Blog

Fique por dentro

Argentina: não poupa esforços quando o assunto é educação

Argentina: não poupa esforços quando o assunto é educação

País onde está o pico mais alto das Américas (Aconcágua, com quase 7 mil metros), nação que conta com a cidade mais ao sul do planeta (Ushuaia), território de parte da Patagônia e berço do Papa Francisco. A Argentina é um país abençoado por belezas naturais, mas também não poupa esforços quando o assunto é educação.

O fato de 90 mil alunos estrangeiros desembarcarem anualmente por lá – apenas o Uruguai recebe mais estudantes de fora na América do Sul – é um grande indicativo do porquê você deveria considerar um intercâmbio entre os hermanos. Seja para aprender o espanhol, seja para ir à universidade, cruzar a nossa fronteira para estudar é um ótimo negócio!

A Universidade de Buenos Aires é a melhor do país e uma das melhores da América Latina, de acordo com rankings internacionais. O sucesso do sistema de ensino e pesquisa da instituição tem respaldo na história: 4 dos 5 laureados da Argentina ao prêmio Nobel passaram por lá, incluindo Carlos Saavedra Lamas, que foi presidente do espaço e o primeiro vencedor da honraria na América Latina, detentor do Nobel da Paz de 1936.

Mais do que um centro de referência de ensino, Buenos Aires é o coração pulsante da Argentina. Da boemia dos restaurantes e bares de Palermo ao horizonte das construções modernas e badalação de Puerto Madero, passando pelas cores de La Boca e a histórica San Telmo, a chamada “Paris da América do Sul” tem atrações para todos os gostos e bolsos.

Outros centros urbanos prontos para receberem estudantes internacionais são Bariloche, Mendoza e Córdoba, todos com um custo de vida mais em conta do que na capital. Além do idioma, um grande contraste entre Argentina e Brasil se dá nas regiões mais frias do país portenho. Portanto, que tal aproveitar sua temporada no país para aprender espanhol – ou, quem sabe, conquistar um diploma universitário – e curtir alguns esportes sobre a neve?

Para ler antes de embarcar
Os Argentinos, de Ariel Palacios
O jornalista, há décadas correspondente na Argentina, traça um retrato dos costumes, da cultura e da história de nossos vizinhos portenhos.

Para ver de perto
Parque Nacional Iberá, em Corrientes
Criado em 2018, a área protegida totaliza quase 160 mil hectares e conta com cerca de 4 mil espécies de flora e fauna, equivalente a 30% de todas as espécies argentinas.

Infográfico

Os países da América Latina com a maior quantidade de prêmios Nobel:

5 – Argentina
3 – México
2 – Chile / Colômbia
0 – Brasil

 

Artigos relacionados

Holanda: uma experiência nos Países Baixos

O holandês está longe de ser um dos idiomas mais populares do mundo, já que a chamada língua...

Continue lendo

5 dicas para planejar o seu intercâmbio em 2020

365 mil brasileiros embarcaram em 2018 para fazerem intercâmbio contra 302 mil em 2017, um aumento...

Continue lendo

Relatos de quem já fez intercâmbio

Um intercâmbio serve a vários propósitos. Descubra qual é o seu a partir dos relatos de quem...

Continue lendo

Junte-se à discussão

Eu Fui!

Veja abaixo a opinião de quem já viajou com as associadas Belta.

X