Belta

RÚSSIA

A Rússia, o maior país do mundo em extensão territorial, ocupa metade da Europa e um terço da Ásia. Culturalmente, é também um gigante: música, literatura e arquitetura estão entre as artes que fizeram do país um estandarte mundial. Por isso, aprender o idioma russo tem sido vontade cada vez mais frequente desde o fim da Guerra Fria, quando a Rússia se tornou destino acessível.

Informações importantes

  • Moeda

    RUBLO RUSSO

  • Temperatura

    MÉDIA DE -9ºC A -16ºC NO INVERNO E DE 13ºC A 23ºC NO VERÃO

  • Embaixada do Brasil

    +7 495 3630366

  • Embaixada em Brasília

    (61) 3223-5094

  • Site Oficial

    https://brazil.mid.ru/web/brasil_pt/home

  • Consulado em São Paulo

    (11) 3814-4100

Raio-X

Nome Oficial: Federação Russa
Capital: Moscou
Área: 17.100.000 km²
População: 144,1 milhões
Principais cidades: Moscou, São Petersburgo, Novosibirsk, Ecaterimburgo

Um pouco mais sobre o país:

E para quem tem vontade de aprender a escrever ou falar russo, nada melhor do que estudar no país onde o idioma é falado. Além disso, a Rússia tem um dos sistemas educacionais mais sólidos e acessíveis do mundo. Segundo o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, divulgado em setembro de 2012, o país é líder em número de pessoas graduadas. Aproximadamente 54% dos russos, com idade entre 25 e 64 anos, têm diploma universitário e a taxa de alfabetização chega a 99,7%.

O país possui mais de 1330 instituições e o sistema educacional russo já é referência em cursos de graduação e pós-graduação nas aéreas de Ciências Naturais e Exatas. A maioria das universidades é pública e oferece métodos de ensino que passam por constante atualização, além de equipamentos tecnológicos do mais alto nível. Fatores como este fizeram o país, em setembro de 2012, figurar em primeiro lugar no ranking mundial de pessoas com educação superior.

Com séculos de história cultural, não será difícil encontrar atrações turísticas para os momentos de lazer. Visitar museus e catedrais, observar a flora e fauna ou realizar a rota ferroviária Trans-Siberiana, que leva os viajantes para uma viagem fascinante por regiões entre Moscou e Vladivostok, são algumas opções de entretenimento. Dentre as cidades mais procuradas estão a capital, Moscou, e a cidade histórica São Petersburgo. Para o estudante que não quiser conhecer apenas estes destinos, a opção é Sochi, cidade escolhida para sediar os jogos olímpicos de inverno em 2014.

Curiosidades

  • O balé é uma dança muito famosa na Rússia
  • A primeira mulher e o primeiro homem a visitar o Espaço Sideral são russos
  • A Rússia é o país com maior território do mundo

Prato Típico

Stroganov: o próprio nome já entrega o prato, é a versão russa (e a original) do nosso querido strogonoff. Lá o creme usado para dar corpo ao molho vermelho com cubos de carne é a smetana. Sobre os acompanhamentos, na Rússia ele é servido com purê de batatas, mas alguns locais trocam por batata frita.

Imperdível!

O lago mais profundo do planeta tem 744 metros de profundidade e fica na Sibéria, ao sul da Rússia. Outro local considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é um dos lugares mais bonitos para conhecer no mundo! Em janeiro, o lago congela e, durante 5 meses, a camada de gelo chega a mais de 1 metro. Nessa época você pode até caminhar na superfície do lago!

Galeria