Belta

Setor de intercâmbio fecha 2019 com 12% no aumento do faturamento

Belta, Única Associação de Agências de Intercâmbio no país, traz projeção de receita e números na procura dos brasileiros por intercâmbio

A pesquisa Selo Belta realizada com 522 agências de intercâmbio mostrou, em Abril desse ano, a movimentação financeira do mercado de educação internacional em 2018. A cifra bateu 1,2 bilhão de dólares. Apesar da variação cambial que o nosso país enfrentou e enfrenta neste ano de 2019, em especial o dólar, que chegou a R$ 4,027 (maior valor nominal  da história – sem contar a inflação), a procura pelos brasileiros por intercâmbio cresceu.

“ Ter uma experiência internacional não se limita mais aos que tem uma faixa de renda alta. Com planejamento é possível qualquer pessoa fazer um intercâmbio. Além disso, não se trata apenas do desejo de crescer como ser humano. Muitas empresas olham de forma diferenciada para quem teve uma vivência lá fora e quem quer continuar a desbravar outras culturas, idiomas e conhecer outros valores. É a valorização da experiência dentro e fora dos conglomerados. Isso justifica, mesmo com a alta do dólar, a continuidade de emissões de intercambistas para países que tem a moeda”, explica Maura Leão, presidente da Belta (Associação das Agências de Intercâmbio no Brasil).

De acordo com as Coordenadorias regionais da Belta, o aumento no faturamento em 2019 será de 12%. Enquanto, no ano de 2018, foi movimentado 1,2 bilhão de dólares, esse ano o crescimento será de 12%. Isso é reflexo do aumento na procura pelos brasileiros(a) por intercâmbio. Em 2018, 365 mil estudantes embarcaram para fazerem curso de idiomas, cursos de idiomas combinado com trabalho, graduações, entre outras modalidades de intercâmbio. A projeção no aumento da procura é de 27%. Podendo a chegar a 460 mil intercambistas em 2019.

As previsões divulgadas nesse balanço da receita/faturamento e número de intercambistas que embarcaram, apurado com as Coordenadorias Belta, serão corroboradas em Abril de 2020. No mês 04 teremos a divulgacão oficial da Pesquisa Selo Belta referente ao comportamento do intercambista em 2019. Nessa próxima pesquisa, o número de agências respondentes será de mais de 600 (Entre agências Selo Belta e não Belta). Na pesquisa, além de trazermos os dados oficiais do faturamento, número de intercambistas, países mais procurados, trazemos também um recorte por região do país. Apontando os tipos de intercâmbio feito por cada região, faixa etária, gênero, entre outros dados.

“No final do ano, muitas pessoas listam os seus objetivos para 2020. Um deles é viajar e se especializar. É isso que o intercâmbio proporciona. Sempre indicamos a esses indivíduos checarem a idoneidade das agências que pretendem contratar para realizar esse sonho. Nós, da Belta, temos a responsabilidade de checar a saúde financeira e ética das agências. Por isso que certificamos com o o Selo Belta apenas as companhias crédulas. Para não ter “dor de cabeça”em 2020 recomendamos entrar no site da Belta e checar se a agência é certificada. Isso traz segurança na contratação do seu intercâmbio em 2020”, finaliza Maura Leão, presidente.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário