
- Moeda:Yuan
- Comércio:das 9h às 19h
- Temperatura:-10 a 1ºC no inverno e de 17a 30ºC no verão
- Banco e Agências de câmbio:das 8h30h às 16h (seg a sex)
- Embaixada do Brasil:(008610) 6532 2881
- Embaixada em Brasília:(61) 2195-8200
- Consulado em São Paulo:(11) 3082-9877
O mandarim, a língua mais popular das mais de 300 faladas em território chinês, pode ser bem complexa para aprender e entender graças ao seu sistema milenar de caractéres, com mais de 20 mil opções em uso. Ironicamente, são os números que fazem entender por que falar o idioma pode ser tão vantajoso em um futuro não muito distante.
De acordo com relatório lançado em ‘20 pelo Centre for Economics and Business Research, a China deve ultrapassar os Estados Unidos como a maior economia do mundo já em 2028, cinco anos antes do esperado. A relação com o Brasil já é superlativa desde 2009, quando o país asiático assumiu dos americanos o posto de nosso maior parceiro comercial. Nada mal para uma nação cuja parcela do PIB global cresceu de 3,6% em 2000 para 17,8% em 2019.
A grandiosidade chinesa tem como uma de suas bases o investimento em educação, e o alcance global de suas universidades dizem muito sobre o progresso. O país é casa das duas instituições mais bem conceituadas do continente asiático, as universidades de Tsinghua e Pequim, que ocupam as posições 23 e 24, respectivamente, no ranking de melhores do mundo da Times Higher Education, e puxam uma lista crescente de centros de educação superior que cada vez mais ganham prestígio dentro da comunidade acadêmica.
Se estudar em mandarim não está no seu escopo de metas, saiba que as melhores universidades da China já oferecem uma série de programas em inglês de mestrado e doutorado. Contudo, vale a pena considerar o aprendizado do putonghuaI, como é chamada a língua no original. Afinal, conversar com a maior população do mundo – e, por tabela, no idioma mais falado do planeta – é algo que definitivamente vai abrir portas no futuro. E uma viagem de estudos para a China é a chave para chegar a esse lugar!