Belta

Canadá: Possibilidades Infinitas!!!

Entenda porque o país é o destino preferido de intercâmbio dos brasileiros

A Pesquisa de Mercado Selo Belta aponta, ano após ano, um fato difícil de ser contestado: o Canadá é o país mais adorado por quem busca realizar uma temporada de estudos fora do Brasil. Poucas nações no planeta exercem um fascínio tão grande entre os estudantes brasileiros que realizam um intercâmbio, seja qual for o formato do programa. High school? Ensino superior? Cursos de idiomas – inglês e francês? Não importa: o Canadá está de portas abertas para quem quer aprimorar a educação e sonhar com um futuro mais brilhante.

Mais de 250 grupos étnicos e nacionais diferentes, que ao todo se comunicam em 200 idiomas (isso sem contar mais 60 línguas faladas pelos povos nativos), convivem em harmonia no Canadá, uma terra onde estrangeiros são historicamente bem-vindos e acolhidos. Não é por acaso que tantos povos escolhem o país para chamar de ‘casa’: o Canadá aparece em primeiro lugar no ranking geral de melhores nações do planeta do U.S. News & World Report, alcançando o primeiro lugar – e a nota máxima – na categoria ‘Qualidade de Vida’ em 2021.

Um país rico em história e culturas, onde no século 11 foi estabelecido o primeiro assentamento europeu no continente americano por povos vikings, o Canadá já foi centro de conflitos entre grandes nações. Em 1534, exploradores franceses chegam ao território. Por sua vez, a ilha de Newfoundland, em 1583, tornou-se a primeira colônia ultramarina do Reino Unido. Os desenvolvimentos históricos deixaram raízes importantes: não é por acaso que o francês é a língua oficial da província de Quebec, chamada anteriormente de… Nova França. Por outro lado, a chefe de Estado do Canadá até os dias de hoje é a Rainha Elizabeth II.

A educação é um dos principais braços do projeto canadense de construção de uma sociedade com altos níveis de desenvolvimento. Para ficar em um exemplo, o ensino superior do país conta com uma oferta de mais de 8 mil cursos de Colleges (faculdades técnicas) e 16 mil programas universitários distribuídos entre suas 10 províncias e 3 territórios, que têm total autonomia para gerir da forma mais adequada o ensino local. Pelos números, fica fácil entender o porquê de o Canadá investir mais em educação em relação ao PIB do que a média dos países da OECD, organização que reúne os países mais desenvolvidos do globo.

O Canadá é uma terra de infinitas possibilidades para estudantes. E seja lá qual for o seu destino de estudos no país, saiba que o intercâmbio será um investimento em seu futuro!

RAIO-X

Nome Oficial: Canadá
Capital: Ottawa
Área: 9,98 milhões km(terceiro maior território do mundo)
População: 38 milhões
Moeda: Dólar Canadense (C$ 100 = R$ 433)
Principais cidades: Toronto, Montreal, Calgary, Ottawa, Vancouver  

As joias escondidas do Canadá

Dos pouco mais de 38 milhões de habitantes do Canadá, cerca de 28 milhões estão distribuídos em apenas 3 das 10 províncias e 3 territórios que compõem o país: Ontário, cuja capital Toronto é a metrópole mais populosa do país, Quebec e sua história particular com o francês, e British Columbia, representada internacionalmente por cidades como Vancouver e Victoria.

Contudo, o Canadá vai muito além de suas joias mais populares. Províncias e territórios menos conhecidos pelo grande público também estão de portas abertas para estudantes de todas as partes do mundo, oferecendo tudo aquilo que o país tem de melhor: paisagens estonteantes, qualidade de vida sem igual e culturas particulares e cheias de riquezas.

Considere esses destinos para o seu intercâmbio no Canadá!

MANITOBA

Com cerca de 1,4 milhões de habitantes, o “Coração da América do Norte” está a meio caminho entre o Mar do Caribe e o Oceano Ártico, o Atlântico e o Pacífico. Um sexto da superfície da província é composto por mais de 100 mil lagos, o que contribui para a mistura de belezas naturais à cultura de cidade grande, charme de cidade pequena e vida boa a preços acessíveis.

