Blog

Fique por dentro

Suíça: o melhor país do mundo

Suíça: o melhor país do mundo

O melhor país do mundo. Essa é a avaliação da Suíça no U.S. News & World Report 2018, ranking da publicação americana que, em conjunto com a Universidade da Pennsylvania e a consultoria global Y&R, pesquisou junto a 21 mil pessoas a percepção pública de nações em 65 campos. Em 3 anos de levantamento, a Suíça faturou 2 vezes o primeiro lugar!

Famoso por seus queijos, chocolates e relógios, o país também tem reputação global na área da educação para estrangeiros. Os colégios suíços que abrem as suas portas a alunos de todo o mundo para o high school, muitos dos quais sob o regime boarding school (no qual o aluno vive nas dependências da escola), estão entre os mais prestigiosos e exclusivos do mundo – membros das mais diversas famílias reais completaram os estudos por lá.

A qualidade do ensino segue um padrão de excelência do ensino médio ao superior. O país emplacou 7 universidades entre as melhores do mundo em 2019, de acordo com o QS World University Ranking – entre elas, a ETH Zurich no 10° lugar, a melhor colocação de uma universidade fora do eixo EUA – Reino Unido no levantamento. Consequentemente, pesquisadores encontram um ambiente fértil na Suíça, uma das nações do mundo com mais laureados pelo prêmio Nobel e com mais patentes registradas per capita do planeta.

Não são apenas os centros de ensino que fazem da Suíça um destino ideal para uma temporada de intercâmbio. Com a maior parte do território nos Alpes, o país é cheio de belezas naturais, que vão do pico Matterhorn, a inspiração do formato triangular do chocolate Toblerone, à região de Jungfrau, cuja cadeia de montanhas é destino certo para quem quer arriscar voltas – e eventuais tombos – em seus 200 km de pistas de esqui.

Alemão, francês e italiano, além do romanche, são as línguas oficiais do país, cada uma falada de forma hegemônica em determinadas regiões. Mas independente do idioma que será usado em seu dia a dia e na sala de aula – o inglês aparece como opção em alguns cursos –, saiba que a Suíça está de portas e de braços abertos para receber você!

Para ouvir antes de embarcar
Liricas Analas

O coletivo de hip-hop foi o primeiro grupo suíço a lançar um disco de rap cantado em romanche, uma das línguas oficiais da Suíça, que é falada por menos de 1% da população.

Para ver de perto
Os 3 castelos de Bellinzona
Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, as construções – Castelgrande, Montebello e Sasso Corbaro – e as muralhas são a principal atração do Cantão de Ticino.

Infográfico
Os melhores países do mundo em 2018:
1° – Suíça
2° – Canadá
3° – Alemanha
29° – Brasil

Artigos relacionados

Reino Unido: um dos destinos mais cobiçados de intercâmbio

Você deve ter ouvido falar bastante do Reino Unido nos últimos tempos em decorrência do chamado...

Continue lendo

Os serviços indispensáveis para fazer seu intercâmbio acontecer

Já escolheu o destino e o curso da viagem de estudos? Chegou o momento de lidar com algumas...

Continue lendo

Belta participa da EduExpos, maior feira de intercâmbio!

Os interessados em estudar no exterior têm duas ótimas feiras para visitar em setembro. A...

Continue lendo

Junte-se à discussão

Eu Fui!

Veja abaixo a opinião de quem já viajou com as associadas Belta.

X