Belta

SUÍÇA

Não são apenas os queijos e os chocolates suíços que carregam um selo de qualidade de reconhecimento internacional graças a sua origem. O campo da educação do país brilha assim como suas principais iguarias de exportação, e um intercâmbio para essa pequena nação europeia pode render muitos frutos, independente da fase da vida de estudos.

Informações importantes

  • Moeda

    FRANCO SUÍÇO

  • Temperatura

    VERÃO: 15/ 21ºC - INVERNO: -2/ 8ºC

  • Embaixada do Brasil

    044 206 9020

  • Embaixada em Brasília

    (61) 3443-5500

  • Site Oficial

    www.eda.admin.ch/countries/brazil/pt

  • Consulado em São Paulo

    (11) 3372-8200

Raio-X

Nome Oficial: Confederação Suíça   
Capital: Berna
Área: 41 mil km2(pouco menor que o estado do Rio de Janeiro)
População: 58,8 milhões
Principais cidades: Zurique, Genebra, Basel, Lausanne, Berna

Um pouco mais sobre o país:

Jovens de todo o mundo usufruem da qualidade das tradicionais boarding schools suíças, que recebem desde membros de diversas famílias reais até possíveis futuros CEOs e pesquisadores de renome. Uma temporada de high school nas escolas do país também é uma opção em aberto, a ser explorada de acordo com os tipos de programas – e o investimento a ser feito.

Da adolescência aos primeiros passos na vida adulta, o ensino superior na Suíça mantém o patamar de qualidade do sistema de educação do país. A ETH Zurich e a EPFL, de Lausanne, são os maiores expoentes do pequeno cenário acadêmico (existem apenas 12 universidades) no país, aparecendo nas posições 6 e 14, respectivamente, do QS World University Rankings 2022.

O fato de o país ser lar (tanto de origem e nascimento quanto de criação ou de trajetória acadêmica) de 30 vencedores do prêmio Nobel nas mais diversas categorias diz muito sobre a força suíça em pesquisa e desenvolvimento. Outra característica que define bem o espírito da nação é a quantidade de organizações internacionais que nasceram ou escolheram a Suíça como centro de operações – da FIFA ao Comitê Olímpico, da Organização Mundial da Saúde à Cruz Vermelha. Já pensou em se desenvolver em um ambiente assim? Essa é a Suíça!

Curiosidades

  • O canivete, o papel alumínio, o absinto e o velcro são invenções suíças
  • Mais de 7 mil lagos pontuam o território do país, sendo o lago de Genebra o maior
  • Francês, alemão, italiano e romanche são os quatro idiomas oficiais da Suíça

Prato Típico

Fondue: é um prato normalmente feito à base de queijo e chocolate, mas pode também pode ser com carne e outros ingredientes. A palavra é uma flexão feminina para o verbo “fundir”, algo como “fundido” ou “derretido”.

Imperdível!

O Chateau de Chillon, em Montreux, fica às margens do Lago de Genebra, e a fortaleza erguida no século 12 virou personagem de escritores como Victor Hugo, Lord Byron e Rousseau

Galeria