Quatro universidades públicas – incluindo a mais antiga do Canadá Ocidental – e três colleges públicos, além de uma variedade de centros de ensino profissionalizante e técnico, oferecem uma grande variedade de oportunidades de aprendizagem. Manitoba recebe calorosamente os estudantes internacionais e, em troca, oferece uma experiência educacional de alta qualidade e acessível, com oportunidades para aprender em inglês ou francês.

Núcleos de instituições públicas de pesquisa e empresas do setor privado baseadas em pesquisa dão a Manitoba um perfil internacional crescente em agricultura e biotecnologia da saúde, produtos farmacêuticos, dispositivos médicos e de diagnóstico e pesquisa industrial.

NEWFOUNDLAND & LABRADOR

A região está localizada no extremo leste da América do Norte, o que ajuda a preservar seu caráter único. A província de pouco mais de 530 mil habitantes, cuja cultura única é resultado da herança inglesa, irlandesa, francesa e indígena, é composta por duas partes: Newfoundland, uma ilha no Oceano Atlântico, e Labrador, no Canadá continental.

Com uma das taxas de criminalidade mais baixas da América do Norte, a província é um dos lugares mais seguros e acolhedores do mundo para se viver e trabalhar – e, claro, estudar. Com alta qualidade de ensino e custo de vida e mensalidades favoráveis, Newfoundland & Labrador é uma escolha popular de educação de ensino superior para estudantes de todas as partes.

Além das diversas instituições de ensino na província, com cursos que cobrem uma gama enorme de opções, a região também é um polo da indústria oceânica, onde há à disposição algumas das tecnologias oceânicas mais inovadoras do mundo. A expertise local tornou Newfoundland & Labrador a base de operações para as atividades relacionadas ao Ártico.

SASKATCHEWAN

Com pradarias a perder de vista, 100 mil lagos e rios e um céu azul penetrante, Saskatchewan é um dos locais mais pitorescos do Canadá, localizada no coração da América do Norte e com uma população de cerca de 1,2 milhão de habitantes.

Com uma das taxas de desemprego mais baixas do Canadá e os custos de moradia menores do que nas grandes cidades, Saskatchewan é uma província de oportunidades, que ganha a atenção mundial por sua riqueza em minerais e recursos energéticos, centros de pesquisa de ponta gerando indústrias de alta tecnologia e setor manufatureiro em rápida expansão.

Além de ter um cenário artístico e cultural de tirar o fôlego, muitas oportunidades de esportes e recreação, a província é repleta de oportunidades de estudo, carreiras de qualidade e empreendedorismo em crescimento. Seu sistema educacional, com universidades, faculdades e institutos técnicos, além de instalações de pesquisa e inovação de última geração, oferece oportunidades acessíveis em todos os níveis em inglês e também em francês.

NOVA SCOTIA

A Nova Escócia está rodeada pela beleza natural do mar, florestas verdes exuberantes, lagos e campos agrícolas. Tudo isso, combinado com o crescimento das cidades e o baixo custo de vida, torna a província um dos lugares mais agradáveis para se viver no Canadá.

A região é um paraíso para atividades de lazer e estilo de vida. Não por acaso, sua beleza natural, excelentes atividades ao ar livre e vida noturna agitada atraem mais de 2 milhões de visitantes todos os anos. Mas os estudantes também não param de chegar: a província tem algumas das instituições mais bem classificadas do Canadá e a maior concentração de universidades do país: são 10 instituições para menos de 1 milhão de habitantes.

A Nova Escócia tem sido um destino de estudos por mais de duzentos anos, e tem uma longa e orgulhosa tradição de excelência em educação. As primeiras escolas e universidades de língua inglesa do Canadá foram fundadas na província, que atualmente recebe mais de 4 mil estudantes internacionais que optaram por trabalhar e estudar, tanto em inglês quanto em francês, em universidades, faculdades, escolas de ensino médio e escolas de idiomas.

