Belta

COLÔMBIA

Famosa por oferecer um espanhol mais próximo do falado na Espanha, livre de excessos de regionalismos e com sotaque mais neutro, a Colômbia é o point ideal para quem gosta de estudar e se divertir ao mesmo tempo. O destino tem a segunda maior população da América do Sul, ficando atrás apenas do Brasil.

Informações importantes

  • Moeda

    PESO COLOMBIANO

  • Temperatura

    5º C A 19º C

  • Embaixada do Brasil

    +57 1 2180800

  • Embaixada em Brasília

    (61) 3214-8900

  • Site Oficial

    https://saopaulo.consulado.gov.co/

  • Consulado em São Paulo

    (11) 3078-0322

Raio-X

Nome Oficial: República da Colômbia
Capital: Bogotá
Área: 1.139.000 km²
População: 50,88 milhões
Principais cidades: Bogotá, Cali, Medellín, Barranquilla e Cartagena

Um pouco mais sobre o país:

As principais cidades do país são a capital Bogotá, Cali, Medellín, Barranquilla e Cartagena das Índias, pano de fundo de muitos romances do escritor colombiano Gabriel García Márquez. Durante o tempo livre, o estudante pode se dedicar a conhecer as charmosas construções em estilo colonial ou curtir as praias, muitas delas no Caribe. O contato diário com a rica cultura colombiana vai tornar o aprendizado do idioma ainda mais apaixonante.

Em 2012, o destino chamou a atenção no primeiro ranking dedicado a instituições de ensino superior da América Latina divulgado pelo QS (Quacquarelli Symonds), uma empresa especializada em educação e estudo no exterior sediada no Reino Unido. Nada menos que 34 instituições de ensino superior do país ficaram entre as 250 melhores da região, superando outros destinos fortes para intercâmbio, como Chile e Argentina.

No Top 10 da lista, o destino ainda emplacou sua tradicional Universidad de los Andes, sediada em Bogotá. Entre os critérios avaliados estavam a reputação acadêmica do país, a proporção entre alunos e professores nos cursos e a quantidade de docentes e estudantes estrangeiros.

Para os interessados em estudar na Colômbia, vale ressaltar que os governos brasileiro e colombiano têm se esforçado para fazer parcerias para cooperação e desenvolvimento em Educação, Ciência e Tecnologia

Curiosidades

  • Entre 1821 e 1831, os atuais territórios da Colômbia, Equador, Venezuela e Panamá formavam um só país, a Grã-Colômbia.  
  • A Colômbia é responsável por 50% da produção mundial de esmeraldas.
  • Pablo Escobar foi um dos maiores traficantes de drogas do mundo nos anos 1990. O colombiano ganhou até mesmo uma série contando sua biografia, com o brasileiro Wagner Moura no papel do criminoso, além de outras obras para TV e livros. 

Prato Típico

Bandeja Paisa: O prato é feito com arroz branco, feijão, ovo frito, abacate, chorizo, arepa e batata servidos diretamente em uma bandeja

Imperdível!

O Santuário de Las Lajas foi construído entre 1916 e 1949 em Ipiales, e está localizado no cânion do rio Guaitara no Departamento de Nariño, na Aldeia de Las Lajas, município de Ipiales, no sul da Colômbia e a 10 km do Equador.

Galeria