Blog

Fique por dentro

A história da evolução do intercâmbio

A história da evolução do intercâmbio

De acordo com o dicionário, história é o conjunto de conhecimentos relativos ao passado da humanidade e sua evolução. O momento que vivemos hoje definitivamente será algo que entrará para a nossa história, mas você sabe exatamente de onde surgiu a ideia do intercâmbio?

Após a 2ª Guerra Mundial (1939-1945) o mundo, esgotado de guerras, percebeu que era necessário que os jovens entendessem e começassem a conhecer e a respeitar as diferenças culturais para poder conviver em paz, e a partir desse momento, teve início o intercâmbio cultural.

No Brasil, existiam pouquíssimas organizações que realizavam esse tipo de viagem de estudos. Somente filhos de pais muitos ricos viajavam para estudar no exterior, existia a premissa de que o pai precisava preparar seu filho para o mundo.. E isso, perpetuou um tabu muito grande referente ao intercâmbio, onde somente pessoas que tinham muito dinheiro poderiam realizar esse tipo de viagem. 

No início, quem incentivava as viagens eram os professores de inglês, que viam a necessidade do estudante aprimorar o idioma e realizavam grupos para levar esses jovens para o intercâmbio. 

Se hoje temos a tecnologia ao nosso favor, antigamente os consultores de intercâmbio ao invés de mostrarem a localização do país/cidade no Google Maps, precisavam utilizar o Atlas. E se hoje você consegue saber tudo sobre seu destino, antes tudo era literalmente uma surpresa… as pessoas só sabiam detalhes, por conta de relatos de outras pessoas que já haviam viajado. 

O processo também era muito mais complexo e longo, o custo de telefonemas internacionais entre pais e filhos eram muito caros, então a comunicação toda acontecia por cartas… não existia o cartão pré-pago, todo dinheiro era levado em espécie, o que acabava tendo mais riscos. 

A popularização do intercâmbio no Brasil aconteceu a partir do momento que as agências de intercâmbio se profissionalizaram e passaram a oferecer uma grande variedade de programas, além do parcelamento, viabilizando a viagem para todas as classes sociais.

 

 

Artigos relacionados

Queda do dólar significa o melhor momento de realizar uma viagem para o exterior?

Especialista em intercâmbios explica o que acontece com a baixa no câmbio e diferenças entre dólar comercial e dólar turismo

Continue lendo

Oportunidades para estudantes internacionais estudarem na Nova Zelândia

5.000 vagas para estudantes internacionais anunciadas no início deste ano!

Continue lendo

Evento online: O que torna Melbourne (Austrália) uma cidade única?

Inscreva-se para o evento online no dia 04/05/2022 às 19H00!!

Continue lendo

0 thoughts on “A história da evolução do intercâmbio”

  • Carolina

    19/08/2021 at 02:06

    Oi! Eu moro nos estados unidos a 1 ano e 6 meses! Eu gostaria de compartilhar em poucas palavras como esta sendo meu intercâmbio aqui! adoraria aparecer na página de voces!

    Responder

Junte-se à discussão

Eu Fui!

Veja abaixo a opinião de quem já viajou com as associadas Belta.

X