Belta

ESCÓCIA

História de cavaleiros, batalhas e lendas Celta fazem da Escócia um destino fascinante, principalmente para os apaixonados pela Era Medieval. O país já foi cenário dos filmes “Código da Vinci” com Tom Hanks no papel principal, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, terceiro filme da série, e o “Coração Valente”, no qual Mel Gibson faz o papel de William Wallace, personalidade escocesa que liderou vários ataques contra a Inglaterra durante as lutas de independência.

Informações importantes

  • Moeda

    LIBRA ESTERLINA

  • Temperatura

    MÍNIMA NO INVERNO, -20°C e MÁXIMA NO VERÃO, 18°C

  • Embaixada do Brasil

    +44 (0) 7453 538 580

  • Embaixada em Brasília

    (61) 3329-2300

  • Site Oficial

    https://www.gov.uk/world/organisations/british-embassy-brazil.pt

  • Consulado em São Paulo

    (11) 3094-2700

Raio-X

Nome Oficial: Escócia
Capital: Edimburgo
Área: 77.910 km²
População: 5,4 milhões
Principais cidades: Edimburgo, Glasgow, St Andrews, Inverness 

Um pouco mais sobre o país:

A Escócia, ao lado da Inglaterra e do País de Gales, forma a Grã-Bretanha. E, por sua vez, a Grã Bretanha e Irlanda do Norte formam o Reino Unido. As duas principais cidades da Escócia são Edimburgo, que é a capital, e Glasgow, a cidade mais populosa do país, com cerca de 2,3 milhões de habitantes. Das riquezas, as principais fontes de renda são extraídas da produção têxtil, da agrícola, da fabricação de uísque e do turismo.

O uísque escocês é tão conhecido mundialmente que já se tornou marca registrada na Escócia, assim como a lã e o kilt, o saiote xadrez masculino utilizado a partir do século XIV para aquecer o corpo quando o frio apertava e diferenciar os clãs através do conjunto de cores do tecido. Os clãs mais famosos que utilizaram este tipo de vestimenta foram os MacDonalds, os Campbells, os MacLeouds e os Andersons.

A Escócia possui dois idiomas oficiais: o Inglês, falado pela maior parte da população, e o gaélico escocês, falado nas Ilhas Ocidentais. Entre as atrações turísticas do país estão os inúmeros castelos antigos. Um deles é o Castelo de Doune, local em que foram filmadas algumas cenas da aclamada série televisiva Guerra dos Tronos (Game of Thrones), vencedora de seis categorias (figurino, edição de áudio, mixagem de som, maquiagem, direção de arte e efeitos visuais) do Emmy Awards 2012, o Oscar das produções televisivas. No Brasil, é transmitida pela HBO. A série é inspirada nos cinco livros “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que relatam a disputa pelo Trono de Ferro e são de autoria do escritor George R. R. Martin.

Curiosidades

  • Existem 3 idiomas oficiais na Escócia: inglês, o gaélico e o Scots
  • A Escócia tem a maior proporção de ruivos do planeta, entre a 6 a 13% da sua população possui cabelos vermelhos
  • O animal que representa a Escócia é o unicórnio, um símbolo que vem usado há século e que representa o espírito escocês

Prato Típico

Scottish Breakfast: Esse é o típico café da manhã escocês. Ele é constituído por ovos, bacon, tomates grelhados, salsichas, feijões, torradas e black pudding (linguiça feita de sangue de porco, aveia, gordura e especiarias).

Imperdível!

O Castelo de Edimburgo é atração turística mais visitada de Edimburgo e uma das mais populares da Escócia. Ele foi construído no século XII e destruído inúmeras vezes durante os séculos (é considerado o castelo mais atacado de todo o Reino Unido).

Galeria