Belta

Irlanda: do ensino de inglês ao ensino superior, um destino completo para intercâmbio!

Um fato histórico dá a dimensão da importância da educação na Irlanda. Nos séculos 18 e 19, quando as escolas eram proibidas para alunos que não fossem da fé Anglicana (ou seja, uma parcela considerável da população), os irlandeses encontravam maneiras para que seus filhos fossem educados – nasciam aí as clandestinas e ilegais (e altamente populares) Hedge Schools.

Hoje em dia, não só irlandeses de todas as fés, mas estudantes de todos os cantos do mundo frequentam os institutos de educação da Irlanda. A chamada Ilha Esmeralda brilha aos olhos de quem busca realizar um intercâmbio, seja para estudar a língua inglesa no país de James Joyce como também para usufruir de um ensino superior focado tanto no mercado de trabalho do futuro quanto também na formação de valores sociais e globais.

O sistema de educação irlandês é reconhecido como um dos 10 melhores do mundo, graças a investimentos públicos massivos ao longo de décadas. Isso faz toda a diferença em uma sociedade jovem como a do país, cuja população é composta por 40% de pessoas com menos de 29 anos. Entre universidades, institutos de tecnologia e colleges particulares e públicos, são 29 instituições de ensino superior espalhadas pelo país, com destaque para o histórico Trinity College Dublin, fundado em 1592 e reconhecido como a melhor universidade da Irlanda.

Para além do ensino superior, uma das modalidades de intercâmbio mais cobiçadas por estudantes é a de Study & Work. Como o nome revela, quem vai para a Irlanda com a intenção de estudar em um curso de inglês com pelo menos 6 meses de duração, ganha o direito de passar dois meses adicionais no país com a permissão para trabalhar por 20 horas semanais durante o período de estudos e 40 horas por semana durante o período de férias. Nada mal para quem deseja bancar parte do intercâmbio e vivenciar a língua inglesa a toda hora, não?

RAIO X – IRLANDA

Nome oficial: Irlanda (Éire, em irlandês)

Área: 70 mil km2 (pouco maior que o estado da Paraíba)

População: 4,9 milhões
Moeda: Euro (€ 100 = R$ 620)
Principais Cidades: Dublin, Cork, Limerick, Galway, Waterford

RAPIDINHAS

– A Irlanda conta com 11 vencedores do prêmio Nobel, a maioria deles na área de literatura

– O submarino, a água engarrafada, o trator e a fotografia a cores são invenções irlandesas

– Cenas de produções como “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” e “Star War: Episódio VII” foram gravadas no país

IMPERDÍVEL

Os chamados Cliffs of Moher são uma demonstração das belezas naturais da Irlanda: o paredão à beira-mar tem extensão de 8 quilômetros e, em seu ponto mais alto, tem 214 metros

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário