Blog

Fique por dentro

Reino Unido

Reino Unido

Um combo 4×1 europeu: o Reino Unido é formado pela Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. Escolher um dos quatro países como destino de intercâmbio é garantia de viver em ambientes multiculturais e conhecer pessoas de várias partes do mundo. Um dado que ilustra bem essa afirmação é que cerca de 19% dos estudantes de ensino superior são estrangeiros. Prepare-se, portanto, para ouvir diversos sotaques e conhecer várias culturas.

Os consulados britânicos no Brasil com frequência promovem feiras para apresentar universidades e colégios da região. Esses eventos podem ser uma boa oportunidade para escolher um curso e entender todos os passos que devem ser tomados, desde como garantir sua aprovação e matrícula até a chegada ao país. O governo do Reino Unido, inclusive, oferece a Chevening, uma bolsa de estudos global que cobre as despesas por um ano de estudantes que se destacam em suas áreas. As inscrições sempre abrem no ano anterior ao curso, então é bom se programar com antecedência.

Comprovando a excelente estrutura de ensino britânica, duas melhores universidades do mundo, segundo a Times Higher Education, estão na Inglaterra: as centenárias Oxford e Cambridge. Contudo, opções não faltam: desde cursos de inglês até mestrados que podem ser finalizados em um ou dois anos, sem contar as possibilidades de doutorado e pesquisa acadêmica de ponta, são oferecidos por instituições por toda a ilha.

Estar no Reino Unido é ter a oportunidade de conhecer lugares que fazem parte de nossas referências culturais. Na Inglaterra, é possível visitar os endereços citados nas aventuras de Sherlock Holmes ou os estúdios onde foram feitos os filmes de Harry Potter, por exemplo. Já a Irlanda do Norte é cenário das filmagens da série Game of Thrones. As lindas paisagens naturais – o País de Gales tem uma trilha de 1400 km ao longo de sua costa e pode-se conhecer o país caminhando – são um destaque à parte. A Escócia, por sua vez, é rica em história e atividades culturais, além de vários castelos medievais.

Artigos relacionados

Belta participa da EduExpos, maior feira de intercâmbio!

Os interessados em estudar no exterior têm duas ótimas feiras para visitar em setembro. A...

Continue lendo

Nova Zelândia: um dos destinos mais paradisíacos do planeta

A essa altura, todo mundo já sabe que a Nova Zelândia é um dos destinos mais paradisíacos do...

Continue lendo

Espanha: terra rica em climas, culturas, sabores e idiomas

Banhada pelo Atlântico e pelo Mediterrâneo, a Espanha é uma terra rica em climas, culturas,...

Continue lendo

Junte-se à discussão

Eu Fui!

Veja abaixo a opinião de quem já viajou com as associadas Belta.

X