Belta

Reino Unido: um dos destinos mais cobiçados de intercâmbio

Você deve ter ouvido falar bastante do Reino Unido nos últimos tempos em decorrência do chamado Brexit, o processo de saída do país da União Europeia. Indefinições políticas à parte, uma certeza permanece: o reino da Rainha Elizabeth II segue como um dos sistemas educacionais mais prestigiados do mundo e dos destinos mais cobiçados de intercâmbio.

O país aparece na terceira posição entre os mais buscados por brasileiros para uma viagem de estudos, aponta a Pesquisa de Mercado Selo Belta 2018. As quatro nações que formam o Reino Unido – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte – recebem estudantes de todo o mundo em seus centros de idioma, escolas para o high school e universidades, que dão o tom multicultural que reina em muitas cidades. De acordo com os dados mais recentes, 19% dos estudantes matriculados no ensino superior do país são estrangeiros.

O apelo do ensino superior britânico com o restante do mundo é amparado por rankings internacionais de educação. No Times Higher Education World University Rankings 2019, a Universidade de Oxford e a Universidade de Cambridge ocupam, respectivamente, o 1° e o 2° lugar na lista de melhores do planeta. O top 20 ganha também a presença da Imperial College London e da UCL, ambas sediadas em Londres há mais de uma centena de anos.

A capital britânica também é medalha de ouro no levantamento de melhores cidades do mundo, segundo o ranking de 2018 World’s Best Cities, da consultoria Resonance. Fatores como apelo multiétnico da cidade, além de sua vida noturna, gastronomia, atrações culturais e, claro, o segmento da educação (são mais de 40 instituições de ensino superior!), deram à chamada “capital das capitais” o título na pesquisa.

Mas lembre-se: o Reino Unido não se resume à sua capital. Cidades inglesas como Manchester e Liverpool apresentam, em menor escala, todas as benesses de Londres, enquanto Edimburgo e Glasgow aparecem como equivalentes escoceses, em um país onde a riqueza histórica e paisagens verdejantes (além do whisky, claro!) são joias britânicas. A natureza no País de Gales também é destaque, tal como na idílica Irlanda do Norte.

Para ouvir antes de embarcar
British Invasion
Beatles, Rolling Stones, The Who, The Animals… em 1960, as bandas britânicas invadiram a América e dominaram o mundo da música, deixando um legado eterno no campo da música.

Pare ver de perto
Titanic Belfast, na Irlanda do Norte
O gigantesco espaço presente no antigo estaleiro onde foi construído o Titanic, em Belfast, dá todos os detalhes da história do transatlântico mais famoso da história.

Melhores cidades do mundo em 2018:
1° – Londres (Reino Unido)
2° – Paris (França)
3° – Nova York
84° – São Paulo

 

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário