Belta

Irlanda

A instituição de ensino mais antiga da Irlanda, a Trinity College Dublin, foi fundada em 1592 –  dado que oferece pistas para entender a importância histórica dada à educação no país. A partir daí, é fácil deduzir porque mais de 35 mil estudantes estrangeiros de pelo menos 161 nações passam anualmente por lá para ampliar os conhecimentos, do aprendizado do inglês até os cursos de pós-graduação nas renomadas universidades locais.

“Estudei jornalismo na Mary Immaculate College, em Limerick, por dois semestres”, relembra Luíza Giombelli sobre sua experiência no país. “Tive a oportunidade incrível de aprender com alguns dos melhores professores que já tive e ter um gostinho do que é a vida na Irlanda. A estrutura da universidade é maravilhosa e as aulas ofertadas ainda mais”.

O cenário completo para quem busca a Irlanda como destino de intercâmbio é ainda mais empolgante. Base europeia de operações de gigantes da tecnologia, como o Google, o Facebook e o Linkedin, o país é dono de uma economia vibrante e com o foco no futuro. Jovens são atraídos não apenas pelas oportunidades como também pela atmosfera cosmopolita de cidades como Dublin, uma capital que reúne agito, serviços, belezas e uma cultura singular, que ganha gosto e sabor aos goles de um pint de Guiness, um patrimônio local. “Não há como não se apaixonar pelo país”, atesta Luíza. “As pessoas são acolhedoras e não há nada como a atmosfera de um pub irlandês em dia de partida de rugby ou hurling: é contagiante!

A pesquisa de mercado Selo Belta de 2016 aponta que a terra de bandas como U2, Thin Lizzy e Cranberries é o destino mais procurado por estudantes brasileiros na Europa. A qualidade do ensino, tanto no nível universitário quanto nos centros de ensino de inglês, e o custo de vida mais em conta que nos países vizinhos são alguns dos fatores que ajudam a entender a escolha da Irlanda para uma temporada de estudos fora do Brasil.

Outros detalhes importantes fazem da Irlanda ser uma ótima pedida para quem busca ter uma experiência de estudos internacional. A nação foi eleita em 2010 a mais amigável do mundo pela publicação Lonely Planet – reputação fácil de compreender a partir de uma conversa com várias pessoas que já estiveram por lá. No chamado Global Peace Index, que avalia o nível de segurança dos países de todo o globo, a Irlanda aparece na 12ª colocação. Já o índice de desenvolvimento humano nacional está entre os 10 mais altos do planeta.

Em meio a isso tudo, outras vantagens: para curtas temporadas, inferiores a 3 meses, não é necessário a emissão de nenhum visto específico para estudar na Irlanda. Por outro lado, os formados em um curso superior no país podem requerer a permissão para passar até 1 ano em terras irlandesas na busca de uma colocação no mercado de trabalho.

 

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário