Gana

Gana

Gana entrou no radar ocidental quando seu Produto Interno Bruto, ou PIB, cresceu 7,5% em 2012, só para comparar, no mesmo ano o Brasil teve um crescimento no PIB de 1%. Diante desse crescimento, Gana tem atraído olhares dos economistas e estudantes mundiais.
Hoje, o país, que tem o inglês como idioma oficial, é considerado uma das maiores economias do continente africano. A riqueza vem de recursos naturais (madeira, petróleo, prata e ouro) e da agricultura (banana, cacau, café, batata e mandioca). Gana é o terceiro maior exportador de cacau e o segundo maior produtor do mundo — só perde para a Costa do Marfim (juntas, Gana e Costa do Marfim representam 53% da produção mundial de cacau).
O centro econômico e administrativo fica na capital Acra, cidade de dois milhões de habitantes e uma das mais modernas da África. Acra está localizada na costa do Oceano Atlântico, região repleta de planícies que são cobertas de vegetação e florestas tropicais.
Em Acra é possível ver uma das construções mais famosas de Gana, o Arco da Independência, monumento que simboliza a luta pela independência do domínio britânico, conquistado em 1957. Uma curiosidade, antes do século XIX, Gana já havia sido colonizada por portugueses, suecos, dinamarqueses, holandeses e alemães.
Outras atrações de Acra são as feiras que unem artesanato e gastronomia, ideais para quem quer sair às compras e conhecer a cultura local. Nelas é possível encontrar o “kente” (tecido colorido muito utilizado para confeccionar trajes para ocasiões festivas e oficiais), joias, artigos em couro, dondos (tambores que servem como instrumentos musicais), máscaras tradicionais, esculturas talhadas em madeira, vestimentas e também degustar a comida típica ganesa: o ensopado de caranguejo e o fufu (feito com banana amassada, azeite de dendê e molho de amendoim).
Na mesma região da capital de Acra, conhecida como Grande Acra, fica localizada a Universidade de Gana, uma das 21 instituições públicas de ensino superior, considerada a maior do país e a mais antiga, fundada em 1948. Nessa região, há também as opções de trabalho voluntário, intercâmbio em que a experiência no país é mais profunda por atuar em atividades ligadas a saúde, meio ambiente, cultura e assistência social.
Já no ranking mundial, Gana se destaca por ter o maior reservatório artificial de água do planeta, o Lago de Volta, situado ao norte de Acra e ao leste do país. O Lago foi inaugurado em 1965 e possui 8.500 km² de extensão (o segundo maior é o Albufeira de Smallwood, com 6527 km², no Canadá). No Lago de Volta encontra-se a usina hidrelétrica de Akosombo, que fornece energia para algumas regiões de Gana, Togo e Benin, sendo os dois últimos países vizinhos de Gana.
E assim como os brasileiros, os ganeses são apaixonados por futebol. A seleção nacional já foi quatro vezes campeã continental, venceu duas vezes o Mundial Sub 17 da FIFA e em 1992 foi a primeira seleção africana a conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos (de bronze).


Últimas Novidades

Confira aqui as últimas notícias do universo Belta Online.

Montreal: a cidade da multiculturalidade

Montreal é o destino perfeito para quem procura por multiculturalidade. A ilha localizada no...

Confira!

Mande dinheiro para o seu país de destino com a NexPay, nova associada colaboradora da Belta

Atenção Estudantes, Você precisa mandar dinheiro para o seu país de destino, mas não sabe...

Confira!

SideKick Card: A sua melhor assistente financeira no Canadá!

transferirem e monitorarem as suas despesas enquanto aproveitam a estadia no Canadá. Com um dos...

Confira!

Passe de serenidade livre para ajudá-lo a vir para a França

O KLF (Keep Learning French Group) tem muito prazer em apresentar nosso novo passe de sereny...

Confira!

Merrickville, Ontário – uma comunidade segura e acolhedora!

A Escola Preparatória Merrick está localizada na cidade de Merrickville, Ontário, eleita a...

Confira!

University Canada West anuncia retorno presencial das aulas em outubro

A UCW tem o prazer de anunciar que estamos nos preparando para um retorno total das aulas no campus...

Confira!

Como levar dinheiro para o meu intercâmbio?

Existem algumas formas de você levar seu dinheiro de forma segura para o seu intercâmbio,...

Confira!

Os destinos já estão recebendo brasileiros para estudar no exterior?

Confira abaixo os principais destinos para a realização de sua viagem no exterior e como está...

Confira!

Por que Alemanha? Excelência em educação com a mais alta empregabilidade

Excelência em educação com a mais alta empregabilidade: fazer o ensino superior no coração da...

Confira!

Educação Esmeralda: A história de transformação da Irlanda em uma referência global de ensino

A Irlanda é dona da economia que mais cresceu na Europa nos últimos cinco anos. Mas nem sempre as...

Confira!
X