Inglaterra

Inglaterra
  • Moeda:Libra esterlina
  • Temperatura:-5ºC no inverno e de 30ºC no verão
  • Embaixada do Brasil:(0xx11) 3094-2717
  • Embaixada em Brasília:(0xx61) 3329-2369

O sotaque britânico que vem do interior do país

Londres é uma unanimidade, não há o que discutir. Todo mundo adora, todo mundo quer visitar e estudar lá. Mas o que pouca gente sabe é que não é necessário estudar em Londres para desfrutar da metrópole. As distâncias dentro da Inglaterra são curtas, e é possível combinar a euforia londrina com a tranquilidade de Bristol, por exemplo. Explorar praias ao Sul da Inglaterra, ficando em Brighton. Ao Noroeste, fique em Bath, com as termas romanas. Outras opções são as estudantis Oxford e Cambridge. No centro da Inglaterra, por que não escolher Stratford-Upon-Avon, terra de Shakespeare? Para quem curte energia e música, vale ficar em Liverpool, para conhecer e desfrutar da cidade onde os Beatles nasceram. A também musical Manchester, terra de Oasis, Chemical Brothers e New Order, fica ao lado, e conta com um grande centro industrial e econômico.

Em duas ou três horas de trem é possível visitar todos estes lugares. São destinos inesquecíveis e singulares, tão repletos de identidade, que é como descobrir, a cada cidade, um novo país. O melhor de tudo isso é que estas cidades têm, em média, um custo de vida menor que Londres. Rodrigo Gaspar, gerente de promoção de educação do British Council no Brasil, explica: “Existem muitas outras cidades médias. A grande vantagem é um custo até 30% mais baixo em relação a Londres. Além disso, a acomodação nestes lugares em geral tem melhor qualidade e lugares de estudos mais espaçosos, como os campi de universidades. Tudo isso geralmente a uma distância não muito grande de Londres”.

A Inglaterra é o berço da língua inglesa e dona de uma longa tradição de ensino do idioma para estudantes estrangeiros. Os cursos de inglês estão disponíveis em todos os níveis. Asturmas em geral são pequenas para que o corpo docente possa dar toda atenção às necessidades de aprendizagem. A partir do momento que o aluno entra na sala de aula ele é incentivado a se comunicar em inglês. A ampla variedade de cursos de idioma inclui jogos, exercícios práticos e resolução de problemas, além de discussões em grupo. É possível ainda utilizar a tecnologia de laboratórios de idiomas para estudar de forma independente, melhorando o aprendizado da língua.

Duração e tipo de curso de idioma
No primeiro momento, o estudante pode ter dúvidas em relação à duração e o tipo de curso que irá escolher. O aluno deve entender que o aprendizado requer tempo e varia de acordo com cada estudante. “Não dá para estimar o tempo que o estudante levará para aprender a língua, porque isso depende da capacidade de cada um”, comenta Rodrigo. Ele recomenda que, no geral, os estudantes façam cursos que tenham pelo menos três meses de duração. Gaspar ainda fala sobre sua experiência depois de anos trabalhando com estudantes: “Estruturar o conhecimento na língua a fim de trazer isso pro Brasil e para o resto da vida demora bem mais tempo. As pessoas às vezes são apressadas para achar que já evoluíram muito, mas isso depois não se consolida”.

Entre os cursos de inglês mais procurados estão o General English, no qual o estudante aprende o inglês do cotidiano; cursos de férias para adultos e jovens para o aluno praticar o idioma durante a pausa de seu trabalho, escola ou faculdade; Business English, para melhorar a linguagem na vida profissional; English Plus, cursos de curta ou longa duração em que o estudante pode aperfeiçoar o idioma estudando um assunto prático ou acadêmico, como culinária, esportes, moda ou artes, combinando a prática da língua com seu hobby ou interesse de carreira; cursos para professores de inglês, que têm curta duração e são realizados em linguagem e metodologia específicas, com certificado que vão da pós-graduação ao doutorado.
Segundo levantamento do British Council, a Inglaterra recebe aproximadamente 10 mil estudantes brasileiros por ano para cursos de idiomas.

Uma pós-graduação que se adapte às suas necessidades
A educação superior britânica combina os melhores elementos da tradição e da atualidade. Algumas universidades da Inglaterra estão entre as mais velhas do mundo e outras são conhecidas por sua modernidade. Estudar na Inglaterra fortalece o currículo e abre portas.

Muitos cursos do país são mais curtos ou mais intensivos que os mesmos oferecidos em outros países. Com isso o estudante encontra um alto custo-benefício em escolher este destino. “Pós-graduação é a especialidade da Inglaterra. Estudantes podem fazer um mestrado que os torna especialistas em determinada área em apenas 12 meses. É o mestrado mais curto do mundo, o que faz o aluno economizar em acomodação, transporte e outras despesas. Ele escolhe um tema e se torna especialista, fazendo uma dissertação no final e se tornando mestre. O custo-benefício é imbatível, e são centenas de áreas entre as quais escolher”, completa o gerente do British Council. A média anual de estudantes brasileiros em universidades inglesas é de dois mil por ano. Mas o número está crescendo, em parte pelo programa Ciência sem Fronteiras. Rodrigo acredita que em 2013 o número alcance três ou quatro mil alunos.

A qualidade e o alto padrão da educação britânica são garantidos por meio do trabalho de vários órgãos oficiais. Um deles é a Quality Assurance Agency, que garante padrões de excelência em faculdades e universidades da Inglaterra, para que os alunos tenham a melhor experiência de aprendizagem.
É possível escolher entre milhares de cursos, como Ciência, Tecnologia, Informática, Negócios, Arte, Design, Ciências Sociais, Humanidades, entre muitos outros. A abordagem do sistema de ensino inglês dá ao estudante a liberdade para escolher exatamente o que quer estudar e a ampla variedade de cursos de graduação oferece enorme flexibilidade.

Que tal falarmos das menos conhecidas Bristol e Brighton?
Bristol é a sexta cidade mais populosa da Inglaterra, com aproximadamente meio milhão de habitantes. A cidade é conhecida como a Cidade da Ciência graças às suas duas prestigiadas universidades, a Universidade de Bristol e a Universidade do Oeste da Inglaterra, que, entre diversos projetos em parceria, possuem em comum o Laboratório Robótico de Bristol, o maior do Reino Unido. A cidade fica a menos de duas horas de Londres, e a 10 minutos de trem da charmosa Bath.

Com cerca de 160 mil habitantes, Brighton atrai muito estudantes por estar localizada na costa da Inglaterra. É o destino perfeito para se fazer um curso de inglês e curtir o balneário, que oferece um ambiente fascinante e um moderno estilo de vida. Além disso, a cidade possui sedes de grandes empresas europeias, e assim o estudante pode se beneficiar do turismo e da indústria de negócios em expansão. A cerca de uma hora de Londres, a cidade é multicultural, pois acolhe estudantes de diversos países, artistas boêmios e uma crescente comunidade de surfistas.

Fazer um intercâmbio de inglês em uma destas cidades pode ser uma ótima oportunidade para melhorar sua fluência e ainda desfrutar do peculiar e secular estilo de vida do interior britânico.


Associadas:


Novidades Relacionadas

Confira aqui as últimas notícias do universo Belta Online.

LAL Schools – Torbay UK

Já pensou em estudar na Inglaterra mas está assustado com a libra? Que tal uma cidade Inglesa...

Confira!

Reino Unido

Um combo 4x1 europeu: o Reino Unido é formado pela Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País...

Confira!

Como escolher a melhor escola para o intercâmbio dos sonhos

Por Danielle Silveira  Fazer um intercâmbio é o sonho de muitos brasileiros que desejam...

Confira!

Intercâmbio universitário atrai mais brasileiros

Graduação e pós nos Estados Unidos e na Europa despertam interesse crescente em estudantes do...

Confira!

Cinco brasileiros falam sobre experiências no intercâmbio; veja destinos em alta

EDUARDO MOURA SÃO PAULO Popularizado no século 20, sobretudo no pós-guerra na Europa, o...

Confira!

Mais de 8 mil estudantes do Paraná fizeram intercâmbio

Mais de oito mil e oitocentos estudantes do Paraná fizeram intercâmbio para fora do país no ano...

Confira!

Kaplan International

Estudar na Kaplan é garantia de desfrutar de uma educação de alta qualidade, com professores...

Confira!

Viagens de idosos para intercâmbio internacional aumentam até 36% em agências da região de Campinas

G1 consultou seis das maiores agências da região, segundo a Belta - associação que reúne as...

Confira!

Cuiabá recebe a 3ª edição da maior feira de educação internacional de Mato Grosso

Em evento gratuito, participantes terão contato direto com as maiores instituições do mundo de...

Confira!

6ª edição da Feira de Intercâmbio da Via Mundo em São Luis, acontece no dia 03 de março

Para os interessados em intercâmbio nas regiões do Norte e Nordeste do país, acontecerá a 6ª...

Confira!
X