Os Estados Unidos são a nação mais buscada por estudantes internacionais em todo o mundo. São mais de um milhão de estrangeiros que usufruem por ano dos institutos de educação do país – mais que o dobro do segundo destino mais cobiçado, o Reino Unido. Não é por acaso que os brasileiros engrossam essas fileiras em diversas modalidades, do High School à universidade.
Nome Oficial: Estados Unidos da América
Capital: Washington
Área: 9,83 milhões km2 (quarto maior território do mundo)
População: 328 milhões
Principais cidades: Nova York, Los Angeles, Chicago, Houston, Filadélfia
As escolas americanas abrem as portas para os adolescentes em busca de um semestre ou ano letivo em suas dependências. Além de uma imersão na sociedade local – e, por local, vale a pena destacar que cada estado americano ou até mesmo cada cidade têm muitas particularidades – a experiência na sala de aula é inesquecível, já que a variedade de matérias que fogem do currículo tradicional é enorme, indo de marcenaria à psicologia e finanças pessoais.
Há quem também chegue aos EUA com o objetivo de aprofundar os conhecimentos no inglês, o que abre um grande leque de opções de destinos: da ensolarada costa oeste da Califórnia aos agitos de Nova York, passando pelas musicais Austin e Chicago, e também os sotaques latinos da Flórida, todas as grandes cidades e estados americanos recebem aqueles que desejam focar no idioma e, de quebra, conhecer de perto todas as atrações nos arredores.
Mas quando o assunto é ensino superior, os EUA são imbatíveis. Nenhum país concentra tantas universidades bem-qualificadas entre as melhores do planeta em rankings de referência. No Times Higher Education World University 2022, foram 57 instituições no top 200 da publicação; no QS World University do mesmo ano, metade do top 10 do levantamento é composto por universidades americanas, incluindo aí o primeiro lugar, ocupado pelo MIT
Pancakes: As panquecas americanas são mais grossas, mais adocicadas e servidas com maple syrup (mel), frutas ou geleias.
Finalizado em 1753, o Independence Hall, na Filadélfia, é um prédio histórico tombado pela Unesco onde ocorreu a declaração de independência e a primeira constituição dos EUA.