Belta

COSTA RICA

 

A Costa Rica é um dos lugares mais interessantes do mundo para se fazer intercâmbio. É a democracia mais antiga da América Central e muito conhecida por suas belezas naturais e pelo seu povo extremamente hospitaleiro.

Informações importantes

  • Moeda

    COLÓN COSTA-RIQUENHO

  • Temperatura

    11 °C A 31 °C

  • Embaixada do Brasil

    +506 4800-1960

  • Embaixada em Brasília

    (61) 3326-2186

  • Site Oficial

    https://www.visitcostarica.com/pt

  • Consulado em São Paulo

    (11) 3062-9743

Raio-X

Nome Oficial: República da Costa Rica
Capital: San José
Área: 51.179 km²
População: 5,094 milhões
Principais cidades: San José, Monteverde, Puerto Viejo de Talamanca e Liberia

Um pouco mais sobre o país:

A Costa Rica é um país famoso pela sua ecologia e oferece uma grande variedade cenários e atividades.

O interessante de se estudar na Costa Rica é que é possível escolher entre aprender espanhol e inglês, podendo ser os dois idiomas ao mesmo tempo. Há uma grande facilidade para se entrar no país, além de oferecer um custo de vida mais baixo para o estudante.

O país tem apresentado desempenho favorável no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), situando-se no 68º lugar no mundo em 2019, entre os mais altos de todos os países da América Latina.[13] Também foi citado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) como tendo atingido um desenvolvimento humano muito maior do que outros países nos mesmos níveis de renda, com o maior recorde em desenvolvimento humano e desigualdade do que a média da região.

 A Costa Rica também tem políticas ambientais progressistas. É o único país a cumprir todos os cinco critérios do PNUD estabelecidos para medir a sustentabilidade ambiental e ocupa a terceira posição nas Américas em relação ao Índice de Desempenho Ambiental. A nação foi duas vezes classificada como o país com melhor desempenho no Índice Happy Planet da New Economics Foundation (NEF), que mede a sustentabilidade ambiental, e foi identificado pela NEF como o país mais verde do mundo em 2009.

Na edição de 2021 do Relatório Mundial de Felicidade, a Costa Rica ocupou o 16º lugar, sendo assim o país latino-americano mais bem colocado nessa lista. Este relatório consiste numa medição de felicidade elaborado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Vale mencionar que já faz alguns anos que o país tem ocupado boas posições no ranking de felicidade.

 

Curiosidades

  • 99% da energia da Costa Rica provem de fontes renováveis, sendo as cinco principais: hidrelétrica, eólica, geotérmica, biomassa e solar.  
  • 25% do território da Costa Rica é composto por áreas protegidas: são 27 parques nacionais, 58 refúgios de vida silvestre, 11 reservas florestais, entre outras zonas de preservação. 
  • Nem aves coloridas, nem macacos… o animal que é o símbolo nacional da Costa Rica é o cariacu, um veado que se assemelha ao personagem Bambi. É chamado de “venado cola blanca” em espanhol.

Prato Típico

Gallo Pinto: Geralmente servido como café da manhã, o prato é composto por arroz e feijão, misturados e fritos, acompanhados também de um molho de vegetais.

Imperdível!

A aproximadamente 500 km do litoral de Costa Rica, está a Ilha do Coco, que também é considerada parte do território do país e é um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO. 

Galeria