A melhor universidade de América Latina não está no Brasil, infelizmente. Pelo lado positivo, a dona desse título de acordo com o ranking QS World University 2022, a Pontifícia Universidad Católica do Chile (PUC), está de portas abertas para receber estudantes internacionais – e este pode ser um (de vários) ótimo motivo para você escolher o Chile como destino de intercâmbio.
Nome Oficial: República do Chile
Capital: Santiago
Área: 756 mil km2 (três vezes maior que o estado de São Paulo)
População: 19,4 milhões
Principais cidades: Santiago, Valparaíso, Viña del Mar, San Pedro de Atacama
Além da distância relativamente curta – de São Paulo a Santiago, o voo dura 4 horas –, a capital chilena, onde estão localizados quatro campi da PUC, é uma cidade cosmopolita que o que há de mais histórico e mais trendy e moderno no país. De quebra, a cidade, de onde é possível observar toda a grandiosidade da Cordilheira dos Andes, dá uma mostra de como o Chile se tornou a nação com o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da América do Sul.
Casa de outros institutos de educação superior de renome pelo continente, como a Universidade do Chile, Santiago também recebe de braços abertos aqueles que desejam aprender a língua espanhola onde ela é falada diretamente. Não só algumas universidades oferecem cursos de férias para interessados no idioma, como também dezenas de escolas particulares têm como foco ensinar o espanhol para estudantes estrangeiros.
Os destinos de intercâmbio para o Chile, contudo, não se concentram apenas em sua capital. Valparaíso, onde está localizada La Sebastiana (uma das três casas-museu de Pablo Neruda no Chile), e a vizinha Viña del Mar, balneário banhado pelas águas do Pacífico, também são destino populares entre turistas e estudantes. Unir as duas coisas – viagem e educação de primeira linha – pode ser uma excelente opção para conhecer de perto um país apaixonante!
Caldillo de Congrio: O prato é feito de congrio dourado ou Colorado, uma espécie de cusk-enguia comum no mar chileno.
Miscanti e Miñique, as chamadas Lagoas Altiplânicas, estão localizadas no coração do deserto de Atacama e, 4 mil metros acima do nível do mar, são um cenário de beleza única.