Belta

Como preparar seu orçamento para a chegada ao Canadá em 13 pontos

Na hora de preparar sua chegada ao Canadá, sejam quais forem a província e a cidade escolhidas, você terá de adaptar seu orçamento à nova realidade. Aqui estão alguns conselhos e informações práticas para as categorias mais comuns de despesas.

Aluguel de um apartamento

O preço de um apartamento de dois quartos será de pelo menos 820 dólares canadenses por mês. Esse custo pode variar dependendo de alguns critérios, como região, cidade ou bairro, tipo de apartamento, número total de aposentos, etc.

De modo geral, você deve acrescentar os custos de eletricidade, aquecimento e serviços de telecomunicações.

Os aluguéis compartilhados e as sublocações são permitidos pela lei.

 

Eletricidade e aquecimento

Para a eletricidade, preveja de 25 a 75 dólares canadenses, além do aluguel.

O aquecimento custará de 25 a 150 dólares canadenses por mês.

Esses custos variam dependendo de seu uso pessoal, do número de aposentos, da estação do ano e, talvez, até mesmo da idade do imóvel.

Custo dos produtos de consumo

Os preços dos bens de consumo têm um acréscimo de 15%, que equivale aos impostos provinciais e federais. Consulte este link para saber mais sobre os bens e serviços tributáveis.

Alimentação

O custo associado às compras de supermercado representa cerca de 300 dólares canadenses por pessoa, por mês. É claro que esse valor varia para um casal ou para uma família e também depende de suas escolhas alimentares, entre outros fatores.

É igualmente importante observar que todos os produtos alimentares industrializados são tributados.

Restaurantes

Impostos de 15% são aplicados sobre o total da conta, e uma porcentagem equivalente deve ser deixada como gorjeta no final da refeição.

Pacote de telecomunicações (internet, televisão e celular)

Para um pacote de televisão e internet, você deve prever cerca de 75 a 125 dólares canadenses por mês. Para o celular, de 65 a 100 dólares canadenses. A pouca concorrência explica os custos elevados dos pacotes no Canadá.

Transportes públicos

Como exemplo, um bilhete mensal custa 90 dólares canadenses em Montreal e dá acesso à rede de metrô e de ônibus.

Combustível

preço do combustível varia conforme vários fatores: a província, a cidade e até mesmo o posto de serviço. O preço médio é de 1,40 dólar canadense por litro, mas também pode variar conforme o tipo de combustível escolhido em função do veículo que você possui.

Seguro automotivo e residencial

O seguro de locação e o seguro residencial não são obrigatórios no Québec, mas são muito recomendados para proteger seus bens em caso de roubo, incêndio ou vandalismo e para cobrir danos corporais ou materiais que você possa causar involuntariamente a outra pessoa. Muitas vezes, o preço é mais baixo para um seguro de locação, de 20 a 40 dólares canadenses, mas mais alto para uma residência, de 75 a cerca de 100 dólares canadenses por mês, conforme as proteções escolhidas.

Informations contourO seguro automotivo, no entanto, é obrigatório e custará de 40 a 80 dólares canadenses por mês. Alguns fatores influenciarão no preço do seu seguro automotivo, por exemplo, sua idade, o tipo de carro, o modelo e o ano de fabricação. A região, a cidade ou o bairro em que você mora também podem influenciar no preço a ser pago.

Sistema de saúde

O sistema de saúde é 98% público. Para se beneficiar do plano de seguro-saúde, é preciso pedir a Carte d’assurance maladie. No entanto, existe uma rede de clínicas e consultórios particulares.

Dependendo do seu país de origem, você deverá contratar um seguro para cobrir o período de carência, que pode durar até três meses depois da inscrição.

Sistema escolar

No Québec, a escola pública nos ensinos primário e secundário é gratuita (dos 5 aos 16 anos) para os cidadãos e os residentes permanentes e temporários. Além disso, para proteger o idioma francês, todos os filhos de imigrantes (de todas as origens) devem frequentar uma escola pública ou particular em que o idioma francês seja falado.

A rede de escolas em que se fala o idioma inglês é estritamente reservada aos cidadãos anglófonos moradores do Québec.

Devem ser previstos custos em instituições públicas e particulares para a continuação dos estudos após o secundário.

Salário

A partir de 1o de maio de 2021 no Québec, o salário mínimo passou para 13,50 dólares canadenses, mas esse valor é diferente em cada província. Exceto algumas exceções, o pagamento é feito quinzenalmente. Você recebe o pagamento líquido, pois os impostos são deduzidos na fonte.

No Québec, as férias anuais remuneradas obrigatórias são de duas semanas, com uma 3a semana adicionada depois de 3 anos.

Impostos de renda

No Canadá, existem dois níveis de impostos de renda: federal e provincial. O nível de cobrança do imposto varia conforme o salário e pode chegar a 53,31% da renda.

O Québec é a província em que os impostos são mais altos, mas é também a que oferece mais serviços.

Se for assalariado, você terá um “desconto” automático em seu salário. Os seus impostos descontados na fonte serão ajustados posteriormente, para mais ou para menos, no final do ano fiscal. No Canadá, as declarações de impostos são individuais e não por domicílio fiscal.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário