Belta

GANA

Gana entrou no radar ocidental quando seu Produto Interno Bruto, ou PIB, cresceu 7,5% em 2012, só para comparar, no mesmo ano o Brasil teve um crescimento no PIB de 1%. Diante desse crescimento, Gana tem atraído olhares dos economistas e estudantes mundiais.

Informações importantes

  • Moeda

    CEDI

  • Temperatura

    24 °C A 33 °C

  • Embaixada do Brasil

    (233) 302 774 921

  • Embaixada em Brasília

    (61) 3248-6047

  • Site Oficial

    https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-acra

  • Consulado em São Paulo

    (11) 3021-1687

Raio-X

Nome Oficial:República de Gana
Capital: Accra
Área: 238.533 km²
População: 31,07 milhões
Principais cidades: Accra, Kumasi, Tamale e Takoradi

Um pouco mais sobre o país:

Hoje, o país, que tem o inglês como idioma oficial, é considerado uma das maiores economias do continente africano. A riqueza vem de recursos naturais (madeira, petróleo, prata e ouro) e da agricultura (banana, cacau, café, batata e mandioca). Gana é o terceiro maior exportador de cacau e o segundo maior produtor do mundo — só perde para a Costa do Marfim (juntas, Gana e Costa do Marfim representam 53% da produção mundial de cacau).


O centro econômico e administrativo fica na capital Acra, cidade de dois milhões de habitantes e uma das mais modernas da África. Acra está localizada na costa do Oceano Atlântico, região repleta de planícies que são cobertas de vegetação e florestas tropicais.


Em Acra é possível ver uma das construções mais famosas de Gana, o Arco da Independência, monumento que simboliza a luta pela independência do domínio britânico, conquistado em 1957. Uma curiosidade, antes do século XIX, Gana já havia sido colonizada por portugueses, suecos, dinamarqueses, holandeses e alemães.


Outras atrações de Acra são as feiras que unem artesanato e gastronomia, ideais para quem quer sair às compras e conhecer a cultura local. Nelas é possível encontrar o “kente” (tecido colorido muito utilizado para confeccionar trajes para ocasiões festivas e oficiais), joias, artigos em couro, dondos (tambores que servem como instrumentos musicais), máscaras tradicionais, esculturas talhadas em madeira, vestimentas e também degustar a comida típica ganesa: o ensopado de caranguejo e o fufu (feito com banana amassada, azeite de dendê e molho de amendoim).


Na mesma região da capital de Acra, conhecida como Grande Acra, fica localizada a Universidade de Gana, uma das 21 instituições públicas de ensino superior, considerada a maior do país e a mais antiga, fundada em 1948. Nessa região, há também as opções de trabalho voluntário, intercâmbio em que a experiência no país é mais profunda por atuar em atividades ligadas a saúde, meio ambiente, cultura e assistência social.
Já no ranking mundial, Gana se destaca por ter o maior reservatório artificial de água do planeta, o Lago de Volta, situado ao norte de Acra e ao leste do país. O Lago foi inaugurado em 1965 e possui 8.500 km² de extensão (o segundo maior é o Albufeira de Smallwood, com 6527 km², no Canadá). No Lago de Volta encontra-se a usina hidrelétrica de Akosombo, que fornece energia para algumas regiões de Gana, Togo e Benin, sendo os dois últimos países vizinhos de Gana.


E assim como os brasileiros, os ganeses são apaixonados por futebol. A seleção nacional já foi quatro vezes campeã continental, venceu duas vezes o Mundial Sub 17 da FIFA e em 1992 foi a primeira seleção africana a conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos (de bronze).

Curiosidades

  • Com base na área de superfície, o Lago Volta, que tem uma superfície de 8.502 quilômetros quadrados, é o maior reservatório artificial do mundo.
  • Em Gana, as crianças do povo Acã geralmente recebem um “nome do dia” que corresponde ao dia da semana em que eles nasceram. Por exemplo, uma criança nascida na segunda-feira terá o nome Adwoa ou Kwadwo. Adzoa para uma menina e Kwadwo para um menino.
  • O futebol é uma paixão nacional em Gana. Sua seleção nacional de futebol, também conhecida como Black Stars, em homenagem à estrela de cinco pontas exibida em sua bandeira, compete em nível internacional desde a década de 1940.

     

Prato Típico

Fufu: O prato consiste de uma pasta/massa espessa feita à base de milho, mandioca ou arroz (conforme a região), acompanhada de um molho/caldo grosso que pode conter peixe, tomate, óleos e carne.

 

Imperdível!

Com pouco mais de dois milhões de habitantes, Acra é a maior cidade do Gana.

Galeria