Belta

Argentina: não poupa esforços quando o assunto é educação

País onde está o pico mais alto das Américas (Aconcágua, com quase 7 mil metros), nação que conta com a cidade mais ao sul do planeta (Ushuaia), território de parte da Patagônia e berço do Papa Francisco. A Argentina é um país abençoado por belezas naturais, mas também não poupa esforços quando o assunto é educação.

O fato de 90 mil alunos estrangeiros desembarcarem anualmente por lá – apenas o Uruguai recebe mais estudantes de fora na América do Sul – é um grande indicativo do porquê você deveria considerar um intercâmbio entre os hermanos. Seja para aprender o espanhol, seja para ir à universidade, cruzar a nossa fronteira para estudar é um ótimo negócio!

A Universidade de Buenos Aires é a melhor do país e uma das melhores da América Latina, de acordo com rankings internacionais. O sucesso do sistema de ensino e pesquisa da instituição tem respaldo na história: 4 dos 5 laureados da Argentina ao prêmio Nobel passaram por lá, incluindo Carlos Saavedra Lamas, que foi presidente do espaço e o primeiro vencedor da honraria na América Latina, detentor do Nobel da Paz de 1936.

Mais do que um centro de referência de ensino, Buenos Aires é o coração pulsante da Argentina. Da boemia dos restaurantes e bares de Palermo ao horizonte das construções modernas e badalação de Puerto Madero, passando pelas cores de La Boca e a histórica San Telmo, a chamada “Paris da América do Sul” tem atrações para todos os gostos e bolsos.

Outros centros urbanos prontos para receberem estudantes internacionais são Bariloche, Mendoza e Córdoba, todos com um custo de vida mais em conta do que na capital. Além do idioma, um grande contraste entre Argentina e Brasil se dá nas regiões mais frias do país portenho. Portanto, que tal aproveitar sua temporada no país para aprender espanhol – ou, quem sabe, conquistar um diploma universitário – e curtir alguns esportes sobre a neve?

Para ler antes de embarcar
Os Argentinos, de Ariel Palacios
O jornalista, há décadas correspondente na Argentina, traça um retrato dos costumes, da cultura e da história de nossos vizinhos portenhos.

Para ver de perto
Parque Nacional Iberá, em Corrientes
Criado em 2018, a área protegida totaliza quase 160 mil hectares e conta com cerca de 4 mil espécies de flora e fauna, equivalente a 30% de todas as espécies argentinas.

Infográfico

Os países da América Latina com a maior quantidade de prêmios Nobel:

5 – Argentina
3 – México
2 – Chile / Colômbia
0 – Brasil

 

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário