Belta

As belezas e os sabores da Andaluzia

Vai estudar espanhol? A região mais populosa da Espanha está pronta para receber você!

É dificil uma cidade ou um estado serem representativos de um país muito grande – algo que sabemos muito bem sendo brasileiros, habitantes de uma nação tão diversa e cheia de pecularidades. Contudo, alguns dos traços mais característicos da Espanha, berço da segunda lingua mais falada do mundo, estão reunidos em uma única região: a Andaluzia, terra das touradas, do flamenco e das sevillianas e suas tradicionais dançarinas com seus vestidos vermelhos e leques bordados. Em suma, a representação do que o mundo imagina do povo espanhol alegre e hospitaleiro, e tudo isso reunido no sul do território ibérico.

A Comunidade Autônoma (equivalente a um estado brasileiro) andaluz é composta de oito províncias, todas prontas para receber estudantes de todo o mundo para aprender e desenvolver as habilidades no espanhol, ou preparar para testar a fluência no idioma com o exame de proficiência DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera, no original).

As mais de 40 escolas espalhadas pela região, banhada tanto pelo Atlântico quanto pelo mar Mediterrâneo, oferecem o que há de melhor em termos de estrutura e equipe para transformar o seu ‘portunhol’ no autêntico idioma de Federico García Lorca, um dos maiores nomes da literatura espanhola e filho legítimo da Andaluzia.

Mas os programas mais saborosos – literalmente, em casos específicos – são aqueles que misturam o ensino do espanhol a classes imersivas em outros temas, como gastronomia, vinhos e cultura e história. Poucos lugares no mundo oferecem um cenário tão ideal para aulas dentro desses universos: já pensou entender mais sobre a presença dos mouros – que no século VIII chamavam a Penísula Ibérica de Al-Andaluz – na Espanha enquanto estiver em Granada, cidade que abriga a simbólica La Alhambra, um Patrimônio da Humanidade?

Arquitetura, direito, música, equitação, negócios, hotelaria e até medicina são alguns dos outros campos abordados em programas oferecidos por escolas da Andaluzia. Para refrescar a cabeça fora de sala, há escolas que oferecem também a imersão no espanhol em conjunto com o ensino e prática de esportes aquáticos. Afinal, mergulhar, surfar ou velejar na Costa do Sol, o balneário andaluz às margens do Mediterrâneo com cerca de 150 km de praias onde, dizem, o sol nunca se põe, não pode ser uma má ideia, não é mesmo?

“Um benefício muito significativo para os estudantes brasileiros na Andaluzia é o clima, muito agradável durante o inverno espanhol e perfeito para aproveitar destinos incríveis no verão”, conta Pedro Ubena, diretor do braço brasileiro da Extenda, agência responsável pela promoção da Andaluzia. “Os andaluzes são muito receptivos e orgulhosos da sua culinária e tradições, por isso o que não vai faltar no seu intercâmbio será boa comida, festas tradicionais, museus e uma arquitetura impressionante contando a  história da Espanha”.

 

Andaluzia, lá vou eu!
Cinco perguntinhas respondidas por Pedro Ubeda, diretor do braço brasileiro da Extenda, agência responsável pela promoção da Andaluzia

 Qual é a melhor opção para estudantes brasileiros chegarem à Andaluzia?

Para chegar às cidades da Andaluzia, a melhor opção partindo do Brasil são os voos diretos para Madri. Na capital espanhola, com ampla rede de transportes, o estudante conta com opções de voos, ônibus e linhas de trêm para desembarcar em qualquer destino andaluz.

O que faz da Andaluzia ser única em relação ao restante da Espanha?

A Andaluzia tem o clima, a arquitetura, a culinária e um estilo de vida que a faz diferente das outras partes da Espanha. Por lá, você sentirá o Flamenco pelas ruas!

– Estudar na Andaluzia é mais em conta financeiramente que outras regiões da Europa?

A região conta com várias opções de alojamento, restaurantes e atividades turísticas e culturais para todos os gostos e orçamento.

E quais são as atrações na Andaluzia que até mesmo alguns locais não conhecem, mas que nós devemos conhecer ao visitar a região?

O Parque Natural de Cabo de Gata, Níjar, Na Almería; Úbeda, em Jaén; a Playa de Mónsul, na Almería; o Parque Natural Sierra de Hornachuelos, em Córdoba; a cidade da Torre del Oro, em Sevilha; e, para conclurir, a cidade de Ronda, em Málaga.

– Em ano de Copa do Mundo, para quais times locais da Andaluzia os brasileiros que estarão na região devem torcer para conquistar a simpatia das pessoas?

Real Betis, Sevilha e o Malaga!

 

A Andaluzia na…
música: Paco de Lúcia & Andres Segóvia

arte: Pablo Picasso & Diego Velázquez
literatura: Federico Gárcia Lorca & Vicente Aleixandre

gastronomia: vinho de Jerez & atum bluefin (o mais valorizado da culinaria… japonesa)

 

Clique aqui e acesse o site oleespanhol.com.br, com informações em português sobre a região, cursos e escolas!

 

 

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário