Belta

ESLOVÁQUIA

A Eslováquia, país da Europa Central ainda pouco conhecido por brasileiros, é um ótimo destino para quem procura combinar o período de estudo com esportes radicais, visitas em castelos e passeios por áreas verdes.

Informações importantes

  • Moeda

    EURO

  • Temperatura

    MÉDIA DE -2°C NO INVERNO E DE 25 °C NO VERÃO

  • Embaixada do Brasil

    +421 2 3218 1 400

  • Embaixada em Brasília

    (61) 3443-1263

  • Site Oficial

    https://www.mzv.sk/web/brazilia-en

  • Consulado em São Paulo

    (11) 3255-9493

Raio-X

Nome Oficial: República Eslovaca
Capital: Bratislava
Área: 49.035 km²  (equivalente ao estado do Espírito Santo)
População: 5,4 milhões
Principais cidades: Bratislava, Kosice, Presov, Nitra

Um pouco mais sobre o país:

Bratislava é a capital do país e fica a 60 quilômetros de Viena, na Áustria, e a duas horas de carro de Budapeste, na Hungria. A cidade é cortada pelo rio Danúbio, o segundo maior da Europa, com aproximadamente 2.850 quilômetros de extensão e muito conhecida pelas áreas verdes que chegam a 110 metros quadrados de natureza para cada habitante. Só para se ter ideia, em São Paulo as áreas verdes por habitante não passam de três metros quadrados.

Um dado interessante é que a Eslováquia é um dos países mais novos do mundo. Ela nasceu no dia 01 de janeiro de 1993, quando deixou de fazer parte da Tchecoslováquia para se tornar independente. Os setores que mais movimentam o mercado financeiro do país são: eletrônica, engenharia química e mecânica, informática e setores automotivos. Já na educação, as áreas de ensino que mais atraem estudantes estrangeiros são economia, teologia e medicina, que tem o diploma reconhecido em toda União Europeia, de 28 estados-membros. Alguns cursos, como o de medicina, dependendo da instituição de ensino, são dados em inglês para outros é necessário ter um nível de conhecimento do idioma eslovaco, que faz parte do grupo de línguas indo-europeias, línguas formadas por idiomas e dialetos da Europa, Irã e do norte da índia.

O país foi um dos cenários da minissérie “Mundo sem Fim”, adaptação do livro World Without End, do britânico Ken Follett, sobre a Guerra dos Cem anos da Inglaterra com a França. Além disso, é possível praticar esportes radicais e de inverno nos Montes Tatras, localizado na parte mais alta da Cordilheira dos Cárpatos, ou conhecer os prédios modernos, as igrejas góticas, os palácios barrocos e alguns dos 120 castelos espalhados por diversas regiões. O castelo Bratislava é um que merece ser visitado: ele abriga um museu com mais de 250 mil objetos que contam a história do território eslovaco desde a Pré-História.

Curiosidades

  • Bratislava é a única capital do mundo que faz fronteira com dois países: Hungria e Áustria
  • Na Eslováquia existem mais de 700 cavernas
  • Eslováquia e República Tcheca formaram um só país, a Tchecoslováquia. A Eslováquia e a República Tcheca tornaram-se independentes em 01 de janeiro de 1993.

Prato Típico

Bunhuelos: os bunhuelos estão entre as especialidades mais típicas da gastronomia eslovaca. São bolinhos tradicionalmente cozidos feitos com uma massa de batata crua ralada, um dos mais conhecidos são os preparados com queijo de ovelha frito com bacon frito.

Imperdível!

A atração mais fotografada da capital da Eslováquia é uma estátua de um operário para fora de um bueiro. Sem motivo, o Cumil está em Bratislava desde 1997.

Galeria