Belta

Alemanha como destino de estudo, por Mi Alves

A Alemanha é a maior economia da União Europeia, tem muitas oportunidades de emprego, é amigável à imigração, e você pode obter um visto de permissão de trabalho de 18 meses depois de realizar seu ensino superior no país

“Confesso que nunca me imaginei fazendo um mestrado na Alemanha. Isso porque eu ainda não conhecia todos os benefícios que eu poderia obter estudando aqui”.

Meu nome é Michelle Alves, sou brasileira, tenho 28 anos e optei por fazer mestrado em marketing digital na BSBI, em Berlim. Me mudei para Berlim em outubro de 2021 e quando cheguei na cidade, além de me sentir em casa logo de cara vendo tantas pessoas diferentes de todo o mundo, também tive a sensação de que seria uma aventura única!

Ter que sair da mentalidade de estudar na América do Norte, e em vez de mergulhar na rica cultura alemã, ter a chance de viajar por toda a Europa (e a melhor parte – a baixo custo) e ainda ter a oportunidade de aprender uma terceira língua, foram algumas das coisas que mais me animaram. Quando se trata de Berlim, escolhi a cidade porque além de ser a capital do país, também é uma capital startup! É uma cidade muito artística, diversificada, inclusiva e “fora da caixa”. Além disso, tem um custo de vida muito menor em comparação com outras capitais europeias, o que torna a vida de nós estudantes internacionais muito mais fácil!

Algo que não é tão fácil, é a burocracia alemã, que afeta todos os residentes, não apenas estudantes. Documentos e coisas assim no início parecem ser difíceis de resolver, mas com o tempo você começa a entender os detalhes e se sente ainda mais pertencente ao lugar em que escolheu estudar.

Falando em estudar, estou amando minha experiência na BSBI Berlim porque, além de estudar com colegas de todos os lugares do mundo, ouvir sotaques diferentes e aprender sobre diferentes culturas, minhas aulas são 100% em inglês, e o horário das aulas é super flexível (apenas duas aulas por semana). Além disso, a localização do campus é muito estratégica, próxima ao transporte público e outras principais atrações de Berlim.

Eles também fornecem muito apoio e assessoria relacionadas a visto e seguro de saúde para estudantes que acabaram de chegar ao país e ainda não entendem todos os processos legais aqui e realmente precisam dessa ajuda nessa área. Uma vez por semana, os alunos da BSBI podem optar por fazer uma aula de alemão, gratuitamente! Tenho que dizer, saber apenas inglês em Berlim é suficiente para começar sua vida aqui, mas se você quiser fazer ainda mais parte da cultura local e aumentar suas chances profissionais, aprender alemão vai te ajudar muito!

Falando em carreira e profissão, a BSBI possui uma equipe dedicada ao serviço de apoio à carreira dos alunos – isso não é o máximo? Eles vão ajudá-lo a preparar seu currículo e também dar dicas importantes sobre entrevistas de emprego.

Como estudante na Alemanha, você pode trabalhar meio período por 12 meses ou em tempo integral por 6 meses e após seus estudos, você pode solicitar um visto pós-trabalho. O visto lhe dará mais de 18 meses de vida e encontrar um emprego aqui!

Eu não poderia estar mais feliz com a minha escolha de estudar e viver em Berlim. Sinto que tenho muito em comum com a cidade e estou pronta para tantas experiências e oportunidades que sei que virão durante o tempo que estou aqui.

Se eu puder lhe dar alguns conselhos, eu diria: “Seja corajoso, saia da sua zona de conforto e venha para a Alemanha estudar para começar uma vida internacional. Você vai aprender muito sobre si mesmo, sobre as pessoas e sobre o mundo.

Quer fazer como a Mi Alves e estudar na Alemanhã, fale com uma Agência Selo Belta  parar tirar todas suas dúvidas.

Saiba mais.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário