Blog

Fique por dentro

Reino Unido: um dos destinos mais cobiçados de intercâmbio

Reino Unido: um dos destinos mais cobiçados de intercâmbio

Você deve ter ouvido falar bastante do Reino Unido nos últimos tempos em decorrência do chamado Brexit, o processo de saída do país da União Europeia. Indefinições políticas à parte, uma certeza permanece: o reino da Rainha Elizabeth II segue como um dos sistemas educacionais mais prestigiados do mundo e dos destinos mais cobiçados de intercâmbio.

O país aparece na terceira posição entre os mais buscados por brasileiros para uma viagem de estudos, aponta a Pesquisa de Mercado Selo Belta 2018. As quatro nações que formam o Reino Unido – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte – recebem estudantes de todo o mundo em seus centros de idioma, escolas para o high school e universidades, que dão o tom multicultural que reina em muitas cidades. De acordo com os dados mais recentes, 19% dos estudantes matriculados no ensino superior do país são estrangeiros.

O apelo do ensino superior britânico com o restante do mundo é amparado por rankings internacionais de educação. No Times Higher Education World University Rankings 2019, a Universidade de Oxford e a Universidade de Cambridge ocupam, respectivamente, o 1° e o 2° lugar na lista de melhores do planeta. O top 20 ganha também a presença da Imperial College London e da UCL, ambas sediadas em Londres há mais de uma centena de anos.

A capital britânica também é medalha de ouro no levantamento de melhores cidades do mundo, segundo o ranking de 2018 World’s Best Cities, da consultoria Resonance. Fatores como apelo multiétnico da cidade, além de sua vida noturna, gastronomia, atrações culturais e, claro, o segmento da educação (são mais de 40 instituições de ensino superior!), deram à chamada “capital das capitais” o título na pesquisa.

Mas lembre-se: o Reino Unido não se resume à sua capital. Cidades inglesas como Manchester e Liverpool apresentam, em menor escala, todas as benesses de Londres, enquanto Edimburgo e Glasgow aparecem como equivalentes escoceses, em um país onde a riqueza histórica e paisagens verdejantes (além do whisky, claro!) são joias britânicas. A natureza no País de Gales também é destaque, tal como na idílica Irlanda do Norte.

Para ouvir antes de embarcar
British Invasion
Beatles, Rolling Stones, The Who, The Animals… em 1960, as bandas britânicas invadiram a América e dominaram o mundo da música, deixando um legado eterno no campo da música.

Pare ver de perto
Titanic Belfast, na Irlanda do Norte
O gigantesco espaço presente no antigo estaleiro onde foi construído o Titanic, em Belfast, dá todos os detalhes da história do transatlântico mais famoso da história.

Melhores cidades do mundo em 2018:
1° – Londres (Reino Unido)
2° – Paris (França)
3° – Nova York
84° – São Paulo

 

Artigos relacionados

Suíça: o melhor país do mundo

O melhor país do mundo. Essa é a avaliação da Suíça no U.S. News & World Report 2018,...

Continue lendo

Os serviços indispensáveis para fazer seu intercâmbio acontecer

Já escolheu o destino e o curso da viagem de estudos? Chegou o momento de lidar com algumas...

Continue lendo

Belta participa da EduExpos, maior feira de intercâmbio!

Os interessados em estudar no exterior têm duas ótimas feiras para visitar em setembro. A...

Continue lendo

Junte-se à discussão

Eu Fui!

Veja abaixo a opinião de quem já viajou com as associadas Belta.

X