Uruguai

Uruguai
  • Moeda:PESO URUGUAIO
  • Comércio:9h30 às 19h30
  • Embaixada do Brasil:http://www.emburuguai.org.br/
  • site oficial:www.presidencia.gub.uy/

O Uruguai localiza-se na parte sudeste da América do Sul, sendo sua única fronteira terrestre o estado brasileiro do Rio Grande do Sul. A população é de cerca de 3,5 milhões de habitantes, dos quais 1,8 milhão vivem na capital, Montevidéu, e em sua área metropolitana. Estima-se que entre 88% e 94% da população possua ascendência principalmente europeia ou mestiça. Para o oeste encontra-se o rio Uruguai e a sudoeste situa-se o estuário do rio da Prata. O país faz fronteira com a Argentina apenas em alguns bancos de qualquer um desses rios citados, enquanto que a sudeste fica o oceano Atlântico. O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, sendo somente maior que o Suriname.

A Colônia do Sacramento, o mais antigo assentamento europeu no Uruguai, foi fundada pelos portugueses em janeiro de 1680. Em 1777 tornou-se uma possessão espanhola. A cidade de Montevidéu foi fundada pelos espanhóis no século XVIII como uma fortaleza militar. O país conquistou sua independência do Império do Brasil entre 1810 e 1828, após guerras que envolveram Espanha, Portugal, Argentina, além do próprio Brasil.

O Uruguai é um dos países economicamente mais desenvolvidos da América do Sul, com um dos maiores PIB per capita, e sua capital, Montevidéu, apresenta o melhor índice de qualidade de vida de acordo com estudo realizado pela Mercer em 2015, ficando em 78º do mundo e no 1.º em qualidade de vida/desenvolvimento humano na América Latina.
Foi o primeiro país das Américas a ter uma educação primária universal, gratuita e obrigatória, com a criação da lei da educação comum de 1877 pelo governo. O modelo adotado para a escola pública foi baseado no sistema francês, e assim foi estabelecido um sistema centralizado cobrindo todo o país. Atualmente oferece escolas de ensino de espanhol como segundo idioma de qualidade.

O país é conhecido por ser pioneiro em medidas relacionadas com direitos civis e democratização da sociedade. Em 1907, foi o primeiro país a legalizar o divórcio e, em 1932, o segundo país da América a conceder às mulheres o direito ao voto. Em 2007, foi o primeiro país sul-americano a legalizar uniões civis entre pessoas do mesmo sexo e a permitir a adoção homoparental. Em 2013, o país se tornou a segunda nação sul-americana a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o primeiro do mundo a legalizar o cultivo, a venda e o consumo de cannabis.


Novidades Relacionadas

Confira aqui as últimas notícias do universo Belta Online.

Chile: destino mais prático para quem deseja ampliar o conhecimento na língua espanhola 

“Oh, Chile, grande pétala de mar, vinho e neve”. As palavras do poeta Pablo Neruda sobre sua...

Confira!

Como funciona a Permissão Internacional para dirigir

A PID (Permissão Internacional para Dirigir) é um documento internacional necessário para o...

Confira!

Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta) revela pesquisa anual com cerca de 5 mil estudantes e 500 agências

A associação sem fins-lucrativos com 27 anos de existência, mostra que os brasileiros estão...

Confira!

Pesquisa de intercâmbios mostra aumento de 20,46% de embarques

O mercado brasileiro de educação internacional cresceu 20,46% em 2018. Em números: fomos de 302...

Confira!
X