Belta

COREIA DO SUL

Poucas séries foram tão comentadas no mundo inteiro quanto “Round 6”. Histórias, jogos e spoilers à parte, a produção lançada em 2021 tornou-se a mais vista da história da Netflix e apenas jogou luz a um fato cada vez mais comentado: o poder da cultura da Coreia do Sul. E, quando falamos de cultura, a língua é um de seus pontos de maior destaque. 

Informações importantes

  • Moeda

    WON

  • Temperatura

    VERÃO: 22/29ºC - INVERNO: -7/5ºC

  • Embaixada do Brasil

    (+82) (2) 720-4428

  • Embaixada em Brasília

    (61) 3321-2500

  • Site Oficial

    https://overseas.mofa.go.kr/br-saopaulo-pt/index.do

  • Consulado em São Paulo

    (11) 3141-1278

Raio-X

Nome Oficial: República da Coreia      
Capital: Seul  
Área: 99,7 mil km2 (equivalente ao estado de Pernambuco)
População: 51,7 milhões  
Principais cidades: Seul, Busan, Incheon, Daegu, Daejeon

Um pouco mais sobre o país:

A tendência de crescimento de pessoas que caíram de cabeça no estudo da língua é resultado direto da chamada Hallyu – a ‘Onda Coreana’ que, entre produções do cinema como a vencedora do Oscar “Parasita” e gigantes da música K-Pop, como o grupo BTS e o popstar Psy, vem colocando o nome da Coreia do Sul em um patamar desejado por muitas nações.

De olho nessa atenção, o governo sul-coreano investe ano após ano na promoção da língua ao redor do globo, tendo o Instituto King Sejong como o maior expoente desses esforços. O centro cultural, espécie de equivalente local do Goethe (Alemanha) e Cervantes (Espanha), tem unidades espalhadas por mais de 70 países, incluindo aí o Brasil. Quem busca uma imersão total – e milhares de pessoas tomam esse caminho por ano – aprendem o idioma direto na fonte.

 

A principal referência é o Instituto da Língua Coreana, presente na capital Seul. Por lá, já passaram mais de 100 mil estudantes internacionais desde sua fundação, em 1959. Outra opção são as várias universidades do país que contam com centros de idiomas, abertos a estudantes estrangeiros que desejam aprender coreano – os módulos, com duração de 10 a 12 semanas, custam entre 1,2 milhão e 1,8 milhão de won coreanos (pouco mais de R$ 6 mil.)

Curiosidades

  • Primeiro país do mundo a disponibilizar a tecnologia 5G ao público
  • É comum as pessoas perguntarem o tipo sanguíneo um dos outros nas conversas
  • Os sul-coreanos consideram o tempo no ventre da mãe para contabilizar a própria idade – em termos práticos, todo mundo já nasce com quase 1 ano de idade!

Prato Típico

Kimchi: O prato é tradicionalmente feito com acelga, gengibre e pimenta, porém existem mais de 300 tipos de variações.

 

Imperdível!

Construído no século 15, o histórico complexo de palácios Changdeokgung foi casa de reis sul-coreanos e, tombado pelo Unesco desde 1997, hoje é um parque aberto ao público

Galeria