NEW BRUNSWICK

Com quase 790 mil habitantes, New Brunswick é a maior das três províncias marítimas do Canadá. Como tal, conta com belas praias de areia no verão, folhagens espetaculares de outono, flores silvestres na primavera e neve pura e branca no inverno.

A província é marcada por suas colinas e vales espetaculares, bem como sua arquitetura histórica e moderna localizada em muitas de suas cidades, vilas e aldeias. Shows e festivais ao longo do ano também fazem parte das experiências locais.

Além disso New Brunswick é a única província oficialmente bilingue: inglês e francês são as línguas oficiais desde 1969. Por isso, o sistema de educação pública local, do jardim à high school, é oferecido por meio de um sistema dual. No nível superior, New Brunswick é o lar de quatro universidades públicas que oferecem uma ampla variedade de programas educacionais.

Escolas públicas do Canadá: excelência & oportunidades na educação

Você sabia?

Cerca de 95% das famílias canadenses matriculam seus filhos em escolas públicas!

Mais do que a escolha número 1 para as famílias canadenses, as escolas públicas também são uma opção extremamente popular entre estudantes de high school de todo o mundo. Em média, mais de 45 mil alunos internacionais passam pelas escolas públicas canadenses por ano.

Você sabia?
As escolas públicas do Canadá atraem estudantes de mais de 120 países

Por ser um país bilíngue, os estudantes internacionais têm a opção de escolher ter classes em inglês ou em português – ou até mesmo ter uma educação nos dois idiomas durante a estadia no Canadá. Seja por um semestre (com cerca de 5 meses de duração) ou por um ano letivo inteiro (mais ou menos 10 meses), as escolas estão abertas também para quem deseja ter uma experiência de curto prazo, de apenas algumas semanas ou só por alguns meses.

Você sabia?
New Brunswick é a única província oficialmente bilíngue no Canadá, onde o francês e o inglês são línguas reconhecidas pelo governo local.

Qual o melhor destino?

Vai para um lugar onde o inglês ou o francês é o idioma do dia a dia? Essa é uma das questões que você deve se perguntar ao escolher onde estudar no Canadá, mas não a única: estudantes internacionais também devem decidir que tipo de ambiente preferem. Uns gostam mais dos grandes e agitados centros urbanos; outros optam por cidades mais pacatas, próximas das montanhas, lagos ou de ilhas. Seja qual for sua escolha, o Canadá tem um lugar ideal para você!

Excelência e aventuras – dentro e fora da sala de aula!

Em termos acadêmicos, o Canadá aparece com frequência à frente de países como os EUA, o Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia em disciplinas como leitura, matemática e ciências no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Além da parte acadêmica, as high schools canadenses também oferecem uma fantástica seleção de outras disciplinas, que vão do fashion design a cosmetologia, passando por robótica, animação digital, liderança, oceanografia, entre outros. Claro, alunos brasileiros têm direito a usufruir disso!

Aproveite para experimentar coisas novas em todas as temporadas!

De comidas a esportes, festivais e celebrações sazonais únicas… são muitas as opções de novidades para experimentar no Canadá. Cada região do país tem suas particularidades, e as quatro estações são aproveitadas ao ar livre pelos locais à sua maneira. Entre para um clube e certifique-se de participar de todas as atividades e viagens disponíveis para você. Enquanto estiver no Canadá, curta e explore o máximo possível!

Memórias e amizades para toda a vida!

Estudantes estrangeiros geralmente vivem sob os cuidados de uma host family canadense, mas algumas escolas também oferecem acomodação própria. As famílias são escolhidas a dedo, e para o match com os estudantes, levamos em conta as preferências e estilos de vida de ambos. Você vai construir memórias inesquecíveis com sua família e amigos canadenses!

