Blog

Fique por dentro

França: destino turístico mais popular do mundo  

França: destino turístico mais popular do mundo  

Gastronomia internacionalmente reconhecida, monumentos dignos de cartão-postal, grifes de moda referência de estilo, museus com o que de mais impressionante já foi produzido pela humanidade… são muitos os predicados e cidades que fazem da França ser o destino turístico mais popular do mundo. Por que não incluir o país em sua rota de intercâmbio?

Motivos para isso não faltam. O mais óbvio, claro, é estudar o francês no berço do idioma. A língua está entre as 10 mais faladas no mundo, e, como prova de sua representatividade, integra o quadro de línguas oficiais de instituições como a ONU, a FIFA e o Comitê Olímpico Internacional. Essa força do idioma tem raízes históricas, já que a comunicação entre a nobreza europeia, assim como contatos diplomáticos, eram todos feitos em francês – para todos os efeitos práticos, a primeira língua internacional da história, antes mesmo do inglês.

Ter o francês na ponta da língua garante a leitura de clássicos eternos da literatura nas versões originais (com 16 laureados, a França é o país com o maior número de escritores agraciados com o Nobel de Literatura) e conversações em lugares que vão de Genebra (Suíça) à Montreal (Canadá) e Bruxelas (Bélgica), além de mais de uma dezena de países na África. E o mais importante: garante a admissão na maior parte dos programas universitários do país, que, embora ofereçam cursos em inglês, são muito mais vastos na língua-pátria.

O governo francês anunciou mudanças para 2019 no que diz respeito aos valores dos programas universitários – antes, estudantes internacionais pagavam o mesmo valor cobrado dos locais. Agora, a partir deste ano, o sistema das universidades passa a funcionar da mesma maneira como outros países europeus, com taxas diferentes para estrangeiros. Ainda assim, o custo das anuidades, tanto para o bacharelado quanto para mestrados e doutorados, continua mais em conta do que aquela cobrada em outras nações da Europa.

Além de contar com 13 universidades públicas, incluindo a Université PSL, a mais bem colocada da França em rankings internacionais, Paris também é terra de atrações imperdíveis, como a Torre Eiffel, o museu do Louvre e ponto de partida para o pomposo Palácio de Versalhes. Mas aproveite o intercâmbio para conhecer (e estudar por) todo o país – degustar um vinho na região de Bordeaux, assistir a um filme em Cannes e brindar a sua experiência francesa em Champagne são programas imperdíveis!

Para ler antes de embarcar
Uma Rua de Roma, de Patrick Modiano
Último representante francês a ser celebrado com o Nobel de Literatura, em 2014, o autor lançou o romance em 1978, com o qual conquistou diversos prêmios importantes.

Para ver de perto
Musée Rodin, em Paris
A vida e obra de Auguste Rodin é celebrada no espaço estabelecido na capital francesa em 1919 com mais de 6.600 esculturas, incluindo a icônica “O Pensador”.

Infográfico

Os países que mais recebem turistas no ano:
86,9 milhões – França
81,8 milhões – Espanha
75,9 milhões – Estados Unidos
6,6 milhões – Brasil

Artigos relacionados

Pequenas escolas, grandes vantagens por Merrick Preparatory School

Escrito por by Justin Irwin (Recrutador da Merrick Preparatory School)  Com as milhares de...

Continue lendo

Bye Bye, Brasil: Quer aprender um novo idioma? O intercâmbio é o caminho mais efetivo para chegar lá

O que leva alguém a fazer um intercâmbio? As respostas são muitas (como você irá descobrir ao...

Continue lendo

Malta maravilha: cenário paradisíaco no Mediterrâneo para o seu intercâmbio

Sol, praias paradisíacas e salas de aula bem equipadas: o cenário perfeito no Mediterrâneo para...

Continue lendo

Junte-se à discussão

Eu Fui!

Veja abaixo a opinião de quem já viajou com as associadas Belta.

X