Belta

Belta e SEA promovem o IV Congresso Internacional de Turismo Idiomático em parceria com a FAAP

A viagem de intercâmbio pode se tornar ainda mais prazerosa quando o aprendizado do idioma é conciliado com alguma outra atividade de lazer, como prática de esportes radicais, visitas a vinícolas para degustação de vinhos ou até mesmo aulas de dança, como o tango, para quem tem como destino a Argentina. E para apresentar esta e muitas outras oportunidades ao mercado de educação internacional a Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais), em parceria com a FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), realizará o IV Congresso Internacional de Turismo Idiomático, fórum que tem como lema geral “O valor do idioma como recurso turístico, econômico e cultural”.

Os Congressos Internacionais de Turismo Idiomático são iniciativas da Asociación de Centros de Idiomas – SEA de Argentina, entidade que reúne escolas e universidades que trabalham pelo desenvolvimento do turismo acadêmico e cultural. “O evento é muito importante para o setor de educação internacional, principalmente por proporcionar a troca de experiências e conhecimentos entre os profissionais do setor. Além disso, a quarta edição do fórum promoverá a importância do aprendizado do português como idioma estrangeiro e a divulgação dos programas de espanhol oferecidos nos mais diversos destinos da América Latina”, destaca o presidente da Belta, Carlos Robles.

A quarta edição do Congresso ocorreu pela primeira vez no Brasil.

Será realizado na cidade de São Paulo, entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro. A cerimônia de abertura aconteceu no dia 23 de abril.

“Nos últimos anos o Brasil se transformou em um dos principais mercados emissivos de estudantes e este é um dos motivos que fez o país ser eleito como sede do IV Congresso Internacional de Turismo Idiomático”, diz Marcelo Garcia, presidente da SEA. Garcia ainda comenta: “A Argentina recebe muito estudantes brasileiros, tanto que o Brasil já superou o número de estudantes de outras nacionalidades que historicamente ocuparam as primeiras posições como França, Itália e Alemanha”. Atualmente o Brasil só fica atrás dos EUA, que envia uma quantia maior de estudantes.

Com base no subtema “Português e Espanhol, idiomas para a mobilidade e integração”, serão pautadas estratégias e planos para que o Brasil se mantenha como emissor e receptor de estudante. Além disso, também serão abordados assuntos referentes à importância do aprendizado de outro idioma, análise de mercados emissores, turismo educacional e destinos turísticos, o ensino do português e espanhol e também a formação de parcerias com universidades, escolas, operadores turísticos e organizações governamentais e não governamentais.

Curso de português tem grande procura por estudantes internacionais. O FAAP Global Connection, núcleo de idiomas da Fundação Armando Alvares Penteado, oferece desde 2005 o curso de Português para Estrangeiros. No início, contava apenas com seis alunos e uma única turma. Atualmente, vêm de todas as partes do mundo mais de 100 alunos por semestre e várias modalidades são oferecidas: cursos intensivos (cinco semanas), extensivos (cinco meses), CELPE-BRAS (curso preparatório para o teste de proficiência), aulas individuais e customizadas.

Silvia Burim, coordenadora do Departamento, explica que o sucesso do curso se deve a sua estrutura. “O curso de português da FAAP tem ampla carga horária e se diferencia por oferecer aulas que envolvem o cotidiano do brasileiro, como passeios culturais, culinária, e introdução à cultura e literatura brasileira, o que o torna muito mais completo”, comenta.

Além de português para estrangeiros, a FAAP oferece ainda outros cursos de idiomas, tais como: preparatórios (IELTS, TOEFL iBT), espanhol, inglês e mandarim. Este último por meio do Instituto Confúcio para Negócios FAAP.

IV Congresso Internacional de Turismo Idiomático
Evento: de 29 de setembro a 2 de outubro, 2013
Local: FAAP – Rua Alagoas, 903 – São Paulo
Mais informações: [email protected]

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário