Belta

GRÉCIA

Tarefa difícil é ir à Grécia e ficar sem se apaixonar pelo país. Considerada o berço da cultura ocidental a Grécia é também conhecida como um dos destinos mais fascinantes do mundo. Reúne ruínas milenares, templos em homenagem a deuses mitológicos, ilhas paradisíacas e ainda cidades históricas e ao mesmo tempo modernas como Esparta e Atenas, essa última uma metrópole tipicamente europeia onde construções antigas se misturam a prédios contemporâneos. Lá, o viajante aproveita a noite por bares e restaurantes que ficarão na memória.

Informações importantes

  • Moeda

    EURO

  • Temperatura

    5ºC A 15 ºC NO INVERNO E DE 20ºC A 40ºC NO VERÃO

  • Embaixada do Brasil

    (+30) 210-7213039

  • Embaixada em Brasília

    (61) 3443-6573

  • Site Oficial

    https://www.mfa.gr/missionsabroad/br/brazil-br/about-us

  • Consulado em São Paulo

    (11) 3283-1231

Raio-X

Nome Oficial: República Helênica
Capital: Atenas
Área: 131.957 km² (equivalente ao estado do Amapá)
População: 10,7 milhões
Principais cidades: Atenas, Ilha de Santorini, Ilha de Mykonos, Ilha de Creta

Um pouco mais sobre o país:

Por ter tantos atrativos, mais de 16 milhões de turistas visitam anualmente o país, e esse número tende a aumentar já que a qualidade de ensino das instituições gregas se tornou um diferencial para quem procura ir mais do que viagens turísticas.

Essa qualidade foi medida no ranking de educação do “Relatório de Capital Humano 2013″, estudo feito pelo Fórum Econômico Mundial (WEF – World Economic Forum, em inglês) em que foram analisados 51 indicadores nas áreas de saúde, educação, bem-estar, emprego/força de trabalho, ambiente e estrutura, entre 122 países. A Grécia apareceu como o 47º país com a melhor qualidade da educação, ficou bem à frente de Chile (49º) e Brasil (88º).

Quando o assunto é valorização do corpo docente e organização do sistema de ensino, a Grécia dispara e fica em 2º lugar no “Índice Global de Status de Professores 2013”, estudo feito pela fundação internacional Varkey GEMS, sediada em Londres. Os professores gregos só não são mais valorizados que os chineses, que ficaram em 1º lugar. Já o Brasil ficou na 20º, na frente apenas de Israel, que ficou em 21º.

Com isso, quem estiver pensando em estudar fora, e pode ser desde línguas (inglesa ou grega) até artes plásticas, teatro, fotografia, arqueologia, filosofia ou história da arte, já pode colocar a Grécia no mapa. Para quem preferir ir além e iniciar a graduação, também vale incluir a Grécia na rota de destinos já que o país oferece excelentes institutos de ensino superior, 18 universidades e mais de 100 cursos de mestrado, sendo que muitos são dados em inglês.

E os centros de ensino estão espalhados pelas principais ilhas do país. A Grécia tem 227 ilhas habitadas (são cerca de seis mil ilhas ao todo) e as principais ilhas recebem estudantes estrangeiros, como Creta, Mykonos, Rodes, Atenas e a região grega da Macedônia na parte noroeste do país.

Todas as ilhas são consideradas fascinantes, e algumas, inclusive, foram eleitas as mais belas da Europa. Em 2013, a revista britânica Travel & Leisure escolheu Santorini como a mais romântica do mundo. Já os internautas do TripAdvisor, website que reúne comentários e avaliações de hotéis, destinos, restaurantes e atrações turísticas ao redor do mundo, colocaram a ilha Naxos em sexto lugar no ranking das melhores ilhas do mundo em 2014.

Uma maneira prazerosa de viajar pelas ilhas e ver paisagens incomparáveis como as casinhas brancas com detalhes em azul erguidas sobre as montanhas vulcânicas de Santorini é através de cruzeiros marítimos. De Piraeus (Atenas), por exemplo, dá para ir para Mykonos, Santorini, Patmos, Rodes e Creta, os trechos duram em média de três horas a dois dias. É uma experiência única.

Curiosidades

  • A Grécia é o país que contabiliza o maior período de iluminação solar na Europa e um dos mais ensolarados do mundo
  • A Grécia é o terceiro maior produtor de azeitonas
  • 80% da Grécia é composta de montanhas

Prato Típico

Moussaka: um dos pratos nacionais da Grécia, são camadas de carne moída de cordeiro alternadas com camadas de berinjela. Por cima, uma generosa cobertura de molho béchamel.

Imperdível!

O famoso combo branco e azul é um símbolo da arquitetura grega. Chamaram azul de kyanos, que deu origem às palavras ciano e cianeto. Acredita-se que a cor é capaz de proteger a propriedade do mau olhado e afastar o mal de toda a Grécia.

Galeria