Acesse o QR Code para ouvir o que estudantes internacionais têm a dizer sobre a vida no Canadá www.youtube.com/capsiacepi  

Quer saber mais sobre a vida e os estudos no Canadá? Acesse www.caps-i.ca

Educação no Canadá: motivo de orgulho para um país

Os sistemas de educação no Canadá são abrangentes e reconhecidos internacionalmente por sua alta qualidade. O termo ‘sistema’ não é usado por acaso: cada província e território têm responsabilidade exclusiva pelo ensino fundamental, médio e superior dentro de suas fronteiras. Embora não haja um ministério federal de educação, existem mecanismos nacionais para facilitar o reconhecimento e a transferência de créditos e credenciais de cursos de uma região para outra do país.

Apesar das diferenças, as estruturas básicas dos sistemas educacionais em todo o Canadá são bem semelhantes. Em geral, o sistema de cada província/território é composto por três níveis – elementar, secundário e superior. Contudo, existem algumas diferenças: as séries de início e término de cada nível variam de acordo com a província/território, e frequentar a escola é uma obrigação, até a idade de 15, 16 ou 18 anos, dependendo da jurisdição.

O gráfico na página explica quais os caminhos educacionais estão disponíveis para os estudantes nas várias regiões do Canadá. Onde você se encaixa?

Percurso de estudo: o que é o Pathway?

Um pathway é o plano de estudo que o aluno seguirá no que diz respeito à(s) instituição(ões) e grau(s), diploma(s) e certificado(s) que será usado para obter as credenciais e a experiência necessárias para seguir a carreira desejada.

Aonde levam os caminhos da educação do Canadá? Uma carreira de sucesso é a o destino ideal, claro. Mas, em termos práticos, a escolha pode resultar em dois resultados: um certificado ou um diploma. Dá para chegar lá tanto em uma única instituição, com apenas um grau de formação e programa, ou vários. Tudo depende do objetivo, da situação final do aluno e do local de estudo.

Tradicionalmente, os estudantes que desejam obter um diploma completo no Canadá iniciam o estudo do ensino superior nas universidades (o popular bacharelado) que duram de 3 a 4 anos. A partir daí, é possível progredir para uma pós-graduação – mestrado e doutorado – ou para diplomas em direito ou medicina, ambos dos quais requerem algum nível de estudo prévio de graduação), com admissão condicionada a notas altas o suficiente e/ou outros critérios específicos de cada programa.

Embora esse modelo ainda seja seguido por muitos estudantes, são comuns outras modalidades de cursos e programas de estudo. Trata-se de uma forma de adaptação do Canadá às mudanças constantes exigidas por um mercado de trabalho globalizado e cada vez mais sofisticado. Além da graduação, por exemplo, algumas faculdades também oferecem cursos técnicos.

Atualmente, é bastante comum os alunos iniciarem um curso de graduação em uma faculdade ou instituição politécnica e depois concluí-lo em uma universidade. Por outro lado, depois de acabarem a universidade, muitos alunos obtém um diploma em programas técnicos visando uma formação universitária ainda mais completa.

Parece confuso? Pense tudo em termos de flexibilidade e complementação. No fim das contas, as faculdades técnicas (os chamados Colleges), os institutos politécnicos e as universidades cooperam cada vez mais para que os alunos sejam beneficiados para trilharem o melhor caminho rumo a uma carreira de sucesso.

Com tanta liberdade, é importante ter informação para tomar as melhores decisões. Por isso, pesquise as instituições (o seu agente Belta está aí para te auxiliar!) para saber os pathways disponíveis. De programas de bi-titulação aos chamados cursos Co-Op, nos quais os estudos estão alinhados com programas de estágio que resultam em créditos acadêmicos, há opções para todos os gostos e áreas de conhecimento.

Saiba mais sobre os programas de estudo canadenses

Programas de Transferência Universitária

Muitas faculdades (Colleges) e politécnicas têm acordos com universidades para a realização de transferências de cursos. Dessa forma, o programa completo acaba contando para um diploma universitário. A transferência é popular entre os alunos porque permite que os estudos de ensino superior sejam iniciados em um college para, depois, o aluno concluir os anos finais do curso na universidade.

Por que tantos alunos fazem isso? Geralmente, os colleges contam com turmas menores, maior acesso a instrutores, mensalidades competitivas e uma atmosfera mais pessoal – algo que muitos estudantes internacionais, sem uma rede de apoio local, consideram importante. Depois, quem deseja um diploma universitário, pede a transferência para um curso de bacharelado. Temos assim o melhor dos dois mundos!

