Belta

5 dicas para escolher um programa de Intercâmbio

O custo médio para investir em um intercâmbio é de 8.307 dólares, segundo a pesquisa Selo Belta 2023

O interesse pela educação internacional no Brasil experimenta um notável crescimento. Conforme revelado na pesquisa Selo Belta 2023, conduzida pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, houve um aumento de 18% no envio de estudantes para o exterior em relação aos números pré-pandemia de 2019, resultando em mais de 455 mil intercambistas em 2022. Esses números destacam claramente o entusiasmo dos estudantes por uma educação enriquecedora e diversificada. No entanto, é de extrema importância que os estudantes estejam devidamente preparados e bem informados antes de iniciarem essa jornada.

“É essencial que os estudantes compreendam os processos que precisarão passar para ter um intercâmbio incrível, no qual uma base sólida de conhecimento é necessária para a tomada de decisões. Além disso, estar ciente das opções disponíveis, como escolha de cursos, instituições de ensino e recursos de apoio, é crucial para uma experiência educacional mais proveitosa, e o agente Selo Belta pode te orientar em todo o processo. Cada Intercâmbio tem sua complexidade, seja um curso de inglês de um mês a uma pós-graduação”, comenta Alexandre Argenta, presidente da Belta.

Ainda sobre a pesquisa Selo Belta 2023, no ranking de estudantes que optam por um intercâmbio, a faixa etária de 25 a 29 anos agora ocupa a primeira posição, ultrapassando os jovens de 18 a 24 anos. Tal mudança impactou o  crescimento da procura por programas de ensino superior no exterior, que englobam cursos profissionalizantes, graduações e pós-graduações, como MBAs, especializações, mestrados e doutorados. A busca por aprimoramento acadêmico e profissional se tornou uma tendência, demonstrando a importância de definir objetivos educacionais claros ao planejar um intercâmbio.

Para escolher o programa de intercâmbio certo e atender às suas necessidades e objetivos, a Belta aborda 5 pontos que devem ser considerados pelos estudantes:

  1. Definir seus objetivos: determine se o seu objetivo é aprender um novo idioma, obter uma qualificação acadêmica, ganhar experiência profissional internacional ou uma combinação dessas opções. Isso ajudará a orientar suas escolhas e programação no exterior.
  2. Destinos: avalie os países que oferecem os programas desejados e o idioma oficial do local. Considere também fatores como custo de vida, cultura, clima, se é possível trabalhar enquanto estuda, entre outros.
  3. Investimento: um dos aspectos fundamentais é calcular o investimento necessário para um curso no exterior. Conforme a pesquisa Selo Belta, o custo médio de um intercâmbio gira em torno de 8.307 dólares, podendo variar substancialmente dependendo do país de destino, do tipo de curso e de acomodação escolhidos. Já que um curso de inglês de 15/18 horas é bem mais em conta que um curso de 25 horas semanais.  Portanto, é essencial pesquisar detalhadamente e elaborar um planejamento financeiro sólido, incluindo custos de vida, seguro de saúde e despesas de viagem.
  4. Escolha de cursos e instituições: pesquise instituições de ensino e programas que se alinhem com seus objetivos acadêmicos e profissionais. Considere a qualidade do ensino, as oportunidades de pesquisa e as conexões com o mercado de trabalho.
  5. Agências certificadas: escolher uma agência selo Belta para auxiliá-lo com a documentação para matrícula, vistos, acomodação, etc., garante a idoneidade no processo de intercâmbio.

Quer realizar intercâmbio e não sabe por onde começar? Conheça as agências certificadas Belta, aqui, e tenha a melhor experiência!

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário