Belta

Canadá: o destino mais procurado há mais de 12 anos

O Canadá domina há anos a lista dos destinos mais procurados por brasileiros na hora de realizar o intercâmbio, de acordo com a Pesquisa de Mercado Selo Belta. A supremacia não é por acaso: preços relativamente mais em conta do que outros destinos de língua inglesa,  bilinguismo(o francês também é língua oficial), receptividade calorosa a estudantes estrangeiros (mesmo sendo um dos países mais frios do mundo) e pesados investimentos em educação fazem do país um dos primeiros a serem considerados na hora de estudar no exterior.

São muitos os destinos que atraem estudantes de todo o mundo para mais essa terra da rainha (sim, a monarca Elizabeth II é a chefe de Estado do país!), e por motivos que vão muito além da educação. A francófona Montreal, por exemplo, é a terra do Festival Internacional de Jazz, o maior do mundo dentro do estilo. Por lá, dá para aprender a língua francesa nos vários centros de idioma da cidade e também no dia a dia, já que a cidade é a segunda maior do mundo em número de falantes de francês, atrás apenas de Paris!

Toronto, Vancouver e Calgary também são cidades que você deve levar em conta na hora de planejar o seu intercâmbio no Canadá. Além do forte apelo na área da educação (a Universidade de Toronto, por exemplo, aparece na 21ª posição do Times Higher Education World University Ranking 2019, acompanhada de outras 5 universidades canadenses no top 100 da lista), todas figuram entre os 10 melhores lugares do mundo para se viver em 2018, de acordo com levantamento do braço de inteligência da revista britânica The Economist.

Uma consideração importante: pode ser que você vá ao Canadá para uma temporada de estudos e decida se estabelecer por lá mesmo. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Agência Canadense para a Educação Internacional em 2018, 60% dos estudantes internacionais de ensino superior consultados desejam aplicar para a permanência definitiva no país. Entre os 14 mil alunos que participaram do levantamento, 94% disseram que estavam satisfeitos ou muito satisfeitos com a experiência de educação no Canadá.

Ainda na mesma pesquisa, as principais razões que atraíram os estudantes estrangeiros ao país foram o renome do sistema de educação canadense, a reputação da tolerância e valores da sociedade canadense e a fama do Canadá como um destino seguro. Entende porque tanta gente resolve ter uma experiência de intercâmbio no topo das Américas?

Para ouvir antes de embarcar
Celine Dion
Antes de estourar ao redor do mundo com hits em inglês, a cantora canadense, nascida na província francófona de Quebec, gravou uma série de álbuns cantados em francês.

Para ver de perto
Parque Provincial dos Dinossauros, em Alberta

Patrimônio Mundial da Humanidade, a área guarda um dos maiores e mais diversos acervos de fósseis do mundo, incluindo dinossauros e outras espécies com milhões de anos.

Infográfico
Os destinos mais populares entre brasileiros para o intercâmbio:
1° – Canadá
2° – Estados Unidos
3° – Reino Unido

 

 

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário