Blog

Fique por dentro

Itália

Itália

Você sabia que a origem da palavra “universidade” é atribuída à Itália? Não só a palavra, mas também o conceito desse tipo de centro de estudos nasceu no país, mais precisamente em Bolonha, cidade cuja universidade, a Universidade de Bolonha, é a mais antiga do mundo, estabelecida em 1088. Ela não é a única cuja fundação é quase milenar: das 20 mais antigas, 10 estão em território italiano – a mais novinha, a Universidade de Paiva, é de 1361!

A transmissão do conhecimento é parte integral da cultura italiana. Oras, pense que a capital do país é Roma, berço de um dos impérios mais grandiosos e influentes de todos os tempos! O Renascimento, um dos movimentos que legou à humanidade o trabalho e a sabedoria de nomes como Leonardo da Vinci e Michelangelo, tem suas raízes em Florença.

A Itália é um campo de estudos a céu aberto, e a escolha de destino dentro do país influencia diretamente na sua experiência de intercâmbio. Como a nação foi unificada apenas em 1861 – tecnicamente, o Brasil é mais antigo do que a Itália! – cada uma das 20 regiões apresenta traços singulares em termos de história, cultura e desenvolvimento. Roma, Milão e Nápoles, para ficar nas três maiores metrópoles nacionais, apresentam atmosferas únicas, que entram na categoria “nem melhor, nem pior, apenas diferente”!

Milão, com 8 universidades, é a maior comunidade de estudantes da Itália e casa da Politecnico di Milano, a universidade mais bem colocada no QS World University Rankings 2019. Para além das fronteiras italianas, a cidade é referência global na moda e no design, com milhares de visitantes que passam anualmente por lá para ver de perto e sentir o clima da Semana de Moda e do Salão do Móvel. Que tal ficar para uma temporada de estudos?

Para ler antes de embarcar
A Divina Comédia, de Dante Alighieri
Uma das maiores obras literárias da história, o livro, finalizado no século XIV, foi uma das principais referências do que moldou a língua italiana padrão como a conhecemos hoje.

Para ver de perto
Vila Adriana, em Tivoli
Próximo de Roma, o complexo arqueológico construído pelo imperador romano Adriano data do século II e reúne a herança arquitetônica de elementos egípcios, gregos e romanos.

As unidades mais antigas do mundo ainda em funcionamento
1088 – Universidade de Bolonha (Itália)
1096 – Universidade de Oxford (Reino Unido)
1164 – Universidade de Salamanca (Espanha)
1920 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)

Artigos relacionados

Planejamento financeiro: qual a melhor forma de realizar o sonho do intercâmbio?

Em tempos de crises, costumamos pensar muito mais para realizar qualquer coisa que envolva um...

Continue lendo

Os destinos já estão recebendo brasileiros para estudar no exterior?

Confira abaixo os principais destinos para a realização de sua viagem no exterior e como está...

Continue lendo

Ensino Superior: as vantagens do diploma universitário no exterior

Um intercâmbio sempre é uma experiência enriquecedora, pessoal e profissionalmente falando. O...

Continue lendo

Junte-se à discussão

Eu Fui!

Veja abaixo a opinião de quem já viajou com as associadas Belta.

X