecer bolsas de estudos nas universidades aos melhores tenistas. Acabei não dando sequência no sonho de jogar e estudar numa universidade americana pela falta de conhecimento de todo processo burocrático envolvido. Voltei para cursar universidade no Brasil e algum tempo depois, essa frustração virou minha motivação em aprender sobre essas oportunidades para ajudar outros estudantes e atletas a realizarem esse sonho”, relembra Argenta.

O presidente da Belta finaliza chamando a atenção dos estudantes para na hora de fechar o programa de intercâmbio que o ideal é buscar agências de confiança que tenham o Selo Belta, pois este atesta a credibilidade das agências por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade, garantido uma boa experiência internacional.

“Talvez, antes, eu pudesse ser um grande tenista, nunca vou saber. Mas, hoje, proporciono experiências incríveis para muitos jovens que possuem esse sonho”, finaliza, brincando.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário