Belta

Holanda: uma experiência nos Países Baixos

O holandês está longe de ser um dos idiomas mais populares do mundo, já que a chamada língua neerlandesa, que também engloba o flamenco falado na Bélgica, não é amplamente difundida ao redor do globo. Aprendê-la na Holanda pode garantir alguns pontos no mundo corporativo – Heineken, Shell e Philips são algumas das multinacionais fundadas e que mantêm as suas sedes por lá – mas ir ao país para estudar inglês é o que de fato faz com que milhares de estudantes de todo o mundo tenham uma experiência nos Países Baixos.

Entre 2017 e 2018, mais de 122 mil estudantes internacionais passaram pelos centros holandeses de ensino superior. Em termos práticos, isso quer dizer que um a cada 8 alunos das universidades do país veio do exterior. Nada é por acaso: são mais de 2,1 mil programas para estrangeiros, a maior oferta de cursos em inglês oferecida em toda a Europa continental.

O ensino superior na Holanda é dividido em centros de educação focados em pesquisa, onde o mestrado e o doutorado são os caminhos naturais, e em institutos voltados à educação profissional, nos quais a teoria é aplicada na prática por meio de estágios obrigatórios e o aluno está pronto para atuar no mercado de trabalho. Os cursos nas áreas de Economia e Negócios estão entre os mais populares entre os estudantes estrangeiros.

Doze das 200 melhores universidades do mundo, segundo o Times Higher Education World University Rankings 2019, estão localizadas na Holanda. Outras listas endossam a vontade de qualquer estrangeiro de curtir uma temporada de estudos no país, top 10 em rankings como o de melhores países do planeta para se viver e o de países mais felizes. Amsterdã, a maior cidade, figura na liderança entre as melhores da atualidade para Millennials viverem.

Fora de sala de aula, dá pra viver tranquilamente tendo apenas o inglês na ponta da língua, já que vários levantamentos apontam que mais de 90% da população é capaz de se comunicar no idioma. A única questão é que talvez você tenha que falar com os locais sempre olhando para o alto. De acordo com um estudo publicado pelo jornal britânico The Telegraph, a população holandesa tem a maior média de altura do mundo! No geral, os homens apresentam 1,83 m, e as mulheres, 1,69 m. Uma terra de gigantes!

Para ler antes de embarcar
Van Gogh: A Vida, de Steven Naifeh e Gregory White Smith
A vida e trajetória do pintor, um dos maiores da história da arte e patrimônio holandês ao lado de Piet Mondrian e Rembrandt, é contada nessa extensa e premiada biografia.

Para ver de perto
Moinhos de Kinderdijk, em Alblasserdam
A área que reúne 19 estruturas construídas em meados do século XVIII é um dos destinos mais populares do país e figura na lista de Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

Infográfico
Os países com a média de homens mais altos do mundo:

1,838 m – Holanda
1,832 m – Montenegro
1,826 m – Dinamarca
1,731 m – Brasil

 

 

 

 

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário