Site logo

Belta

Ensino Médio (High School)

Ter uma certa dose de conhecimento do idioma é apenas uma das exigências para fazer o high school em outro país. Estar apto para cursar o ensino médio, ter entre 14 e 18 anos, ter boas notas e não ter repetido nenhum ano letivo também são fatores considerados para o jovem ser aceito na escola longe do Brasil. A duração é no mínimo de um semestre e no máximo um ano.

Quais são os benefícios?

O sistema educacional por lá permite que o aluno escolha o que quer cursar a cada semestre escolar, visando mais o interesse pessoal e acadêmico de cada um, sendo bastante flexível. A autonomia dos estudantes no exterior para complementar sua grade horária chama a atenção de qualquer aluno brasileiro. Matérias regulares, como física e matemática, dão as caras na classe, mas muitas outras matérias como Nutrição, também aparece. 

Importante: Para revalidar o período escolar do intercâmbio no Brasil, é requerido* que o intercambista estude pelo menos cinco das disciplinas tradicionais.

  • I – Comunicação e Expressão (dentre as quais pode ser o próprio inglês, literatura, redação, etc.); 
  • II – Estudos Sociais (como, por exemplo, geografia, política, estudos sociais, história, etc.); 
  • III – Exatas (matemática, cálculo, etc.); 
  • IV – Ciências (onde se destaca biologia, física, química, ciências da saúde ou afins); e 
  • V – Esportes (aqui incluindo qualquer modalidade esportiva, dança, musculação, etc.).

Os países de língua inglesa (ex:  EUA, Canadá, Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália)  são os mais populares entre aqueles escolhidos por jovens que buscam o high school no exterior, mas destinos como França, Alemanha, Suíça, Holanda e Escandinávia também aparecem entre os favoritos. Seja no esquema boarding school (quando o aluno vive em residências estudantis da própria escola), seja morando com famílias locais, o high school no exterior é daquelas experiências marcantes para qualquer estudante do ensino médio. 

Boarding School x High School

Se você já pesquisou como é estudar fora do Brasil, já deve ter ouvido falar de boarding School por aí. Os dois termos estão associados ao ensino médio no exterior, e a lógica é clara: nem todo mundo que faz o high School vai necessariamente a uma boarding School, mas toda boarding School está integrada ao sistema de high School.

A boarding School é um tipo de escola no sistema internato, onde acontece o programa de high School. A Suíça é um dos destinos mais conhecidos do mundo para colégio que trabalham sob essa modalidade, na qual o aluno tem o dormitório nas dependências da própria escola – em programas regulares de high School, a maioria dos estudantes opta por se hospedar em casas de família na cidade onde viverão.

Qual o melhor formato? A resposta vai da intenção de cada um na temporada fora de casa. “Na boarding School, o intercambista mora no campus da escola para ter foco e imersão total nos estudos, sendo então uma experiência mais acadêmica do que cultural”, destaca Flavio Crusoe – Coordenador de Comitê de High School da Belta.


Procure uma agência Selo Belta para definir os detalhes do intercâmbio e embarque nessa!


*LDB (lei n.º 9394/96) prevê em seu artigo 35-A a Base Nacional Comum Curricular a ser cumprida pelos alunos vinculados ao Ensino Médio – https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . 

Quando o estudante volta ao Brasil, ele deve requerer a equivalência desse período cursado no exterior e, o que dar-se-á por “reclassificação” dele, tal como também disposto pelos artigos 23, § 1.º e 24, II, “b” e “c” da já citada LDB