Belta

URUGUAI

O Uruguai localiza-se na parte sudeste da América do Sul, sendo sua única fronteira terrestre o estado brasileiro do Rio Grande do Sul. A população é de cerca de 3,5 milhões de habitantes, dos quais 1,8 milhão vivem na capital, Montevidéu, e em sua área metropolitana. Estima-se que entre 88% e 94% da população possua ascendência principalmente europeia ou mestiça.

Informações importantes

  • Moeda

    PESO URUGUAIO

  • Temperatura

    MÉDIA DE 10ºC A 15ºC NO INVERNO E DE 23ºC A 38ºC NO VERÃO

  • Embaixada do Brasil

    (+598) 2707 2119

  • Embaixada em Brasília

    (61) 3322-1200

  • Site Oficial

    https://cgsanpablo.com/pt/

  • Consulado em São Paulo

    (11) 2879-6600

Raio-X

Nome Oficial: República Oriental do Uruguai
Capital: Montevidéu
Área: 176.215 km²
População: 3,92 milhões 
Principais cidades: Montevidéu, Salto, Paysandú e Las Piedras

Um pouco mais sobre o país:

Para o oeste encontra-se o rio Uruguai e a sudoeste situa-se o estuário do rio da Prata. O país faz fronteira com a Argentina apenas em alguns bancos de qualquer um desses rios citados, enquanto que a sudeste fica o oceano Atlântico. O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, sendo somente maior que o Suriname.

A Colônia do Sacramento, o mais antigo assentamento europeu no Uruguai, foi fundada pelos portugueses em janeiro de 1680. Em 1777 tornou-se uma possessão espanhola. A cidade de Montevidéu foi fundada pelos espanhóis no século XVIII como uma fortaleza militar. O país conquistou sua independência do Império do Brasil entre 1810 e 1828, após guerras que envolveram Espanha, Portugal, Argentina, além do próprio Brasil.

O Uruguai é um dos países economicamente mais desenvolvidos da América do Sul, com um dos maiores PIB per capita, e sua capital, Montevidéu, apresenta o melhor índice de qualidade de vida de acordo com estudo realizado pela Mercer em 2015, ficando em 78º do mundo e no 1.º em qualidade de vida/desenvolvimento humano na América Latina.

Foi o primeiro país das Américas a ter uma educação primária universal, gratuita e obrigatória, com a criação da lei da educação comum de 1877 pelo governo. O modelo adotado para a escola pública foi baseado no sistema francês, e assim foi estabelecido um sistema centralizado cobrindo todo o país. Atualmente oferece escolas de ensino de espanhol como segundo idioma de qualidade.

O país é conhecido por ser pioneiro em medidas relacionadas com direitos civis e democratização da sociedade. Em 1907, foi o primeiro país a legalizar o divórcio e, em 1932, o segundo país da América a conceder às mulheres o direito ao voto. Em 2007, foi o primeiro país sul-americano a legalizar uniões civis entre pessoas do mesmo sexo e a permitir a adoção homoparental. Em 2013, o país se tornou a segunda nação sul-americana a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o primeiro do mundo a legalizar o cultivo, a venda e o consumo de cannabis.

Curiosidades

  • A primeira Copa do Mundo foi no Uruguai em 1930
  • Muitas casas são identificadas por nome próprio, e não por número
  • Metade da população de todo o país mora na capital uruguaia, Montevidéu

Prato Típico

Chivito: um sanduíche feito de pão de hambúrguer recheado com carne (em filé), ovos cozidos, presunto, queijo, maionese e salada. Existem restaurantes especializados apenas em Chivitos e que fazem o maior sucesso no país.

Imperdível!

 

Localizada em Punta Ballena (a 20 minutos de carro de Punta del Este), a Casapueblo era uma casa de verão do famoso artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró. Hoje constitui-se de um museu, uma galeria de arte, loja, restaurante e hotel. O complexo que relembra as construções gregas é ótimo para passar uma tarde e ainda ver o pôr do sol.

 

Galeria