Negócios, Comércio, Jornalismo, Artes, Educação, Engenharia, Ciência e Ciência da Computação… essas são apenas algumas entre as várias opções inclusas nos programas de transferência em todo o Canadá.

Flexibilidade: escolhas positivas para os estudantes

O sistema canadense de pathways permite que o estudante defina um plano direcionado que melhor se adapte aos seus objetivos e situação. As instituições de ensino superior no Canadá terão o maior prazer em responder às suas perguntas sobre os caminhos de estudo. Todos, dos agentes Belta às instituições canadenses, estão juntos para garantir que os alunos escolham um curso visando um futuro de sucesso.

No ensino superior canadense, os alunos não precisam escolher entre uma educação acadêmica e uma prática baseada na experiência. É possível ter ambos. Não bastasse a flexibilidade do sistema, a cooperação entre colleges, politécnicas e universidades se estende também à indústria. Em muitos programas de estudo, é possível que os alunos façam pesquisas ou concluam um estágio dentro de empresas nas quais desejam trabalhar após a graduação. Isso é especialmente valioso para estudantes que buscam trabalho no Canadá após a formatura visando uma residência permanente.

Além disso, o sistema canadense é flexível quando se trata de situações únicas dos alunos. Alguns alunos podem ter recursos financeiros limitados; outros precisarão melhorar suas habilidades linguísticas; outros ainda podem precisar atualizar suas notas ou pré-requisitos para entrar em um programa de escolha, o que, em certos casos, pode ser feito por meio de programas de educação à distância. Para todas essas circunstâncias e outras mais, existem opções no sistema canadense para ajudar os estudantes internacionais a concluir o programa de estudos desejado!

English or Français? Aprenda um novo idioma no Canadá

Como é um país oficialmente bilíngue, o Canadá está comprometido com a excelência da educação em dois idiomas, em inglês e francês – algo que se reflete em seus programas de educação em todos os níveis.

Todos os anos, cerca de 150 mil estudantes internacionais frequentam os mais de 210 programas de idiomas credenciados no Canadá. A combinação da educação em sala de aula com a prática da língua na vida cotidiana garante o sucesso do aprendizado.

Tipos de programas de estudos de idiomas
• Inglês/Francês Geral
• Inglês/Francês Acadêmico
• Inglês para Negócios/Francês
• Inglês técnico/francês (médico, jurídico, etc.)
• Estágios ou experiência de trabalho
• Atividade de verão ou inverno ou programas de acampamento
• Programas de treinamento de professores (CELTA, TESL, TESOL)
• Preparação para testes (Cambridge, CANtest, CAEL, IELTS, TOEFL, TOEIC, DELF)

10 benefícios de estudar um idioma no Canadá
• Programas customizados que oferecem caminhos para o ensino superior
• Aulas flexíveis com várias datas de início e níveis
• Aulas que unem alunos de todo o mundo
• Instrutores especificamente qualificados para ensinar estudantes internacionais
• Atividades culturais, sociais e esportivas integradas que enriquecem a experiência
• Introdução à cultura e vida canadense
• Fundação para estudos, trabalho ou viagens no Canadá
• Opção de morar em casa de família ou em residência
• A proficiência no idioma é o requisito mais importante para admissão em uma universidade ou faculdade canadense
• Apoio e orientação adicionais fornecidos pelas escolas durante todo o processo de aprendizagem

Os programas de idiomas são oferecidos por dois tipos de instituições no Canadá:

• Público: Quando os programas internos de uma instituição superior (College ou universidade) permitem a entrada, após a conclusão do programa de idiomas, em estudos de graduação e pós-graduação.

• Privado: Uma escola de idiomas oferece o ensino de idiomas. Em muitos casos, as escolas particulares de idiomas têm acordos com faculdades e universidades que permitem a entrada direta em programas acadêmicos/comerciais ou que são integrados ao programa de idiomas de uma faculdade ou universidade.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário