Belta

CHINA

Em vias de se tornar a maior potência econômica do planeta em um futuro próximo, a China sabe bem como o investimento em educação é um dos motores do seu crescimento. Políticas à parte, o importante é: você pode usufruir de todo esse potencial, cujo destaque são as cada vez mais reconhecidas universidades do país, em um intercâmbio para o gigante asiático.

Informações importantes

  • Moeda

    REMIMBI

  • Temperatura

    VERÃO: 17/30ºC - INVERNO: -10/1ºC

  • Embaixada do Brasil

    (008610) 6532 2881

  • Embaixada em Brasília

    (61) 2195-8200

  • Site Oficial

    http://saopaulo.china-consulate.gov.cn/pl/

  • Consulado em São Paulo

    (11) 3069-9895

Raio-X

Nome Oficial: República Popular da China 
Capital: Pequim  
Área: 9.596 milhões km(quinto maior território do mundo)
População: 1,4 bilhão
Principais cidades: Pequim, Xangai, Tianjin, Xunquim, Guangzhou

Um pouco mais sobre o país:

Fluxos de estudantes internacionais para a China não são novos – há 2 mil anos, povos do leste asiático e do Oriente Médio já chegavam ao país para aprender as novidades de um mundo pouco interligado. Hoje, por volta de meio milhão de estrangeiros escolhem as universidades chinesas para seguir com a educação do ensino superior, indo do bacharelado ao doutorado.

É verdade que imensa maioria dos programas é inteiramente ensinada em mandarim, a língua mais popular das 300 faladas em território chinês. O que poderia ser um obstáculo, contudo, pode ser apenas mais um degrau para o sucesso – afinal, comunicar-se com a maior população do planeta pode ter muitas vantagens culturais e profissionais, principalmente para brasileiros. Há anos a China, lar de uma série de empresas globais, é o maior parceiro comercial do Brasil.

 

O putonghuaI – como é chamado o mandarim no original – ajuda a abrir as portas para centros de ensino e de pesquisa como as universidades de Tsinghua e de Peking, as mais bem-colocadas do país em rankings internacionais, presentes no top 20 das listas de referência. Ambas puxam uma lista crescente de instituições que, ano após ano, ganham cada vez mais apelo e relevância internacional. Um intercâmbio para a China é uma ótima forma de se integrar a essa onda.

Curiosidades

  • Yue, Wu, Mibei, Minnan, Xiang e Gan são outros idiomas falados em território chinês
  • Via de regra, as celebrações do Ano Novo Chinês, que movem milhões de pessoas pelo país durante janeiro ou fevereiro, duram 15 dias
  • O ano é nomeado a partir de um dos animais do zodíaco chinês – 2022 é o ano do tigre

Prato Típico

Zongzi: O prato é feito com arroz glutinoso e recebe temperos como gengibre, vinho amarelo de arroz, molho de soja e óleo de pimenta. O alimento é enrolado em folhas de cana normalmente.

 

Imperdível!

O elevador panorâmico Bailong, na região de Wulingyuan, carrega visitantes a uma altura de 300 metros até o topo de um penhasco em meio à natureza selvagem

Galeria