Belta

Malta: estudos, sol e as águas do Mediterrâneo

Para quem gosta de cenários paradisíacos, cheios de praias e construções históricas, poucos lugares no mundo são como Malta. O arquipélago é composto pelas ilhas maiores de Gozo, Comino e Malta, além de outras pequenas ilhas não habitadas. Por lá, dizem os locais, o sol brilha em 300 dias do ano!

No Mar Mediterrâneo, Malta ficou no caminho de várias rotas históricas e foi influenciada por todos os povos que passaram por ela. No século 3, o arquipélago foi dominado pelos romanos, no século 8 por árabes, depois foi considerada parte da Sicília… Eventualmente, o território foi tomado por Napoleão Bonaparte, e depois virou colônia britânica no início do século 19.

Um dos principais legados deixados pela colonização britânica, que terminou em 1964, foi o idioma – as línguas oficiais da nação são o maltês e o inglês. Por isso, Malta virou um dos destinos mais populares para estudantes de todo o mundo que querem aprimorar ou aprender a língua de Shakespeare.

Por ser tão popular, Malta está na lista das nações cujo número de turistas supera aquele de habitantes, segundo levantamento feito pelo jornal britânico The Telegraph – são 3.9 visitantes para cada morador local. A proporção, referente a dados de 2017, deve aumentar em 2018: Malta aparece na lista das 10 nações que você deve visitar neste ano, elaborada pela Lonely Planet, umas das maiores referências sobre viagens do mundo.

Além do aprendizado do inglês e de todo o potencial turístico oriundo de suas belezas históricas e naturais – sem contar as águas cristalinas que rodeiam o país, claro! – o custo de vida e dos estudos em Malta é, em termos gerais, mais baixo que o de outras nações anglófonas. Precisa de outra atração para escolher o país como seu destino de intercâmbio neste ano? Valletta, a capital do arquipélago, foi eleita uma das Capitais da Cultura da Europa em 2018, e será palco de uma série de eventos ao longo do ano. Bons estudos e bons festejos!

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário