Belta

PORTUGAL

Há anos Portugal é destino certo de celebridades de Hollywood a europeus bem-sucedidos que buscam viver em um lugar cheio de belezas naturais, clima agradável durante a maior parte do ano e baixo custo de vida comparado aos grandes centros globais. Cada vez mais brasileiros também escolhem o país para chamar de casa – muitos seduzidos pela possibilidade de dar início ou continuidade ao ensino superior nas tradicionais universidades lusitanas.

Informações importantes

  • Moeda

    EURO

  • Temperatura

    VERÃO: 27/ 32ºC | INVERNO: -5/ 8ºC

  • Embaixada do Brasil

    +351 962 520 581

  • Embaixada em Brasília

    (61) 3032-9600

  • Site Oficial

    brasilia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/

  • Consulado em São Paulo

    (11) 3084-1800

Raio-X

Nome Oficial: República Portuguesa
Capital: Lisboa
Área: 92 mil km2 (pouco menor que o estado do Rio de Janeiro)
População: 10,3 milhões
Principais cidades: Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Funchal    

Um pouco mais sobre o país:

O início do ano letivo português em 2021 contou com número recorde de inscritos brasileiros. De acordo com dados do governo, cerca de 25 mil estudantes com passaporte do Brasil frequentam as salas de aula das universidades do país – número que corresponde a 40% de todos os alunos estrangeiros no ensino superior de Portugal.

Com certeza o idioma em comum contribui para esse aumento exponencial de estudantes brasileiros no país – em 2005, eles eram apenas 1,9 mil. Mas outros fatores importantes influenciam na decisão de conduzir os estudos universitários em Portugal: as propinas (ou mensalidades, como chamamos por aqui) são muito mais em conta que aquelas cobradas nos vizinhos europeus, sem contar que alguns institutos têm preços especiais para estudantes da comunidade de países de língua portuguesa. Além disso, a nota do Enem é aceita em mais de 50 centros universitários, o que facilita bastante o processo de entrada na universidade!

Os benefícios estão alinhados com a qualidade do ensino superior português, que vem de várias décadas – ou, em alguns casos, séculos. Se por um lado as Universidades de Lisboa e do Porto, ambas com 110 anos completados em 2021, aparecem em rankings internacionais como as melhores do país, a Universidade de Coimbra, alma mater de escritores como Eça de Queiroz e Camões, é tão histórica quanto a cidade que lhe dá o nome, sendo fundada em 1290.

Curiosidades

  • Apesar do nome, a Universidade de Coimbra foi fundada em Lisboa
  • O país conta com 17 locais na lista da patrimônios da humanidade pela Unesco
  • Um dos pratos mais famosos da culinária japonesa, o Tempura, tem origem portuguesa

Prato Típico

Francesinha: A Francesinha é uma espécie de sanduíche feito com dois pães de forma grossos, recheado com bife bovino, linguiça, salsicha fresca, fiambre (uma espécie de presunto) e queijo. Coberta com queijo, é levada ao forno até derreter e depois é adicionado o famoso molho quente e um pouco picante à base de tomate, cerveja preta e vinho do porto. Costuma-se colocar um ovo estrelado por cima.

Imperdível!

Além de um santuário católico de fama internacional, Nazaré é casa das maiores ondas do planeta – a maior já registrada chegou próximo dos 25 metros de altura!

Galeria