Belta

HOLANDA

Com uma costa inteira banhada pelo mar, a Holanda não é exatamente conhecida por ser um destino turístico por suas praias. O oceano, na verdade, tem uma importância que reflete de outra forma no país: não bastasse ter parte considerável do território abaixo do nível do mar, as águas fazem da nação uma referência portuária desde o século 17. Os portos, por sua vez, fizeram da sociedade holandesa naturalmente aberta a povos de outras nacionalidades – um traço que se mantém até hoje, principalmente no que diz respeito ao seu ensino superior.

Informações importantes

  • Moeda

    EURO

  • Temperatura

    INVERNO: 1/ 4 ºC | VERÃO: 15/ 21ºC

  • Embaixada do Brasil

    (0031) 651554836

  • Embaixada em Brasília

    (61) 3961-3200

  • Site Oficial

    www.holandaevoce.nl

  • Consulado em São Paulo

    (11) 3811-3300

Raio-X

Nome Oficial: Reino dos Países Baixos  
Capital: Amsterdam
Área: 41,5 mil km²  (pouco menor que o estado do Rio de Janeiro)
População: 7,3 milhões
Principais cidades: Amsterdam, Rotterdam, Haia, Utrecht, Maastricht 

Um pouco mais sobre o país:

Não fala holandês? Sem problemas. Nove entre 10 holandeses tem fluência no inglês, o que faz do país aquele com o maior domínio no idioma fora de onde ele é a língua materna. Por tabela, muitos (mais de 2 mil!) programas universitários são oferecidos na língua de Shakespeare, com a vantagem de custarem relativamente menos que aqueles oferecidos nos países anglófonos.

 A Universidade de Wageningen, reconhecida como a melhor do país em rankings internacionais, é reflexo dessa cultura inclusiva. Entre os seus 14 mil estudantes, cerca de 27% são estrangeiros. Embora ‘apenas’ 40 programas de graduação não sejam ensinados em holandês, todas as 37 opções de mestrado, com dois anos de duração, são em inglês. A mesma tendência se mantém em Utrecht e Leiden, cidades universitárias cujas instituições centenárias de ensino abriram portas para nomes famosos como René Descartes e Albert Einstein.

Seja para uma graduação, para um mestrado ou para um doutorado, uma temporada de estudos na Holanda leva alguns anos. Mas viver em um reinado cuja uma das joias da coroa é a educação é uma oportunidade que, se disponível, deve ser abraçada com entusiasmo!

Curiosidades

  • Grande parte do território da província de Flevoland era área alagada até os anos 1950
  • St Marteen, Aruba e Curaçao são ilhas no Caribe que compõe o Reino das Terras Baixas
  • As ciclovias na Holanda totalizam mais de 37 mil quilômetros

Prato Típico

Bitterballen: Cremosos por dentro e crocantes por fora, os Bitterballen são os mais famosos petiscos holandeses, que lembram bastante os amamos croquetes do Brasil, mas recheados de costela bovina. 

Imperdível!

A temporada de tulipas na Holanda vai do fim de março a meados de maio, e com mais de 7 milhões de flores, Keukenhof é o melhor lugar do país para ver esse espetáculo da natureza!

Galeria