Belta

IRLANDA DO NORTE

Irlanda do Norte é uma nação constituinte do Reino Unido, a única não-situada na Grã-Bretanha. Localiza-se, como seu nome sugere, na parte norte da Ilha da Irlanda, que divide com a República da Irlanda, um país independente e soberano. 

Informações importantes

  • Moeda

    LIBRA ESTERLINA

  • Temperatura

    MÉDIA DE -5ºC NO INVERNO E 30ºC NO VERÃO

  • Embaixada do Brasil

    +44(0)78 68 396 588

  • Embaixada em Brasília

    (61) 3329-2300

  • Site Oficial

    https://www.gov.uk/

  • Consulado em São Paulo

    (11) 3094-2700

Raio-X

Nome Oficial: Irlanda do Norte
Capital: Belfast
Área: 14.130 km²   
População: 1,8 milhão
Principais cidades: Belfast, Omagh, Derry e Bangor

Um pouco mais sobre o país:

É formada por seis condados: Antrim, Armagh, Down, Fermanagh, Derry e Tyrone. A capital e maior cidade do país, Belfast, se localiza em sua maioria no condado de Antrim, e uma pequena parte fica no condado de Down. A Irlanda do Norte tem atrações maravilhosas, que com toda certeza merecem uma visita. A moeda local é a libra, em inglês pound.

A capital da Irlanda do Norte é cheia de vida! Com um estilo contemporâneo e com uma vida noturna agitada, Belfast é, sem dúvida alguma, um dos melhores destinos urbanos da Europa. Com sua história fascinante e museus maravilhosos, a cidade também atrai os amantes de cultura. A cidade fica a pouco mais de 165 quilômetros de Dublin e tem fácil acesso de carro, ônibus ou trem.

Saindo de Belfast, você encontra uma das paisagens mais deslumbrantes da ilha. Há muitos tours disponíveis na Capital, alguns até mesmo saem de Dublin e, geralmente, incluem todos esses lugares sugeridos. Mas se puder alugar um carro, a aventura vai ser ainda melhor, pois você escolhe o tempo que quer ficar em cada lugar. Há a rota costeira Causeway (Causeway Coastal Route) entre as cidades de Belfast e Derry.

Derry, é a segunda maior cidade da Irlanda do Norte. Centro de cultura e criatividade, sendo eleita pelo Lonely Planet como a quarta melhor cidade para se visitar em 2013. Também recebeu o prêmio de Cidade da Cultura do Reino Unido no mesmo ano. Entre as muitas atrações estão museus, como o  Workhouse Museum, o Museum of Free Derry e o Tower Museum; igrejas, como a St. Columb´s Cathedral, a St. Eugene´s Cathedral e a St. Augustines Church; e memoriais, como o Bloody Sunday Memorial. Não deixe de passear pelos “muros da cidade” (City Walls) para conhecer um pouco da história de Derry.

Curiosidades

  • As pessoas nascidas na Irlanda do Norte podem ser consideradas irlandesas, britânicas ou as duas coisas, conforme bem entenderem
  • O Titanic foi construído em Belfast
  • Ficar bêbado em público é crime

Prato Típico

Ulster fry: a receita tradicional consiste de toucinho, ovos, salsichas (de suíno ou bovino), tomate, pedaços triangulares de pão com fermento e de pão de batata. Pode também incluir cogumelos, outros tipos de pão e panquecas. Todos estes ingredientes são fritos com banha. O Ulster fry não é considerado um prato apenas para o desjejum, uma vez que é servido também como almoço e como jantar.

Imperdível!

Se os Cliffs of Moher são o cartão postal mais importante da Irlanda, Giant’s Causeway — ou Calçada dos Gigantes — tem o mesmo peso para a Irlanda do Norte. O lugar tem uma grande extensão de rochas perfeitamente esculpidas pela natureza, que mais parecem mesmo um calçadão. Elas são resultado da lava resfriada a partir de erupções vulcânicas ocorridas há 65 milhões de anos.

 

Galeria