Blog

Fique por dentro

Reino Unido

Reino Unido

Um combo 4×1 europeu: o Reino Unido é formado pela Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. Escolher um dos quatro países como destino de intercâmbio é garantia de viver em ambientes multiculturais e conhecer pessoas de várias partes do mundo. Um dado que ilustra bem essa afirmação é que cerca de 19% dos estudantes de ensino superior são estrangeiros. Prepare-se, portanto, para ouvir diversos sotaques e conhecer várias culturas.

Os consulados britânicos no Brasil com frequência promovem feiras para apresentar universidades e colégios da região. Esses eventos podem ser uma boa oportunidade para escolher um curso e entender todos os passos que devem ser tomados, desde como garantir sua aprovação e matrícula até a chegada ao país. O governo do Reino Unido, inclusive, oferece a Chevening, uma bolsa de estudos global que cobre as despesas por um ano de estudantes que se destacam em suas áreas. As inscrições sempre abrem no ano anterior ao curso, então é bom se programar com antecedência.

Comprovando a excelente estrutura de ensino britânica, duas melhores universidades do mundo, segundo a Times Higher Education, estão na Inglaterra: as centenárias Oxford e Cambridge. Contudo, opções não faltam: desde cursos de inglês até mestrados que podem ser finalizados em um ou dois anos, sem contar as possibilidades de doutorado e pesquisa acadêmica de ponta, são oferecidos por instituições por toda a ilha.

Estar no Reino Unido é ter a oportunidade de conhecer lugares que fazem parte de nossas referências culturais. Na Inglaterra, é possível visitar os endereços citados nas aventuras de Sherlock Holmes ou os estúdios onde foram feitos os filmes de Harry Potter, por exemplo. Já a Irlanda do Norte é cenário das filmagens da série Game of Thrones. As lindas paisagens naturais – o País de Gales tem uma trilha de 1400 km ao longo de sua costa e pode-se conhecer o país caminhando – são um destaque à parte. A Escócia, por sua vez, é rica em história e atividades culturais, além de vários castelos medievais.

Artigos relacionados

Diário de Intercambista Cape Town: Dizendo até logo!

Olá Pessoal, tudo bom? Cheguei aos meus últimos dias na Africa do Sul, o clima é de tristeza...

Continue lendo

Chile

Tanto em relação ao idioma espanhol quanto ao ensino superior, o Chile é umas das melhores...

Continue lendo

França

Há anos, a França ocupa o topo da lista dos países mais visitados do mundo. Vivenciar a cultura...

Continue lendo

Junte-se à discussão

Eu Fui!

Veja abaixo a opinião de quem já viajou com as associadas Belta.

X