Belta

Expo Just, feira de intercâmbio da JUST Intercâmbios acontece em Sorocaba!

O Anglo Sorocaba será sede da segunda edição da Expo Just, da maior feira de intercâmbio do interior paulista e a única em Sorocaba, realizada pela Just Intercâmbios e Anglo Sorocaba. O evento, que acontece dia 14 de março, das 14h às 20h, na Arena Anglo, contará com mais de 40 expositores internacionais, de países como Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Inglaterra, Suíça, Nova Zelândia, Austrália, Malta, Escócia, Chile, África do Sul e Alemanha.

A primeira edição aconteceu em setembro de 2018, com a visita de mais de 2 mil pessoas. Os interessados devem se inscrever no site www.justintercambios.com.br/expojust e levar, no dia, 1 kg de alimento não perecível, que será doado a instituições carentes. A entrada é gratuita.

O diretor da Just, Allan Mitelmão, ressalta importância pessoal e profissional dessa vivência. “Temos o cuidado desde o início em entender quais são os objetivos, por que a pessoa quer fazer o intercâmbio, quais são os próximos passos que ela quer dar na vida e, consequentemente, esses próximos passos cruzam com a educação internacional.

Cada vez mais vemos multinacionais atuando aqui na região e essas empresas buscam profissionais que tenham vivido fora. Num mundo globalizado como nós vivemos, isso é de um valor muito grande.”

Programação
Haverá um ciclo de palestras – oportunidade para os interessados saberem tudo sobre os programas de seu interesse, além de instituições estrangeiras que oferecem cursos distintos, como: idiomas no exterior, High School (Ensino Médio no exterior), cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, colleges, programas de férias para adolescentes, programas de estudo + trabalho, intercâmbio em família e cursos para pessoas 50+.
Durante o evento, os expositores e parceiros farão sorteios de diversos brindes, além do sorteio do grande prêmio: bolsas de intercâmbio oferecidas pela Just! A Expo Just também terá estacionamento disponível e uma praça de alimentação montada no local.

Por que fazer intercâmbio?
Para Carol Lyra, diretora acadêmica do Anglo Sorocaba e coordenadora do Ensino Médio, colocar Sorocaba no circuito internacional de feiras de intercâmbio é uma grande contribuição da Just e do Anglo para os estudantes da cidade e da região. “A experiência internacional traz para o jovem vivências e aprendizados que são para a vida toda, inserindo-o no contexto de um mundo globalizado e de respeito às diferentes culturas. Além da oportunidade de melhorar um idioma, traz consigo a experiência de autonomia, responsabilidade, respeito à diversidade, abertura de novas rotinas, hábitos e até comidas. ”

De acordo com a Pesquisa Selo Belta Estudantes 2019, os seis destinos de intercâmbio mais procurados são, nesta ordem, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Austrália e Espanha. O interesse parte de jovens entre 18 e 29 anos, que pretendem fazer viagens de período mais curto, que duram, em média, 1 mês ou as que duram 12 meses ou mais.

Entre os motivos da procura por esses destinos estão: realizar o sonho de conhecer países e culturas diferentes, interesse em investir em outros idiomas, viajar e ampliar horizontes, investir em formação internacional, vivenciar uma experiência internacional capaz de conciliar estudo, trabalho e turismo, e importância no currículo.
Outros fatores que também influenciam na decisão, ainda segundo a mesma pesquisa, são: qualidade de vida do país, localização, estilo de vida, atrações culturais, realizar viagem inesquecível e qualidade da segurança pública.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário